Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA



NÍVEL 3 - SILÁBICO





                                                       CARACTERÍSTICAS:

É a atenção da criança às atividades sonoras do significante que marca neste período a fonetização da escrita ( descoberta dos sons da fala ), que se inicia com um período silábico e culmina no período alfabético).
 A criança chega à hipótese de que a escrita representa a fala.
É o momento em que a criança faz a correspondência da escrita com a fala, sendo a fase mais importante da alfabetização.
A criança começa por descobrir que as partes da escrita ( sua letras ) podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita ( suas sílabas ).
A criança formula a hipótese de que cada letra ou sinal vale por uma sílaba. Num primeiro momento, as grafias são diferenciadas sem que as letras tenham seu valor sonoro convencional.

EXEMPLOS:





:


Num grau de evolução maior, as crianças empregam nas suas grafias vogais e até consoantes tendo já o seu valor convencional. ( Empregam vogais ou consoantes das sílabas das palavras que querem escrever).

EXEMPLOS:


                                       

Essa hipótese silábica é importante, por duas razões:
1º - Permite obter um critério geral para regular as variações na quantidade das letras que devem ser escritas.
2º - Centra a atenção da criança nas variações sonoras entre as palavras.


CONTRADIÇÕES...................}   - Monossílabo deveria ser escrito com uma única letra, mas assim o                                                                escrito não poderia ser lido.
CONFLITOS
PRESENTES NAS
CRIANÇAS                                                       Como escrever pé, mar, sol?
                                                     
                                                        - As escritas dos adultos possuem mais letras do que a hipótese                                                                    silábica permite.

EXEMPLOS:    
         


OBSERVAÇÃO: Nível silábico não significa capacidade da criança para compreender e assimilar sílabas. Ela percebe sílabas ( pedacinhos da palavra) no roal e não na escrita.
Cabe ressaltar aqui que o trabalho com famílias silábicas ( cartilha) nessa fase é inócuo e improdutivo.
A criança, mesmo treinando as famílias incansavelmente, não as emprega na sua escrita silábica.

       

                                              


 Bons estudos!
                                                      Obrigada pela visita, volte sempre!
                             Beijos,.....
                                             Maria do Carmo.




Fonte: 

O REAL DO CONSTRUTIVISMO - VOL.1 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

EDITORA FAPI  LTDA - BELO HORIZONTE - MG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário