OLIVEIRA (2002) REFLETE SOBRE A AVALIAÇÃO INFANTIL QUANDO
DIZ QUE ESTA “[...] IMPLICA DETECTAR MUDANÇAS EM COMPETÊNCIAS DAS CRIANÇAS QUE
POSSAM SER ATRIBUÍDAS TANTO AO TRABALHO NA CRECHE E PRÉ ESCOLA QUANTO À
ARTICULAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES COM O COTIDIANO ESCOLAR [...]”
(P.255).
NO PARECER 20 (BRASIL, 2009) DESCREVE QUE A AVALIAÇÃO DEVERÁ
SER FEITA PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A PARTIR DE UMA ÓTICA QUE GARANTA
OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, AVALIANDO O PROCESSO DE CONQUISTAS DESTAS E O
TRABALHO PEDAGÓGICO DOS DOCENTES. A RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009,
QUE FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFINE:
ART. 10. AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVEM CRIAR PROCEDIMENTOS PARA
ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS
CRIANÇAS, SEM OBJETIVO DE SELEÇÃO, PROMOÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO, GARANTINDO:
I - A
OBSERVAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA DAS ATIVIDADES, DAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS
CRIANÇAS NO COTIDIANO;
II - UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLOS REGISTROS REALIZADOS POR
ADULTOS E CRIANÇAS (RELATÓRIOS, FOTOGRAFIAS, DESENHOS, ÁLBUNS ETC.);
III - A
CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
ADEQUADAS AOS DIFERENTES MOMENTOS DE TRANSIÇÃO VIVIDOS PELA CRIANÇA (TRANSIÇÃO
CASA/INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSIÇÕES NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO,
TRANSIÇÃO CRECHE/PRÉ-ESCOLA E TRANSIÇÃO PRÉ-ESCOLA/ENSINO FUNDAMENTAL);
IV -
DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE PERMITA ÀS FAMÍLIAS CONHECER O TRABALHO DA
INSTITUIÇÃO JUNTO ÀS CRIANÇAS E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL;
V - A NÃO RETENÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL.
SENDO ASSIM É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO VIGENTE
APRESENTA A AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA
APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, EXPLICITADA NO ART. 31 DA LEI DE DIRETRIZES E BASES
DA EDUCAÇÃO – LDB: “NA EDUCAÇÃO INFANTIL A AVALIAÇÃO FAR-SE-Á MEDIANTE
ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DO SEU DESENVOLVIMENTO, SEM O OBJETIVO DE PROMOÇÃO,
MESMO PARA O ACESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL” (BRASIL, 1996).
SENDO ASSIM ENTÃO VAMOS PARA A AVALIAÇÃO!
TRABALHAMOS DIVERSAS ATIVIDADES PARA QUE POSSAMOS ESTAR
CONTRIBUINDO DE FORMA EFICAZ NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA ONDE
UTILIZAMOS: CONTAGEM ORAL, FIGURAS GEOMÉTRICAS, QUEBRA-CABEÇA,...
O EDUCANDO APRESENTA NOÇÕES BÁSICA DE GRANDE/PEQUENO, LOCALIZA OBJETOS
SEGUINDO CRITÉRIO DA PROFESSORA COMO: EM CIMA, EM BAIXO, LONGE, PERTO, SABE SUA
IDADE. APRESENTA NOÇÕES DE TEMPO ASSOCIANDO COM AS ROTINAS DIÁRIAS: CAFÉ DA
MANHÃ, LANCHE DA TARDE, ENTRE OUTRAS.
CRIA DESENHOS E PINTURA LIVRE A PARTIR DE SUAS OBSERVAÇÕES. ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO QUANTO AO LIMITE DA FOLHA, MANUSEIA MASSA COM DESTREZA,
ENCONTRANDO FACILIDADE EM DAR FORMA À MESMA.
APRESENTA EQUILÍBRIO E AGILIDADE AO SENTAR, LEVANTAR, PULAR,
ROLAR, CHUTAR, UTILIZA MOVIMENTOS DE PINÇA.ORIENTA-SE
CORPORALMENTE COM RELAÇÃO Á DENTRO/FORA, EM CIMA E EMBAIXO, A FIM DE FAVORECER
GRADATIVAMENTE O CONHECIMENTO SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO, LIMITES E
POTENCIALIDADES.
ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS ESTAMOS AUXILIANDO O EDUCANDO A INTERAGIR NO SEU DIA –A- DIA.
CONCLUÍMOS QUE O EDUCANDO APRESENTOU AVANÇOS NESTE SEMESTRE, ESTAMOS FELIZES EM
PARTICIPAR DE SEU DESENVOLVIMENTO.
DIDONET (2006) AFIRMA QUE O MODELO DE AVALIAÇÃO ESCOLHIDO
DEVE ESTAR ESTREITAMENTE ARTICULADO COM OS OBJETIVOS QUE SE QUER ALCANÇAR, OU
SEJA, A COERÊNCIA ENTRE AVALIAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL É
IMPRESCINDÍVEL, UMA VEZ QUE SE BUSCA A FORMAÇÃO COM BASE NAS PRÁTICAS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL.
OBSERVAÇÃO: ATENÇÃO COLEGAS PRESSUPONHO QUE OBSERVARAM QUE NESTA AVALIAÇÃO, NÃO ESTÁ EXPLÍCITO A RESPEITO DO COMPORTAMENTO,POIS, NO PRIMEIRO PARAGRAFO DEIXO CLARO QUE O EDUCANDO NECESSITA DE MEDIAÇÃO SENDO ASSIM, O RESPONSÁVEL IRÁ PERGUNTAR E VOCÊ DIGA-O, PORQUE NA VERDADE O COMPORTAMENTO É ALGO QUE SE FALA NO DIA-A-DIA PARA O RESPONSÁVEL, ATÉ MESMO PARA QUE ESTEJA AUXILIANDO O EDUCANDO.
OBRIGADA PELA VISITA, VOLTEM SEMPRE!
BEIJOS,.....
MARIA DO CARMO.
FONTE:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. BRASÍLIA, 18 DEZ. 2009.
DIDONET, V. COERÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PÁTIO EDUCAÇÃO INFANTIL, V. 6, N. 10, 2006.
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