Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CONTINUANDO COM,...


 VYGOTSKY - Aprendizado e Desenvolvimento, Um Processo Sócio - Histórico - Marta Kohl de Oliveira.



Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento, Um Processo Sócio-histórico - Marta Kohl de Oliveira (8526276883)



      Os sistemas simbólicos e o processo de internalização

 Através do uso de instrumentos os sistemas sofre duas mudanças qualitativas e fundamentais, bom, de um lado a utilização de marcas externas que vai se transformando em processos internos de mediação; sendo assim esse mecanismo é chamado, de processo de internalização; por outro lado, são desenvolvidos os sistemas simbólicos, que irá organizar os signos em estruturas complexas e articuladas. 
Nesse processo de desenvolvimento, o indivíduo deixa de necessitar das marcas externas e passa assim a  utilizar-se de signos internos, ou seja, representações mentais que irá substituir os objetos do mundo real.
Os processos que caracterizam o funcionamento psicológico do ser humano e as representações mentais da realidade exterior, na verdade são os principais mediadores que será considerado na relação entre homem X mundo.
Esses sistemas de representações é a realidade e o sistema simbólico é a linguagem de todos os seres humanos. 
O grupo cultural é onde o indivíduo se desenvolve e também irá  lhe fornecer formas de perceber e organizar o real, onde vão constituir os instrumentos psicológicos, os que fazem a mediação entre o indivíduo e o mundo. 
O autor enfatiza ainda que, a vida do ser humano, está cheia  de significações e que a influência do mundo social ocorrerá por meio de processos em diversos níveis.
Sendo assim, a interação dos indivíduos possibilitará na interiorização das formas culturalmente estabelecidas do funcionamento psicológico. Portanto, o intercâmbio social irá fornecer a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do individuo.
É necessário um aprofundamento maior para se entender a origem das funções psicológicas superiores, sendo assim, é melhor refletir mais sobre as relações sociais entre os indivíduos, observando  que o fundamento do funcionamento psicológico tipicamente do ser humano é social e, por isso, torna-se  histórico.







Agradeço a  Deus, por mais este momento que pude estar aqui compartilhando com vocês e também por todas as coisas boas da minha vida entre elas: minha saúde, minha família e meus amigos.
 A nossa Felicidade devemos ao Pai !


religiosa - Recados e Imagens (2528)

Obrigada pela visita, volte sempre!

Beijos,...

Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário