Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Texto Jornalístico

Capa da edição de 10 de abril do jornal Gazeta do Povo



Série: 4º Ano

Duração: 05 Aulas

Material: Diferentes tipos de jornais, sulfite, papel pardo.


Objetivos: 
-   Conhecer a organização dos jornais; 
- Saber diferenciar as reportagens identificando os principais gêneros literários que aparecem nos jornais exemplo: editorial, notícias e reportagens;
-   Localizar as principais informações. 

Desenvolvimento:


O texto jornalístico apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na variedade padrão da língua. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertam  o interesse do leitor. 

Sabendo que o jornal é um portador de diferentes gêneros literários como: textos opinativos, editorial, cartas dos leitores, críticas, notícias, reportagens, dicas culturais, classificados, entre outros. Sendo assim foi por isso que foi escolhido o jornal para trabalhar com os alunos do quarto ano.

Então foi distribuído diferentes jornais aos alunos para que estivessem observando, nome do jornal, data, tipos de assunto,  a escrita das notícia, título, subtítulo etc.
Através do conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais, foi sugerido que cada os alunos produzissem um jornal. Respondendo as questões: Quem? Onde? Por quê? Como? Foi surgindo vários assuntos nos quais se interessarão como: Eleições, futebol ( time que venceu o jogo na final do campeonato) acidentes, classificados, etc.
As dúvidas foram  sendo esclarecidas no decorrer do trabalho e ao concluirmos o trabalho em sala foi realizado uma exposição na escola.

Avaliação: 

Foi avaliado o desempenho dos alunos onde puderam: 
- Identificar os diferentes textos publicados nos jornais.
- Reconhecer características estudadas nas reportagens. 
- Identificar as ideias centrais das reportagens. 


Observação: O trabalho foi realizado com os alunos em grupos de quatro.








Fonte:

gazetadopovo.com.br

infoescola.com

revistaescola.abril.com.br

slideshare.net/rsn/textos-jornalisticos.




Foi um prazer estar dividindo com vocês essa nova experiência. 



Obrigada, pela visita volte sempre!


Beijos,....


Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário