Pesquisar este blog

domingo, 12 de julho de 2015

VOCÊ SABE O QUE É DISLEXIA?



Resultado de imagem para imagens crianças dislexica estudando


Segundo O Dicionário Informal Nos Apresenta Que:

1. Dislexia É Uma Dificuldade Primária Do Aprendizado Abrangendo: Leitura, Escrita, E Soletração Ou Uma Combinação De Duas Ou Três Destas Dificuldades. Caracteriza-Se Por Alterações Quantitativas E Qualitativas, Total Ou Parcialmente Irreversíveis. É O Distúrbio (Ou Transtorno) Do Aprendizado Mais Frequentemente Identificado Na Sala De Aula. Está Relacionado, Diretamente, À Reprovação Escolar, Sendo Causa De 15 % Das Reprovações. Em Nosso Meio, Entre Alunos Das Séries Iniciais (Escolas Regulares) Têm Sido Identificados Problemas Em Cerca De 8 %. Estima-Se Que A Dislexia Atinja 10 A 15 % Da População Mundial.

Sinais Indicadores De Dislexia:

A Dificuldade De Ler, Escrever E Soletrar Mostra-Se Por Dificuldades Diferentes Em Cada Faixa Etária E Acadêmica.

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?



Resultado de imagem para imagens crianças estudando

OLIVEIRA (2002) REFLETE SOBRE A AVALIAÇÃO INFANTIL QUANDO DIZ QUE ESTA “[...] IMPLICA DETECTAR MUDANÇAS EM COMPETÊNCIAS DAS CRIANÇAS QUE POSSAM SER ATRIBUÍDAS TANTO AO TRABALHO NA CRECHE E PRÉ ESCOLA QUANTO À ARTICULAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES COM O COTIDIANO ESCOLAR [...]” 
(P.255).


Resultado de imagem para imagens crianças estudando


NO PARECER 20 (BRASIL, 2009) DESCREVE QUE A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A PARTIR DE UMA ÓTICA QUE GARANTA OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, AVALIANDO O PROCESSO DE CONQUISTAS DESTAS E O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS DOCENTES. A RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009, QUE FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFINE: ART. 10. AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVEM CRIAR PROCEDIMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, SEM OBJETIVO DE SELEÇÃO, PROMOÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO, GARANTINDO:
 I - A OBSERVAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA DAS ATIVIDADES, DAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO;
 II - UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLOS REGISTROS REALIZADOS POR ADULTOS E CRIANÇAS (RELATÓRIOS, FOTOGRAFIAS, DESENHOS, ÁLBUNS ETC.); 
III - A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ADEQUADAS AOS DIFERENTES MOMENTOS DE TRANSIÇÃO VIVIDOS PELA CRIANÇA (TRANSIÇÃO CASA/INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSIÇÕES NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO, TRANSIÇÃO CRECHE/PRÉ-ESCOLA E TRANSIÇÃO PRÉ-ESCOLA/ENSINO FUNDAMENTAL);
 IV - DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE PERMITA ÀS FAMÍLIAS CONHECER O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO JUNTO ÀS CRIANÇAS E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL;
 V - A NÃO RETENÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
SENDO ASSIM É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO VIGENTE APRESENTA A AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, EXPLICITADA NO ART. 31 DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB: “NA EDUCAÇÃO INFANTIL A AVALIAÇÃO FAR-SE-Á MEDIANTE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DO SEU DESENVOLVIMENTO, SEM O OBJETIVO DE PROMOÇÃO, MESMO PARA O ACESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL” (BRASIL, 1996).

SENDO ASSIM ENTÃO VAMOS PARA A AVALIAÇÃO!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



NESTA ÉPOCA SEI QUE COMEÇAM AS DÚVIDAS A RESPEITO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTÃO NO INTUITO EM ESTAR TROCANDO EXPERIÊNCIAS DEIXO UM MODELO ONDE, SE PREFERIREM PODEM VISITAR OS TRABALHOS NO BLOG QUE TEM OUTROS MODELOS. 

"Didonet (2006) afirma que o modelo de avaliação escolhido deve estar estreitamente articulado com os objetivos que se quer alcançar, ou seja, a coerência entre avaliação e finalidades da educação infantil é imprescindível."

SENDO ASSIM, PARA AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PROFESSOR DEVE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, NÃO PODERÁ SER REALIZADA COM O OBJETIVO DE MEDIR CONHECIMENTOS, MAS DEVERÁ SER COMO PONTO DE PARTIDA PARA AS NOVAS DESCOBERTAS, ONDE TERÁ COMO OBJETIVO O DIAGNOSTICO DO ALUNO E AO MESMO TEMPO QUANTO A NOSSA PRÁTICA.  

"A criança, assim, não é uma abstração, mas um ser produtor e produto da                                                           história e da cultura"                                                                                                                              (FARIA, 1999).




AVALIAÇÃO


NOME DA INSTITUIÇÃO

NOME SUSY  

D.N.:                        TURMA: 



NESTE SEMESTRE SUSY OBTEVE UM BOM DESEMPENHO,ENVOLVENDO-SE COM 

INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

EM SEU CONVÍVIO DIÁRIO A MESMA  É TRANQUILA, RESPEITA REGRAS E 

COMBINADOS MANTENDO UM BOM RELACIONAMENTO COM OS COLEGUINHAS, 

PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS, CONTRIBUINDO PARA A

CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE E AUTONOMIA.

terça-feira, 31 de março de 2015

quinta-feira, 26 de março de 2015

LATERALIDADE

meuip.comeuip.comeuip.coAtividade:   CIRCUÍTO




Material: Carimbo dos pés, bolas, cordas, escorregador, colchonetes, contorno do corpo.

Objetivos: Desenvolver habilidades corporais variadas.
Concentração, equilíbrio, atenção, organização, força, lateralidade.
Desenvolvimento físico e intelectual.
Noções de respeito e trabalho em equipe.

Desenvolvimento:
Roda da conversa informalmente, relembrar os nossos combinados afim de que as nossas aulas sejam cada vez mais prazerosa e dinâmica com a colaboração de todos, calendário, noção de dia da semana, numerais, contagem, amiguinhos presente e ausente, recordação aula anterior afim de realizar a sondagem sobre o conteúdo administrado se aprendeu ou tem dúvidas para sejam sandas logo no início, explicar sobre a nossa aula ou seja o circuito.
Seguindo o planejamento irei trabalhar neste dia com circuitos através do referido material, sendo assim, será realizada de forma sistemática, onde o educando será estimulado, ora a andar com um pé direito, ora com o pé esquerdo sobre as pegadas e subir no escorregador, escorregar   dar uma cambalhoto no colchonete.
As bolas serão enfileiradas após iremos estimular o educando a passar os pés por cima delas, primeiro o direito, depois do esquerdo e assim por diante.
A corda será outro obstáculo a ser ultrapassado, onde hora os educandos irão por cima ou por baixo, regulando sempre a altura.

 Resultado de imagem para brincar de obstaculosResultado de imagem para brincar de obstaculos



                                             Resultado de imagem para brincar de obstaculos




meuip.comeuip.comeuip.coAtividade:   Imitar os animais;
Parlenda: “Janela,janelinha,...”
Material: Figuras com imagens de animais.
Objetivos: Desenvolver noções de lateralidade, atenção, linguagem oral.

Desenvolvimento:

sábado, 21 de março de 2015

" EU E MEU CORPO"

                                                               Atividades:


Roda de Conversa, o que vamos fazer hoje? Dia da semana, regras, limites, quem veio hoje?  Aniversariantes do dia, vamos cantar PARABÉNS!
Trabalhar de forma progressiva explorando as partes do próprio corpo, por meio de brincadeiras, músicas, parlendas, literaturas e espelhos, pinturas, brincar de bolinha de sabão, roleta das partes do corpo.
Resultado de imagem para brincar de espelho
Objetivos:
Proporcionar momentos em que o educando irá construir a sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, danças, historinhas e nas interações socioculturais;

Reconhecer e familiarizar-se com a imagem do seu corpo e do amigo compreender os órgãos dos sentidos, auxiliar na sua independência, autoconfiança e autoestima.
 





Resultado de imagem para bolinhas de sabão
Resultado de imagem para bolinhas de sabão

Realizar pegadas com o uso de tinta guache, trabalhar com as expressões faciais e verbal   incentivando-os a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, ir ao banheiro, carinho, lazer etc.

Reconhecer de forma progressiva o próprio corpo, limites e diferentes sensações que o mesmo produz.
Identificar as pessoas com as quais convive na escola.

Literatura: “Eu me mexo” e música “Minha boneca de lata”, lego, dado pedagógico as partes do corpo, bolinha de sabão.