Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2012

Falta de orientação.




Infelizmente a falta de orientação de um projeto escolar acaba deixando o docente sem definição nos objetivos propostos fazendo com que o mesmo encontre condições adversas da proposta da escola.
Temos nos deparados com muitas mudanças e os profissionais das escolas precisam estar preparados para passar com segurança e conhecimento ao seu discente. Para que possam ter condições de interpretar novas situações de autonomia, responsabilidade, direitos, deveres e convívio solidário, aprimorando a capacidade de comunicar-se e tomar decisões, preparando-o para o mercado de trabalho. Mas, isso só ocorrerá se todos os docentes estiverem o respaldo necessário e as orientações cabíveis para tais mudanças.  Sem diálogo, orientação e paciência fica difícil concluir com perfeição os objetivos.
E enquanto isso  nós ficamos assim!
                                              

Portanto, refletir sobre formação dos docentes, implica fazer uma revisão da compreensão da prática pedagógica. Contudo, também faz necessário refletir sobre a união entre a teoria a e prática, compreendendo assim a trajetória profissional, vivenciada no contexto da sala de aula, pois a  experiência do docente é muito importante no processo ensino aprendizagem do discente refletindo assim no seu desenvolvimento pessoal e  profissional. Como diz Gauthier “... é essencial a revelação e a validação dos saberes da experiência docente a fim de que esses saberes não permaneçam circunscritos às práticas individuais dos (as) professores (as).”




Enquanto não acontece a mudança ainda nós deparamos com alunos escrevendo conforme a imagem do quadro acima. De acordo  Pinto " o processo educativo implica num esforço e numa renovação permanente de si mesmo,porque o educador tem que se educar através de cada educando. Assim o educador consciente de sua ação pedagógica deve procurar educar-se educando,  e aprender  ensinando"
Devemos ser um profissional pesquisador, reconstrutor do conhecimento de forma criativa.


                                                        livro, professor, pilha, LIVROS

         Além do que devemos ser valorizados para que possamos ser profissionais completos e feliz.

                                    Frases e imagens bonitas


GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. IJuí: Ed. UNIJUÍ, 1998 – p.188
recado.info/recados/frases-e-imagens-bonitas

Pinto, Luiz Fernando. - Aluno - Problema ou Professor Problema?  
Revista da Faeeba, Salvador, nº 05  p.17 - 1996.


Obrigada pela visita!
Fique na Paz!
Que Deus nos ilumine nos nossos estudos!

Beijos,....

Maria do Carmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário