Pensando na volta as aulas resolvi estar compartilhando com vocês alguns conteúdos da Monografia.
Espero que gostem e seja muito útil no seu dia-a-dia!
Maria do Carmo Silva
Brincando e Aprendendo com o Psicopedagogo
. Monografia do Curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia Clínica
e Institucional da Faculdade UNIVEL, sob orientação do professor Marcos Costa
Resumo
Este
trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do brincar e aprendendo
com o psicopedagogo. Onde constará com uma breve história da Psicopedagogia,
dando seqüência a importância do psicopedagogo na escola e suas contribuições. Apresentarei que brincando também se aprende e
desenvolve o raciocínio lógico, leitura, escrita e a autoestima, levando à
criança a construção de sua autonomia. E como ilustração trará o relato de
experiência de Carlos, onde a reprovação e a exclusão falavam mais alto na
escola.
Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer...
é a esperança
do que poderíamos ser...
é a inocência
que deveríamos ter...
Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!
Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!
Você é como um raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser.
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer...
é a esperança
do que poderíamos ser...
é a inocência
que deveríamos ter...
Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!
Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!
Você é como um raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser.
Introdução
O
objetivo deste trabalho é contribuir para que pais, professores e a outros que
se interessarem, tenha um olhar diferenciado sobre a forma de brincar na
aprendizagem. Através do brincar a criança aprende de forma mais prazerosa sem ficar
fugindo de sua realidade. O brincar para muitos ainda é perda de tempo,
com isso os pais e professores dão preferência pelas atividades tradicionais,
desrespeitando o estágio da criança e tratando-as como pequenos universitários.
Conforme
Seber “... independente de época, raça, cultura, classe social, enfim, de tudo
o que se queira considerar, o fato é que todas as crianças brincam e gostam
muito de fazê-lo” (p. 53).
Através das brincadeiras levará a
criança à aprendizagem de forma mais harmoniosa, contudo este por sua vez irá
tornar-se futuro um cidadão mais crítico, consciente e responsável dos seus
atos, pois através das brincadeiras desde pequeno este já aprendeu a lidar com
regras, limites e respeito mútuo.
Pressupondo-se assim que no futuro
este não se torne um adolescente sem regras e sem limites como muitas vezes nos
deparamos.
Sendo assim o objetivo deste
trabalho é poder contribuir com experiências que deram certo através das
respectivas metodologias.
Conforme Philippe, “... dizem que
nada se fazem sem desejo, mas que o desejo é uma questão de personalidade e não
deve ser manipulada, a tarefa do educador é a de aguardar a emergência do
desejo, para então colocar a seu serviço” (p. 88).
Diante do que Philippe nos ressalta
podemos perceber
que apenas ensinamos apoiado no sujeito, onde as atividades deverão ser
elaboradas sempre levando em consideração o estágio em que a criança
encontra-se e seus conhecimentos anteriores, para que haja a integração de
novos dados em sua estrutura cognitiva.
Metodologia
Conforme
Nicolau, o brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que
ela envolve efetivamente, convive socialmente e opera mentalmente; tudo isto de
uma maneira envolvente, em que a criança despende energia, imagina, constrói
normas e cria alternativas para resolver os imprevistos que surgem no ato de
brincar (1990, p. 77).
Assim,
através desse trabalho estarei apresentando a importância do brincar, onde
podemos perceber a capacidade que a criança tem de representar suas
experiências vividas, possibilitando maior experiência para um melhor
desenvolvimento na aprendizagem.
Por
terem condições de usar tais mecanismos onde possam criar e recriar, para
conduzir a ação educativa, através dessa metodologia às crianças terá
oportunidade de trabalhar em grupo para a realização de novas brincadeiras,
jogos, onde na execução dos mesmos estará presente: regras, limites, direitos,
deveres, respeito entre outros atributos.
Conforme Nicolau, “o pensamento mágico da
criança traz recursos inesgotáveis para que se exercite sua imaginação e
fantasia, passando o sonho e a realidade, muitas vezes, a se confundirem, o que
reforçaria sua espontaneidade criadora” (1990, p. 131).
Basta
que o professor faça uso desses recursos inesgotáveis que a criança já traz,
com isso irá cada vez mais desenvolver suas habilidades e criatividade para
conduzir e orientá-las no seu dia-a-dia.
Sendo
necessário observar o estágio no qual se encontra, portanto o professor deverá
cada vez mais valorizar, estimular e incentivar as crianças através de suas
experiências anteriores, onde irá fazer a diferença na leitura e na escrita.
Levando
em consideração que a linguagem oral está presente na escrita, por isso
torna-se essencial a existência de vários tipos de brincadeiras e jogos,
contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual, moral, psicomotor,
afetivo e emocional da criança.
É
exatamente isso o que pretende apresentar mediante aos exemplos:
·
brincadeiras de roda;
·
jogo do bingo;
·
dominó de frase;
·
teatro;
·
músicas;
·
brincadeiras de faz-de-conta; entre outras.
Os
referidos jogos poderão ser confeccionados junto com o grupo, onde os mesmos
terão possibilidade, espaço e condições de se expressar, não só suas
capacidades teóricas como também habilidades, sentimentos e anseios.
Contudo
vale ressaltar que, as instituições escolares maximizem o potencial de seus
alunos levando em consideração as brincadeiras onde irá desenvolver e favorecer
oportunidades em estar apresentando seus inúmeros conhecimentos contribuindo
para que haja o desenvolvimento lógico.
Onde
haverá mais reflexão das crianças sobre algo controlando assim suas ações,
sendo favorável para o crescimento do grupo em geral.
Sendo
assim citarei apenas um modelo para a confecção do jogo móvel, onde depois
poderá através de seus conhecimentos e exemplos acima desenvolver muitos
outros, sendo assim necessitará de:
·
Cartolina;
·
Tesoura sem ponta;
·
Lápis preto;
·
Régua;
·
Revista ou jornais
·
Cola;
·
Canetinha ou lápis de cor.
Após
todo o material em mão é hora de executar um belo alfabeto junto com o grupo.
Sugiro
que divida a classe em grupo e sob a orientação do professor combine para que
cada grupo execute um modelo diferente, onde poderão ser de palavras, frases ou
animais.
Quando a criança constrói seu conhecimento a
partir de suas brincadeiras e leva a realidade para o seu mundo da fantasia,
ela transforma suas incertezas em algo que proporciona segurança e prazer, pois
vai construindo seu conhecimento sem limitações.”
(Sanny S. da Rosa)
“Os
postulados de Vygotsky parecem apontar para a necessidade de criação de uma
escola bem diferente da que conhecemos. Uma escola em que as pessoas possam
dialogar; duvidar; discutir; questionar e compartilhar saberes. Onde há espaço
para transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições,
para a colaboração mútua e para a criatividade. Uma escola em que professores e
alunos tenham, autonomia, possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo
de construção de conhecimentos e ter acesso a novas informações. Uma escola em
que o conhecimento já sistematizado não é tratado de forma dogmática e
esvaziado de significado.”
Kishimoto, 2002.
Bom pessoal, espero que estejam gostando do conteúdo, logo irei estar postando mais conteúdo da Psicopedagogia, como devem perceber estou colocando apenas alguns itens da monografia e também não está dentro da norma porém, quem tiver alguma dúvida estou a disposição.
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)
Muito obrigada pela visita;
Bons estudos!!!
Beijos,....
Maria do Carmo.
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