Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2013

Vamos Continuar os Estudos Obra Destinada a Todos Educadores,...


" A PRÁTICA EDUCATIVA É TUDO ISSO: AFETIVIDADE, ALEGRIA, CAPACIDADE CIENTÍFICA, DOMÍNIO TÉCNICO À SERVIÇO DA MUDANÇA,..." ( PAULO FREIRE) 
                  




                                                       Livro - Uma Didática Para A Pedagogia História-crítica


"Assim, a aprendizagem constrói-se sobre o amadurecimento e depende do desenvolvimento." (p.71)

E como se mede o nível de desenvolvimento da criança?

Segundo os autores: Vygotsky e Gasparin definem-se com o auxílio dos problemas que a criança possui. Sendo possível observar de que forma passa a resolver as dificuldades, se é com autonomia fazendo uso assim da zona de desenvolvimento atual ou se necessita ser orientada por alguém mais experiente fazendo uso assim a zona de desenvolvimento imediato.

“Dessa forma, para que cada indivíduo possa construir seu próprio conhecimento, é necessário que se aproprie do conhecimento já introduzido pela humanidade e que este esteja socialmente à disposição. Essa apropriação o torna humano, uma vez que assimila a humanidade produzida historicamente. Nesta perspectiva, valorizam-se a transmissão de conhecimento e a imitação.” (p.79)

Como sabemos a imitação, como os demais processos cognitivos, não é inata, passa por um processo de transformações, a partir da ação do sujeito com os objetos do meio. 

Pressuponho que ao final do último estágio da criança é que a ação se torna interiorizada, onde “reapresenta internamente”, e a criança adquire a possibilidade de imitar sem a presença do modelo.

Por isso, que a criança é capaz de fazer em determinado momento com a colaboração do adulto, e no amanhã já estará realizando sozinha..
Sendo assim, podemos considerar a imitação como o primeiro passo no processo do ensino-aprendizagem.

"É a ação do adulto, do professor que se faz presente na operação mental do aluno.” (p.84).

Onde o educando amplia seu vocabulário, não somente no contexto gramatical, mas também conceitual. Nessa ação conjunta, a criança é estimulada a elaborar operações conceituais mais complexas.

" Sendo assim, o conhecimento se origina na prática social dos homens e nos processos de transformação da natureza por eles forjados. (...) Agindo sobre a realidade os homens a modificam, mas numa relação dialética, está prática produz efeitos sobre os homens, mudando tanto seu pensamento, como sua prática." ( Corazza, 1991,p.84).



“A criança não separa em seu pensamento os conceitos científicos adquiridos na escola daqueles conceitos cotidianos adquiridos em casa: ambos, aproximadamente, encontram-se nos limites do mesmo nível”. (p.92)

Segundo o autor não há ruptura entre conceitos cotidianos e conceitos científicos os mesmos realizam-se, por intermédio do trabalho coletivo e individual, a interaprendizagem e a intra-aprendizagem  o mesmo também nos diz que:

“Se até agora foram estudados os conceitos em si, como se existissem de maneira independente uns dos outros, é necessário, a partir deste momento, considerar que os conceitos científicos não operam isoladamente, de maneira solta, mas sempre dentro de uma estrutura.” (p.95).

Os dois processos encontram-se inter-relacionados, ou seja, um subsidia o outro.

" O triângulo da mediação pedagógica mostra que, na escola, a relação que se estabelece entre os alunos e o conhecimento científico não é direta nem automática,  mas se realiza por meio do professor como mediador." ( p.110)

“O trabalho de todo o processo ensino-aprendizagem apresenta-se como um grande instrumento na transformação de um aluno-cidadão em um cidadão mais autônomo.” (p.118). 

“(...) o trabalho do professor como mediador consiste em dinamizar, através das ações previstas e dos recursos selecionados, os processos mentais dos alunos (...)” (p.122).



Como diz Rubem Alves "O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-lo a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer,..."









   " Eu  te louvarei, Senhor, com  todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas."


 " Em ti me alegrarei e saltarei de prazer: cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo."


( Salmo 9: 1;2 ) 



Recados e Imagens Para Facebook e Orkut

Beijos,....

Maria do Carmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário