"A esperança é o sonho do homem acordado." (Aristóteles)
" A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." (Aristóteles )
Ao escolher um dos
textos jornalísticos para ser trabalhado em sala de aula, o professor deve
procurar uma adequação ao interesse dos alunos. Às vezes alguns temas se apresentam
como sendo fundamentais para o professor, mas não para o aluno, criando
distorções na aplicação da atividade.
A criança de sete
anos não vai além das manchetes, notas de fotografias e alguns textos, mas isso
já é suficiente para servir-lhe de introdução ou resumo da notícia.
Segundo Teberosky, é interessante observar que
as crianças, quando escrevem noticias, explicam o fato e que a maioria procura
dar dados precisos, até detalhes. Isso é típico dos artigos jornalístico. A
riqueza de detalhes e de precisão é um recurso que os jornalistas utilizam com
o objetivo de provar a veracidade da noticia. Efetivamente, a maior parte das
notícias nos fornece dados sore a localização, informação adicional sobre
aspectos irrelevantes que as tornam “mais vivas”. Estes são os tipos de marcas
discursivas que as crianças retêm com facilidade.
O professor poderá
aproveitar o conhecimento que as crianças trazem para a sala de aula, propondo
atividades nas quais as notícias ouvidas possam ser escritas, utilizando diferentes
estratégias: montagem de jornais falados; escrita das noticias ouvidas; leitura
das noticias como se fossem locutores, etc.
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas." ( Jean Piaget )
Os anúncios
Uma das seções do jornal
que permite ao professor oferecer às crianças diferentes possibilidades de
trabalho com logotipos é a seção de anúncios. Estes atraem constantemente a
atenção das crianças e parece-nos que vale a pena utilizá-los e explorá-los o máximo
possível, tanto em nível de leitura como de escrita.
Os slogans tem uma
construção particular, concebida expressamente para serem memorizados com
facilidades, tanto oral quanto visualmente. Todos esses aspectos relativos aos anúncios
influenciam de uma forma ou de outra as crianças.
Os anúncios são
considerados textos tipicamente argumentativos, uma vez que a intenção do autor
é convencer o leitor a atuar de uma cera maneira ou assumir determinadas
ideias.
As crianças, diante de
um determinado anúncio, podem utilizar, em atividades de escrita, distinta
estratégias relacionadas com o domínio que cada uma tenha:
- podem utilizar o
nome da marca comercial como modelo, mantendo a ortografia, o tipo de letra,
etc;
- podem utilizar o
nome da marca comercial e criar o “slogan” à sua maneira; ou
- podem criar seu próprio
anúncio, estruturando-o à sua maneira e segundo suas próprias possibilidades.
" O principal objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram." ( Jean Piaget )
Bibliografia
Faria, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1989.
Lage, Nilson. Estrutura da notíci. 2.ed. São Paulo: Atica, 1987.
SÃO PAULO
( Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas
Pedagógicas. Ciclo Básuco: 1º grau. 2.ed. São Paulo: SE/CENP, 1994. V.1. (
Prática Pedagógica).
suapesquisa.com
Agradeço de coração a todos que colaboram para que esse trabalho cada dia seja melhor!
Volte Sempre!!!
Beijos,...
Maria do Carmo.
Olá Maria tudo bem?
ResponderExcluirContinue assim que eu estou amando ♥ !
Olá,tudo bem Graças à Deus!
ExcluirFiquei muito feliz com seu comentário, muito obrigada!
Beijos,...
Maria do Carmo.