"Deus é alegria.Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar".
(Rubem Alves)
A CRIANÇA É UM ANJO DE DEUS, POR ISSO TODA CRIANÇA DEVE BRINCAR PARA DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE, O SEU PENSAR E O SEU AGIR. SOMENTE ASSIM, PODERÁ TER UM DESEMPENHO NAS TAREFAS ESCOLARES E NO FUTURO SER UM EXCELENTE PROFISSIONAL. MARIA DO CARMO.
Segundo o autor “ Esta é a faze em que o educando
sistematiza e manifesta que assimilou, isto é, que assemelhou a si mesmo os
conteúdos e os métodos de trabalho usados na faze anterior.”
O autor evidencia que não há rompimento entre os
conceitos cotidianos e conceitos científicos. Pois, os dois processos estão
inter-relacionados. Ou seja, podemos dizer que seria o mesmo que tomar
consciência dos conceitos científicos pela experiência os conceitos
cotidianos onde uma irá subsidiar o
outro.
Conforme Gasparin:
“Na Catarse o educando é capaz de situar e entender as
questões sociais postas no início e trabalhadas nas demais fases, ressituando o
conteúdo em uma nova totalidade social e dando à aprendizagem um novo sntido.”
(p.126)
Nesta fase a criança
encontra-se na zona de desenvolvimento imediato, onde
o agrupamento mental
dos conceitos elaborados irá elevar para um nível superior e definirá cada vez
mais a sua autonomia no processo ensino aprendizagem.
“Com o estudo teórico
dos conceitos científicos, comparados aos cotidianos, o educando deve chegar à
síntese, em que tem condições de demostrar o grau de assimilação dos novos
conteúdos. Esse nível de apropriação pode ser total ou parcial.” (p. 127).
Sendo assim, a
elaboração pode ser transmitida ou por escrito, onde o autor definiu como
Catarse que quer dizer:
“(...) a demonstração
da nova postura mental do educando em relação ao conteúdo estudado. Essa
atitude manifesta-se em seu modo de proceder ou agir intelectualmente, que,
necessariamente, deve ser muito diverso daquele expresso na Prática Social Inicial
do conteúdo.” (p.129).
É neste momento que o
educando consegue visualizar a totalidade daquilo que antes para ele era
dividido.
Conforme o autor “Deve-se
ressaltar que esse tipo de avaliação não ocorre nessa fase, mas durante o
transcorrer de todas as atividades”. Todavia, aqui se conclui o processo
intelectual de aquisição do conhecimento proposto.
Consequentemente se
torna necessário que se explicite, de forma mais clara e consistente, a real
compreensão de tudo o que foi estudado. “Para ter certeza de que o conteúdo foi
aprendido, o professor deve procurar identificar se o aluno sabe como aplicá-lo
corretamente em varias situações sociais concretas” (p.131)
A apresentação da
prática social sempre estará submetida ao aperfeiçoamento intelectual de seus
autores. “Podemos verificar “que, segundo Gasparin,” Os princípios do método
proposto são revolucionários porque não pretendem transformar apenas a escola,
mas a própria sociedade.” (p.141).
Observa-se que a
socialização e a produção de novos conhecimentos infelizmente ainda são utópicos,
porém o autor nos apresenta que são bem viáveis e para isso defende uma
proposta pedagógica baseada no método dialético, onde “ É o momento em que
professor e aluno, havendo se aproximado na compreensão do novo conteúdo, dos
novos conceitos, mantem um dialogo. Juntos definirão as estratégias de como
podem usar de modo mais significativo os conceitos novos no contexto de
operações sociais práticas, não dirigidas para o imediato reconhecimento
teórico dos traços essenciais do conceito, mas de seu novo uso.” (p.143)
Dessa forma o
professor irá procurar conhecer o que os alunos já sabem, assim também
verificar quais são suas preocupações e seus sentimentos. Sendo assim irá
possibilitar um trabalho pedagógico, direcionado, adequado e significativo para
os educandos.
Segundo Gasparin “É
necessário, todavia, levar sempre em conta a relação entre noções e conceitos recém-adquiridos
e entre as noções anteriormente obtidas”. Isto porque a Prática Social Inicial
e a Prática Social Final constituem um todo dialético, frequentemente contraditório,
no qual se evidencia uma luta constante entre o velho e o novo.
A realização dessa
fase com os alunos, em aula, envolve basicamente dois pontos:
1 )
Nova
atitude pratica;
2 )
Proposta
de ação. (p.144)
" O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
( Madre Teresa de Calcutá )
Agradeço a Deus e a todos vocês que tem participado do meu trabalho, peço ao Espirito Santo de Deus que me capacite cada dia mais para que eu possa com sabedoria fazer o melhor.
Continuo contando com o carinho de todos e peço se algo não estiver do agrado desde já peço desculpas mas, gostaria que me ajudassem a melhorar o nosso cantinho de estudos!
Fiquem na Paz!!!
Beijos,....
Maria do Carmo.
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