Segundo O Dicionário
Informal Nos Apresenta Que:
1. Dislexia É Uma Dificuldade Primária Do Aprendizado
Abrangendo: Leitura, Escrita, E Soletração Ou Uma Combinação De Duas Ou Três
Destas Dificuldades. Caracteriza-Se Por Alterações Quantitativas E
Qualitativas, Total Ou Parcialmente Irreversíveis. É O Distúrbio (Ou
Transtorno) Do Aprendizado Mais Frequentemente Identificado Na Sala De Aula.
Está Relacionado, Diretamente, À Reprovação Escolar, Sendo Causa De 15 % Das
Reprovações. Em Nosso Meio, Entre Alunos Das Séries Iniciais (Escolas
Regulares) Têm Sido Identificados Problemas Em Cerca De 8 %. Estima-Se Que A Dislexia Atinja 10 A 15 % Da
População Mundial.
Sinais Indicadores
De Dislexia:
A Dificuldade De Ler, Escrever E Soletrar Mostra-Se Por Dificuldades Diferentes
Em Cada Faixa Etária E Acadêmica.
2. Dislexia É Um Distúrbio De Linguagem Sem Causa
Defina, Que Traz Dificuldade Para Ler, Escrever E Também Soletrar.
Dislexia Não
Tem Cura, Mas Tem Tratamento, Ou Seja, Aprende´Se A Superar As Dificuldades E A
Traçar Novas Retas Cerebrais Para Entender Com Perfeição Um Texto.
Existem Alguns
Sintomas Que Variam Conforme O Grau Do Transtorno Como Verificamos No
Dicionário A Pessoa Irá Apresentar Dificuldades Para Decodificar As Letras Do Alfabeto
Sendo Assim, Consequentemente Tudo Que Estiver Relacionado A Leitura.
A Pessoa Disléxica
Não Irá Conseguir Associar O Símbolo Gráfico A Letra E Ao Som Que O Mesmo
Representa. Confundem A Noção Espacial Direita/Esquerda Ou Até Mesmo Escrevem
De Forma Invertida Onde Para A Palavra “Bolo” O Mesmo Escreve “Oblo”, E Assim
Por Diante.
Onde Também Gera Omissão
De Sílabas Ou Letras Exemplo: “Caderno” .............Cadeno, Entre Outras....
Realiza Confusão De Palavras Com Grafias Similares, Como Podemos Verificar Em
Alguns Exemplo: “P, Q, B, D, ......” Sendo Assim Irá Apresentar Pobreza De
Vocabulário, Confusão Em Relação As Tarefas Escolares, Dificuldades Em
Compreensão De Texto, Rimas, Salta Linhas No Momento Da Leitura Entre Outras....
“– Quando A
Incompreensão Na Leitura Ultrapassa A Fase De Alfabetização;
– A Leitura É
Silabada;
– Faz Adivinhações,
Por Exemplo, Entende A Palavra “Famoso” Como “Família” (Pois Esta Última É Mais
Frequente);
– Troca, Omite Ou
Inverte As Letras Durante A Leitura;
– Substituição:
“Todos” Por “Totos”;
– Omissão: “Chuva
Forte” Por “Chuva Fote”;
– Acréscimo De Letras
Ou Sílabas: “Estranho” Por “Estrainho”;
-Separação: “Está
Embaixo Da Cama” Por “Está Em Baixo Da Cama”;
Ou “Caiu Uma Chuva”
Por “Caiu Um A Chuva”;
– Junção: “A Lua Está
Entre As Nuvens” Por “Alua Está Entreas Nuvens”. “
“Diagnóstico
O Diagnóstico É Feito
Por Exclusão, Em Geral Por Equipe Multidisciplinar (Médico, Psicólogo,
Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Neurologista). Antes De Afirmar Que Uma Pessoa É
Disléxica, É Preciso Descartar A Ocorrência De Deficiências Visuais E
Auditivas, Déficit De Atenção, Escolarização Inadequada, Problemas Emocionais,
Psicológicos E Socioeconômicos Que Possam Interferir Na Aprendizagem.
É De Extrema
Importância Estabelecer O Diagnóstico Precoce Para Evitar Que Sejam Atribuídos
Aos Portadores Do Transtorno Rótulos Depreciativos, Com Reflexos Negativos
Sobre Sua Autoestima E Projeto De Vida.
Tratamento
Ainda Não Se Conhece
A Cura Para A Dislexia. O Tratamento Exige A Participação De Especialistas Em
Várias Áreas (Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia, Etc.) Para Ajudar O
Portador De Dislexia A Superar, Na Medida Do Possível, O Comprometimento No
Mecanismo Da Leitura, Da Expressão Escrita Ou Da Matemática.
Recomendações
* Algumas
Dificuldades Que As Crianças Podem Apresentar Durante A Alfabetização Só
Ocorrem Porque São Pequenas E Imaturas E Ainda Não Estão Prontas Para Iniciar O
Processo De Leitura E Escrita. Se As Dificuldades Persistirem, O Ideal É
Encaminhar A Criança Para Avaliação Por Profissionais Capacitados;
* O Diagnóstico De
Dislexia Não Significa Que A Criança Seja Menos Inteligente; Significa Apenas
Que É Portadora De Um Distúrbio Que Pode Ser Corrigido Ou Atenuado;
* O Tratamento Da
Dislexia Pressupõe Um Processo Longo Que Demanda Persistência;
* Portadores De
Dislexia Devem Dar Preferência A Escolas Preparadas Para Atender Suas
Necessidades Específicas;
* Saber Que A Pessoa
É Portadora De Dislexia E As Características Do Distúrbio É O Melhor Caminho
Para Evitar Prejuízos No Desempenho Escolar E Social E Os Rótulos Depreciativos
Que Levam À Baixa-Estima.”
Este vídeo será um suporte a mais para os nossos estudos.
Espero que tenham gostado , voltem sempre!
Beijos,...
Maria do Carmo.
Fonte:
https://www.google.com.br/search?q=imagens+crianças+dislexica
Nenhum comentário:
Postar um comentário