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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PSICOPEDAGOGIA

       Boa Tarde Pessoal!
Pensando na volta as aulas resolvi estar compartilhando com vocês alguns conteúdos da Monografia.
Espero que gostem e seja muito útil no seu dia-a-dia! 




                                                              Maria do Carmo Silva
 

                        Brincando e Aprendendo com o Psicopedagogo


.    Monografia do Curso de Pós – Graduação       em  Psicopedagogia Clínica e Institucional da  Faculdade UNIVEL, sob orientação do professor Marcos Costa
 
                                                                   Resumo


 Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do brincar e aprendendo com o psicopedagogo. Onde constará com uma breve história da Psicopedagogia, dando seqüência a importância do psicopedagogo na escola e suas contribuições.  Apresentarei que brincando também se aprende e desenvolve o raciocínio lógico, leitura, escrita e a autoestima, levando à criança a construção de sua autonomia. E como ilustração trará o relato de experiência de Carlos, onde a reprovação e a exclusão falavam mais alto na escola.

     










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Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer...
é a esperança
do que poderíamos ser...
é a inocência
que deveríamos ter...

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!

Você é como um raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser.

  (Autor Desconhecido)

        Introdução


         O objetivo deste trabalho é contribuir para que pais, professores e a outros que se interessarem, tenha um olhar diferenciado sobre a forma de brincar na aprendizagem. Através do brincar a criança aprende de forma mais prazerosa sem ficar fugindo de sua realidade.  O brincar para muitos ainda é perda de tempo, com isso os pais e professores dão preferência pelas atividades tradicionais, desrespeitando o estágio da criança e tratando-as como pequenos universitários.
Conforme Seber “... independente de época, raça, cultura, classe social, enfim, de tudo o que se queira considerar, o fato é que todas as crianças brincam e gostam muito de fazê-lo” (p. 53).
Através das brincadeiras levará a criança à aprendizagem de forma mais harmoniosa, contudo este por sua vez irá tornar-se futuro um cidadão mais crítico, consciente e responsável dos seus atos, pois através das brincadeiras desde pequeno este já aprendeu a lidar com regras, limites e respeito mútuo.
Pressupondo-se assim que no futuro este não se torne um adolescente sem regras e sem limites como muitas vezes nos deparamos.
Sendo assim o objetivo deste trabalho é poder contribuir com experiências que deram certo através das respectivas metodologias.    
Conforme Philippe, “... dizem que nada se fazem sem desejo, mas que o desejo é uma questão de personalidade e não deve ser manipulada, a tarefa do educador é a de aguardar a emergência do desejo, para então colocar a seu serviço” (p. 88).
Diante do que Philippe nos ressalta podemos perceber que apenas ensinamos apoiado no sujeito, onde as atividades deverão ser elaboradas sempre levando em consideração o estágio em que a criança encontra-se e seus conhecimentos anteriores, para que haja a integração de novos dados em sua estrutura cognitiva. 



 

  Metodologia


Conforme Nicolau, o brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que ela envolve efetivamente, convive socialmente e opera mentalmente; tudo isto de uma maneira envolvente, em que a criança despende energia, imagina, constrói normas e cria alternativas para resolver os imprevistos que surgem no ato de brincar (1990, p. 77).

Assim, através desse trabalho estarei apresentando a importância do brincar, onde podemos perceber a capacidade que a criança tem de representar suas experiências vividas, possibilitando maior experiência para um melhor desenvolvimento na aprendizagem.

Por terem condições de usar tais mecanismos onde possam criar e recriar, para conduzir a ação educativa, através dessa metodologia às crianças terá oportunidade de trabalhar em grupo para a realização de novas brincadeiras, jogos, onde na execução dos mesmos estará presente: regras, limites, direitos, deveres, respeito entre outros atributos.

 Conforme Nicolau, “o pensamento mágico da criança traz recursos inesgotáveis para que se exercite sua imaginação e fantasia, passando o sonho e a realidade, muitas vezes, a se confundirem, o que reforçaria sua espontaneidade criadora” (1990, p. 131).

Basta que o professor faça uso desses recursos inesgotáveis que a criança já traz, com isso irá cada vez mais desenvolver suas habilidades e criatividade para conduzir e orientá-las no seu dia-a-dia.

Sendo necessário observar o estágio no qual se encontra, portanto o professor deverá cada vez mais valorizar, estimular e incentivar as crianças através de suas experiências anteriores, onde irá fazer a diferença na leitura e na escrita.  

Levando em consideração que a linguagem oral está presente na escrita, por isso torna-se essencial a existência de vários tipos de brincadeiras e jogos, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual, moral, psicomotor, afetivo e emocional da criança.

É exatamente isso o que pretende apresentar mediante aos exemplos:
·         brincadeiras de roda;
·         jogo do bingo;
·         dominó de frase;
·         teatro;
·         músicas;
·         brincadeiras de faz-de-conta; entre outras.
Os referidos jogos poderão ser confeccionados junto com o grupo, onde os mesmos terão possibilidade, espaço e condições de se expressar, não só suas capacidades teóricas como também habilidades, sentimentos e anseios.
Contudo vale ressaltar que, as instituições escolares maximizem o potencial de seus alunos levando em consideração as brincadeiras onde irá desenvolver e favorecer oportunidades em estar apresentando seus inúmeros conhecimentos contribuindo para que haja o desenvolvimento lógico.
Onde haverá mais reflexão das crianças sobre algo controlando assim suas ações, sendo favorável para o crescimento do grupo em geral.
Sendo assim citarei apenas um modelo para a confecção do jogo móvel, onde depois poderá através de seus conhecimentos e exemplos acima desenvolver muitos outros, sendo assim necessitará de:
·         Cartolina;
·         Tesoura sem ponta;
·         Lápis preto;
·         Régua;
·         Revista ou jornais
·         Cola;
·         Canetinha ou lápis de cor.

Após todo o material em mão é hora de executar um belo alfabeto junto com o grupo.
Sugiro que divida a classe em grupo e sob a orientação do professor combine para que cada grupo execute um modelo diferente, onde poderão ser de palavras, frases ou animais.

Quando a criança constrói seu conhecimento a partir de suas brincadeiras e leva a realidade para o seu mundo da fantasia, ela transforma suas incertezas em algo que proporciona segurança e prazer, pois vai construindo seu conhecimento sem limitações.” 
(Sanny S. da Rosa)


  


                           
 



“Os postulados de Vygotsky parecem apontar para a necessidade de criação de uma escola bem diferente da que conhecemos. Uma escola em que as pessoas possam dialogar; duvidar; discutir; questionar e compartilhar saberes. Onde há espaço para transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade. Uma escola em que professores e alunos tenham, autonomia, possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimentos e ter acesso a novas informações. Uma escola em que o conhecimento já sistematizado não é tratado de forma dogmática e esvaziado de significado.”
Kishimoto, 2002.



Bom pessoal, espero que estejam gostando do conteúdo, logo irei estar postando mais conteúdo da Psicopedagogia, como devem perceber estou colocando apenas alguns itens da monografia e também não está dentro da norma porém, quem tiver alguma dúvida estou a disposição.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)


Muito obrigada pela visita;
Bons estudos!!! 
Beijos,....
Maria do Carmo. 
                                                                                   

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