Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA




NÍVEL  2  -  PRÉ - SILÁBICO 2 



CARACTERÍSTICAS:


 É uma fase  sub-fase do nível 1, porém mais evoluída. A criança, à vista de materiais gráficos, descobre que coisas diferentes têm nomes diferentes. Assim, ela imprime diferenças nas grafias das palavras, às vezes mudando apenas a ordem das letras.Diferenciação qualitativa inter relacional.    
Se o escrito tem o tempo todo as mesmas letras, não pode ser lido ou interpretado.



Exemplos: 




As crianças dedicam um grande esforço intelectual na construção de formas de diferenciação entre as escritas.
- Palavras formadas por menos de três sinais ou letras não servem para ler; por isso escrevem com menos de três letras ou sinais - Hipótese Qualitativa ...............} toda escrita tem que ter no mínimo três letras para que " diga algo".
As crianças exploram então critérios que lhes permitem variações sobre o eixo qualitativo..........} variar a posição das mesmas sem modificar a quantidade.

Nesses dois primeiros períodos, o escrito não está regulado por diferenças ou semelhanças entre os significantes sonoros.

Observação: para a criança chegar ao pré-silábico 2, é muito importante o contato com as letras convencionais a partir do próprio nome e do alfabeto móvel, senão ela ficará por muito tempo nos níveis anteriores.

Nessa fase também trabalha-se com textos orais e escritos, frases palavras: escrita espontânea dentre outras atividades.







BEIJOS,.....

MARIA DO CARMO.



FONTE:

O REAL DO CONSTRUTIVISMO - VOL.1 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

EDITORA FAPI  LTDA - BELO HORIZONTE - MG. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário