Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA

                             

"Nenhuma criança chega à escola ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem e escutam ou por ter lápis e papel à disposição, e sim porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece."           ( Emília Ferreiro ).



 NÍVEL 4 - SILÁBICO  -  ALFABÉTICO

        
desenho de Criança saltando em uma poça com dois amigos assistindo para colorir

CARACTERÍSTICAS:

O período silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios em via de ser abandonados ( hipótese silábica) e os esquemas futuros em vias de ser construídos.
A criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade, mas que ela é, por sua vez, composta de elementos menores.
A criança enfrentará então novos problemas:



QUANTITATIVO:  - não basta uma letra por sílaba, mas também não se pode estabelecer nenhuma regularidade, duplicando a quantidade de letras por sílabas, já que há sílabas com uma, duas, três ou mais letras.

QUALITATIVO: - enfrentará os problemas ortográficos .............} a identidade do som não garante a identidade das letras, nem a identidade de letras, a de som.
( mesmo som ............} várias letras)  Exemplos:  xícara, chinelo, selo cedo.
Ao descobrir que o esquema de uma letra pro sílaba não funciona, a criança procura acrescentar letras à escrita da fase anterior.
Começa então a grafar algumas sílabas completas, e outras incompletas ( ainda representadas por uma letra só). Geralmente, as sílabas completas são a 1ª ou a última da palavra. ( Mescla de duas concepções - silábicas e silábica-alfabética.
Essa fase pode caracterizar a omissão de letras pela criança, mas na verdade a criança está acrescentado letras à sua escrita da fase anterior ( silábica).
Trata-se de uma progressão e não retrocesso. Nessa fase, é muito importante o trabalho com letras e
 silábicas móveis nos jogos e atividades.

EXEMPLO:






A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal.( Emília Ferreiro )



FICO MUITO FELIZ COM A SUA VISITA, VOLTE SEMPRE!!!
BEIJOS,......

 MARIA DO CARMO. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário