Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES CANTIGA POPULAR "SE ESSA RUA FOSSE MINHA,.."

                                         





REALIZAÇÃO DA PESQUISA JUNTO COM OS EDUCANDOS NA ORALIDADE, O QUE PODEMOS ESCREVER 

COM A LETRA " P "?

ONDE OS MESMOS RESPONDERAM:

·         PAULO
·         PAISAGEM;
·         PÉ;
·         PAPAI...
.
SISTEMATIZAR E CONTAR  NO QUADRO DA PALAVRA" PAISAGEM ".

ONDE CADA LETRINHA DA PALAVRA FAZÍAMOS A COMPARAÇÃO COM OS NOMES DOS EDUCANDOS.

EX: P.......PAULO
      A.......ÁLVARO
       I...... ISABEL
      S......SÁVIO
      A......ANDRÉ
      G......GABRIEL
      E......EVANDRO
      M.....MARIA

OBJETIVOS:   * PSICOMOTRICIDADE, A LUDICIDADE;
                      * REFLEXÃO SOBRE A FORMA CORRETA DA ESCRITA;
                      * PRODUZIR E MODIFICAR CONCEITOS, INCORPORANDO-SE ÀS ESTRUTURAS DE PENSAMENTO;
                *   CAPACIDADE E COMPETÊNCIA PARA APRENDER E SE DESENVOLVER ATRAVÉS DE DIVERSOS TEXTOS, MÚSICAS, HISTÓRIAS,.....

 CANTAR A MÚSICA: “SE ESSA RUA FOSSE MINHA...”



SE ESSA RUA

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

EU MANDAVA

EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS
COM PEDRINHAS DE BRILHANTE
PARA O MEU
PARA O MEU AMOR PASSAR

NESSA RUA

NESSA RUA TEM UM BOSQUE

QUE SE CHAMA

QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO

SE EU ROUBEI

SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO

TU ROUBASTE

TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE
É PORQUE TE QUERO BEM




COM O GIZ SIMULAR UMA RUA NO PÁTIO ONDE OS EDUCANDOS IRÃO PASSEAR DE CARRINHOS E BONECAS.

PESQUISAR EM REVISTAS AS FIGURAS DE OBJETOS QUE INCIAM COM A LETRA "R" DE RUA DA 

NOSSA MÚSICA.



ONDE OS EDUCANDOS ENCONTRARAM:

·         RODA; RUA; RIOS; RODO; RELÓGIO….



OBJETIVOS:    * PROMOVER NO ESPAÇO EDUCACIONAL MOMENTOS PARA A PESQUISA, TENDO COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL, A AUTORREFLEXÃO E A AUTOCRÍTICA.
                          * PROPORCIONAR A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, AUXILIAR NA INTERAÇÃO COM O OUTRO, ESTABELECER SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS E ENRIQUECIMENTO CULTURAL.






                                              
           

 LITERATURA “A RUA DO MARCELO”










 CANTAR A MÚSICA: “SE ESSA RUA FOSSE MINHA...”,



REALIZAR UM PASSEIO EM VOLTA DO COLÉGIO PARA VISUALIZAR OS TIPOS DE RUA, LARGURA, PLACAS, LIXEIRAS, ÁRVORES, NÚMEROS DE CASAS, CORES, TAMANHOS, MERCADOS, FARMÁCIAS, ETC, ....
QUESTIONAR COM OS EDUCANDOS SE AS NOSSAS RUAS SÃO IGUAIS A RUA DO MARCELO?

POR QUANTAS RUAS NÓS PASSAMOS?

O QUE MAIS VIMOS NAS RUAS POR ONDE PASSAMOS?


QUEM SE LEMBRA O Nº DE ALGUMA CASA?

OBJETIVOS: * A INICIAÇÃO DO TEMA ARTÍSTICO SE INICIA ATRAVÉS DO PASSEIO, ONDE OS EDUCANDOS CONTEMPLARAM DIVERSOS TIPOS DE CASAS, CORES, ÁRVORES, NÚMEROS....
* EXPLORANDO ASSIM O MUNDO A SUA VOLTA;
        * ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, DESCOBRIR DIVERSAS CORES QUE NOS RODEIAM E QUE ATÉ ENTÃO PASSAVA DESPERCEBIDO;
        * DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

ATRAVÉS DO USO DE MASSINHA IREMOS REALIZAR A TENTATIVA DE ESCRITA DA PALAVRA " RUA".
ILUSTRAR SOMENTE A LETRA “R “DOS NOMES DOS NOSSOS AMIGUINHOS:



ROBSON                    RENATA             ROBERTO            RICARDO     REGINA



BRINCAR DE BOLA PASSANDO A MESMA PARA O AMIGO E FALAR SOMENTE A INICIAL DO SEU NOME.

OBJETIVOS: * IDENTIFICAÇÃO DO USO DO “R”;


                   * DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA, VERBAL E ATENÇÃO;

                   * AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA.


TRABALHAR O SINGULAR E  PLURAL  -  ESCREVER NO QUADRO A PALAVRA “RUA E RUAS” , REALIZAR A CONTAGEM DAS LETRINHAS CHAMANDO A ATENÇÃO DAS DIFERENÇAS DE QUANTIDADE E O POR QUE?

REALIZAR O SOM DA LETRINHA “S” JUNTO AOS EDUCANDOS.

QUESTIONAR OS EDUCANDOS ESTIMULANDO-OS A OBSERVAREM O QUE MAIS TEMOS NA NOSSA SALA QUE NÃO É APENAS "UM" EXEMPLOS: EDUCANDOS, BOLSAS, CADEIRAS,....

E O QUE TEMOS QUE É APENAS "UM":

UMA PROFESSORA, UM QUADRO DE ESCREVER, UM QUADRO DE ANIVERSARIANTES, UMA PORTA NA NOSSA SALA,.....

OBJETIVOS: ESTIMULAR O EDUCANDO A APRENDER MATEMÁTICA A PARTIR DOS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS;
POSSIBILITAR PARA QUE O EDUCANDO AMPLIE CADA VEZ MAIS O SEU CONHECIMENTO, ATRAVÉS DE DIFERENTES ATIVIDADES, FAVORECENDO ASSIM, PARA QUE O MESMO QUESTIONE MAIS SOBRE O USO DO SINGULAR E DO PLURAL NO NOSSO DIA-A-DIA.
ESTARÁ FAVORECENDO A VERBAL-LINGUÍSTICA, RELACIONANDO COM A VERBALIZAÇÃO ESCRITA OU FALADA, DOMINANTE NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS SENDO NO LÓBULO TEMPORAL ESQUERDO;
ASSIM, COM TAMBÉM NO LÓGICO-MATEMÁTICA, OU SEJA, NO “PENSAMENTO CIENTÍFICO”, ONDE ESTARÁ RELACIONANDO COM O RACIOCÍNIO INDUTIVO E DEDUTIVO, NÚMEROS E RECONHECIMENTO DE PADRÕES ABSTRATOS ENTRE OUTROS.


                                      






VAMOS CONTAR COM MUITA ATENÇÃO QUANTAS VEZES APARECE NA MÚSICA A PALAVRA “RUA.” AGORA QUE JÁ SABE PINTE BEM BONITO O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE CERTA.

OBJETIVOS:  DESPERTAR O INTERESSE COM ESTÍMULOS E UMA VISÃO GERAL DE COMO OBSERVAR OS NUMERAIS QUE NOS RODEIAM;
ESTIMULANDO-OS A RECONHECER OS NÚMEROS E A SUA REPRESENTAÇÃO.
CONTAR QUANTAS VEZES A PALAVRA “RUA” APARECE, QUANTOS BRINQUEDOS TEMOS COMO VAMOS DIVIDI-LOS, SENDO ASSIM, ESTARÃO APRENDENDO O CONCEITO DA MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA.








OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!
ESPERO QUE ESTEJA GOSTANDO DAS SUGESTÕES!
BEIJOS,....
MARIA DO CARMO.

                                 





FONTE:
http://letras.mus.br/cantigas-populares/134098
https://www.google.com.br/search?q=rua&safe=off&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=

Nenhum comentário:

Postar um comentário