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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Breve História da Psicopedagogia

 De acordo com Visca: 


A Psicopedagogia nasceu como ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e psicologia. Com o decorrer do tempo, o que inicialmente foi uma ação subsidiaria dessas disciplinas, perfilou-se com um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios (VISCA, 1987, p. 7).



                




No Brasil a Psicopedagogia surgiu por volta da década de 60, para tentar auxiliar o grande número de crianças que apresentava fracassos escolares, com o intuito de avaliar, observar, investigar, qual realmente a necessidade das crianças e seus anseios frente à escola ou mesmo a família.
            Conforme Bossa, “A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem...” (Bossa, 2000, p. 23).
Sendo a escola responsável por grande parte da formação de cidadãos, o psicopedagogo junto às instituições tem caráter de prevenir, ou seja, procurar sempre que possível criar habilidades e competências para a solução de eventuais problemas.
No âmbito do trabalho preventivo cabe ao psicopedagogo auxiliar o grupo pedagógico e esclarecer as áreas que refletem na aprendizagem escolar tais como: linguagem, cognitivo, afetivo, emocional, motor para que juntos organize atividades dando oportunidade de aprendizagem a todos de forma integral observando sempre o nível no qual o aluno encontra-se.
Já o trabalho clínico tem por finalidade não apenas buscar compreender o porquê da criança estar apresentando tal dificuldade de aprendizagem, mas o que caracteriza essa dificuldade? O que pode aprender? E como aprende?
Conforme Weiss (2003) “O objetivo básico do diagnóstico psicopedagógico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do sujeito que impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social” (2003, p. 32).
Partindo então do diagnóstico, onde nesse momento se faz a leitura da realidade da criança para que se possa proceder com a intervenção e se possa proceder com o encaminhamento caso acha necessidade.
De acordo que verifiquei neste trabalho onde nos é apresentado que a Psicopedagogia é:
 “É uma nova área de conhecimento, que traz em si as origens e contradições de uma atuação interdisciplinar, necessitando de muita reflexão teórica e pesquisa” (Bossa, op.cit, p.13).
A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, o que adveio de uma demanda – o problema de aprendizagem, colocando num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia e evolui devido a existência de recursos, para atender esta demanda, constituindo-se assim, numa prática. Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem. Portanto vemos que a Psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como esta aprendizagem varia evolutivamente está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Este objeto de estudo, que é um sujeito a ser estudado por outro sujeito, adquire características específicas a depender do trabalho clínico ou preventivo (Idem, p. 21).
Sendo assim a Psicopedagogia veio para melhor comprometida na transformação da realidade escolar, possibilitando a análise reflexiva junto ao grupo pedagógico, com a intenção de superar os obstáculos que se interpõem, sendo colaboradora na transformação e no progresso da humanidade.


                 


               A Importância do Psicopedagogo na Escola


Qualquer escola precisa ser organizada sempre em função da melhor possibilidade de ensino e ser permanentemente questionada para que seus próprios conflitos não resolvidos, não apareçam nas salas de aula sob a forma de distorções do próprio ensino. Nessas situações fica o aluno (o aprendente) como depositário desses conflitos e conseqüentemente, apresenta perturbações em seu processo de aprendizagem (BLEGER, 1960, apud WEISS, 2004, p.19).

Faz necessário um trabalho preventivo do psicopedagogo escolar onde esse irá assumir o papel de mediador criando competência e habilidade educativa de forma geral, com a preocupação em ampliar espaços de escritas não somente com a equipe escolar como também com a família.
Embora seja pouco valorizado o psicopedagogo tem um papel fundamental na escola, onde através da prevenção e de capacitações irá reconhecer e valorizar o professor e o aluno indo além dos muros, resgatando a cidadania prevalecendo sempre o respeito e a ética. Conforme Beauclair “... a psicopedagogia amplia referenciais e se propõe a interrogar, pesquisar, e propor alternativas   para tal, buscando nos aspectos sociais, familiares , cognitivos, intelectuais, emocionais,...! (www.profjoãobeauclair.net  -  08:00   -  27/05/2008)
Através das brincadeiras e diferentes métodos, o psicopedagogo irá fazer a intervenção, com o objetivo de sempre poder contribuir na solução das dificuldades. 
Faz-se necessário estimular as crianças para que façam uso de sua imaginação podendo: dialogar, criar, inventar, etc., para que através de diversas descobertas concretas, venham a desenvolver a sua auto-estima e o senso crítico, tornando as mais confiantes no seu dia-a-dia.
Sendo de suma importância o psicopedagogo na escola, onde este irá contribuir para o melhor desenvolvimento e desempenho de todos e compreender como ensinar supõe seu significado e a extensão de sua organização, de seu desenvolvimento e de sua avaliação. Em outras palavras, supõem compreender que a escola, para cumprir a sua função pedagógica explicita de transmitir um saber científico sobre o mundo que organiza, desenvolve e avalia o ensino por meio de ações implícitas que são estabelecidas entre os elementos envolvidos ao principal foco o sujeito. Sujeito que pensa, sente, inquieta-se e deseja, na busca constante de novos saberes.
 Onde através de trocas de experiências favorecerá a interação e se precisar fornecerá orientações metodológicas verificando sempre a necessidade do grupo.
Por tanto a ação do psicopedagogo deverá sempre ser em conjunto, onde deverá respeitar a singularidade de cada um e lidar com as possíveis resistências.Sendo assim, jamais a ação do psicopedagogo poderá ser isolada, pois este não é o dono do saber e o maior objetivo da psicopedagogia é poder: somar, multiplicar e dividir os conhecimentos para ampliar a produção onde irá envolver as competências, cognitivas, transformando não só a escola como também a família.


                 


                                 
A criança é um ser em desenvolvimento e assim como ela necessita do alimento para a sua sobrevivência, assim também, ela necessita ser respeitada, necessita de muito diálogo, amor, carinho, limites, regras e disciplina.                                                                        ( Maria do Carmo) 

 Eu te amo, ó Senhor, força minha. 
 O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. ( Salmo: 18-1,2 )






 Estou  Muito Feliz e agradeço ao Senhor!
Agradeço também a todos pelas visitas e pelos comentários!
Bons Estudos!!!
Fiquem na PAZ!!!
Beijos,...
Maria do Carmo.     

                            
                                    


         


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