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terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O TRABALHO COM TEXTO JORNALÍSTICO


Muitos meios de publicidade
"A esperança é o sonho do homem acordado." (Aristóteles)







" A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."            (Aristóteles ) 


Ao escolher um dos textos jornalísticos para ser trabalhado em sala de aula, o professor deve procurar uma adequação ao interesse dos alunos. Às vezes alguns temas se apresentam como sendo fundamentais para o professor, mas não para o aluno, criando distorções na aplicação da atividade.
A criança de sete anos não vai além das manchetes, notas de fotografias e alguns textos, mas isso já é suficiente para servir-lhe de introdução ou resumo da notícia.
Segundo Teberosky, é interessante observar que as crianças, quando escrevem noticias, explicam o fato e que a maioria procura dar dados precisos, até detalhes. Isso é típico dos artigos jornalístico. A riqueza de detalhes e de precisão é um recurso que os jornalistas utilizam com o objetivo de provar a veracidade da noticia. Efetivamente, a maior parte das notícias nos fornece dados sore a localização, informação adicional sobre aspectos irrelevantes que as tornam “mais vivas”. Estes são os tipos de marcas discursivas que as crianças retêm com facilidade.
O professor poderá aproveitar o conhecimento que as crianças trazem para a sala de aula, propondo atividades nas quais as notícias ouvidas possam ser escritas, utilizando diferentes estratégias: montagem de jornais falados; escrita das noticias ouvidas; leitura das noticias como se fossem locutores, etc.




"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas." ( Jean Piaget )  


Os anúncios

Uma das seções do jornal que permite ao professor oferecer às crianças diferentes possibilidades de trabalho com logotipos é a seção de anúncios. Estes atraem constantemente a atenção das crianças e parece-nos que vale a pena utilizá-los e explorá-los o máximo possível, tanto em nível de leitura como de escrita.
Os slogans tem uma construção particular, concebida expressamente para serem memorizados com facilidades, tanto oral quanto visualmente. Todos esses aspectos relativos aos anúncios influenciam de uma forma ou de outra as crianças.
Os anúncios são considerados textos tipicamente argumentativos, uma vez que a intenção do autor é convencer o leitor a atuar de uma cera maneira ou assumir determinadas ideias.
As crianças, diante de um determinado anúncio, podem utilizar, em atividades de escrita, distinta estratégias relacionadas com o domínio que cada uma tenha:
- podem utilizar o nome da marca comercial como modelo, mantendo a ortografia, o tipo de letra, etc;
- podem utilizar o nome da marca comercial e criar o “slogan” à sua maneira; ou
- podem criar seu próprio anúncio, estruturando-o à sua maneira e segundo suas próprias possibilidades.



 




O principal objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram." ( Jean Piaget ) 



  

Bibliografia
 Faria, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1989.
Lage, Nilson. Estrutura da notíci. 2.ed. São Paulo: Atica, 1987.
SÃO PAULO ( Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas 
Pedagógicas. Ciclo Básuco: 1º grau. 2.ed. São Paulo: SE/CENP, 1994. V.1. ( Prática Pedagógica).
suapesquisa.com
Teberosky, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 3. Ed. São Paulo: Trajetória Cultural, 1990.




     


Agradeço de coração a todos que colaboram para que esse trabalho cada dia seja melhor!

Volte  Sempre!!!

Beijos,...

Maria do Carmo.




2 comentários:

  1. Olá Maria tudo bem?
    Continue assim que eu estou amando ♥ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tudo bem Graças à Deus!
      Fiquei muito feliz com seu comentário, muito obrigada!
      Beijos,...
      Maria do Carmo.

      Excluir