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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MODELO DE AVALIAÇÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE


Bom pessoal, segue mais modelo sobre avalição na educação infantil, espero neste momento estar contribuindo para que possam  realizar as avaliações sem maiores dificuldade!  

                                                                  

De acordo com a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral até os cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (Art. 29 – LDB). Sendo assim, promovemos ao educando uma formação integral, levando em consideração que a criança é um ser em formação necessitando assim, ser entendida como tal. Procuramos desenvolver atividades que irá favorecer as relações interpessoais e a interação com o próximo e com o meio.
Nossas atividades pedagógicas e nossas brincadeiras são diversificadas tais como: Aulas de literatura, Artes, Educação Física, Parque, Brinquedoteca, Pátio, Matemática, Gramado,Dia do filme,...
Estamos sempre criando situações para que os educandos possam estar se socializando, desenvolvendo-se plenamente, pois, somente assim estaremos atingindo os objetivos propostos.
Neste segundo semestre, o educando conseguiu se expor mais ao grupo sem timidez, participando das atividades em conjunto assim também em relação a interação com os adultos compartilhando os  acontecimentos ocorridos diariamente.
O educando demonstra independência na sua higiene pessoal, vestindo-se sozinho, calçando o tênis, porém ainda não consegue amarrá-los.
Alimenta pouco às vezes procura experimentar alguns alimentos.
O educando fala bem e utiliza corretamente do plural, dos pronomes e os tempos verbais; segue instruções e aceita supervisão; 
Tem grande capacidade para memorizar histórias e repeti-las; 
Apresenta muita facilidade em agrupar e ordenar os objetos tendo em conta o tamanho (do menor ao maior); 

Já entende os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., os conceitos de tempo este por enquanto ainda está pouco confuso ex: "ontem", "hoje", "amanhã". 
Participa das atividades diversificadas tais como: desenho, colagem, rasgar, amassar ou picar papéis pinturas com pincéis ou a dedo, massinha, jogos de encaixes e outros.
Identifica as cores primárias e secundárias, Faz uso de lápis de cor e giz de cera obedecendo aos limites dos traçados.
Identifica e nomeia os números 1,2,3,4,5,......20 e conta do 1 ate o 14 sem pular.
Identifica e nomeia as letras do alfabeto A, B,C,D,E,F,.... J,.....V,...X. E também identifica nas palavras dizendo as iniciais o “A” é de árvore, “B” de borboleta, "G" de gato,.... O educando encontra-se no nível silábico, onde chega a hipótese que a escrita  representa a fala e escreve as palavras, omitindo letras, ex:  “AO” para gato ou “AOE” para árvore, “ AO” para dado, porém no que diz respeito a copiar do quadro, não apresenta dificuldade, faz associação com muito êxito do imagem com a escrita ex:  bola, menina, girafa,.... 
Possui um bom raciocínio lógico matemático, classificando, seriando. Reconhece todos seus colegas, identifica-os pelo nome, gosta de ver sua imagem no espelho, tem capacidade de resolver conflitos e toma iniciativas, crítico e criativo, curioso, participativo e cooperativo.
Seus desenhos são completos na figura humana é constituída de cabeça, tronco e membros e nas paisagens apresenta grande variedade como: árvores, céu, sol, nuvem, chão, flores, casa...
Segura à tesoura com segurança na posição correta.
Escreve o seu nome com autonomia e sem auxílio do crachá.
 No desenvolvimento Psicomotor, através das atividades de expressão realizamos os movimentos amplos (correr, saltar, pular) e com movimentos finos, (pintar, amassar, pinçar), desloca-se com segurança e percepção de seus movimentos, sempre participativo de todas as atividades auxiliando assim para o desenvolvimento da coordenação motora grossa, como pular com um pé só, jogar futebol, correr, dançar, subir e também participou efetivamente dos ensaios para o momento cultural, dançando com alegria e realizando os gestos combinados.

Apresenta iniciativa e disposição na confecção dos cartazes realizados como: Festa Junina, Mosaico dos Seres vivos, Nemo,...
Identifica algumas características dos animais, apresenta muito interesse na preservação da natureza e auxilia na conservação do ambiente.
De modo geral, o aluno é bem entrosado com a turma, auxilia os coleguinhas, opina na tarefa dos coleguinhas e gosta de realizar as atividades em grupo, porém às vezes encontra algumas dificuldades apenas no que diz respeito à divisão de brinquedos.
Observa-se que o educando está saindo de uma fase egocêntrica, iniciando a formação de hábitos de partilha e a internalização de regras de convivência social.
Gosta muito de ouvir e contar histórias imita os personagens com facilidade através do jogo simbólico. O Educando é bem ativo e com muita energia, fazendo parte da faixa etária.
Os jogos lúdicos e a utilização de brinquedos ao ar livre têm feito parte do convívio do educando sendo vital e muito importante para o desenvolvimento e socialização. Temos procurado ter uma prática com bastante diversidade para que possamos estar auxiliando os educandos nessa transição de fase fazemos uso de: literaturas, jogos, músicas, diálogos, etc.
Está desenvolvendo a coordenação motora de forma significativa; com a massinha faz: cobras compridas, movimentos longos e curtos, circulares e retas nos desenhos e nas pinturas faz uso de: lápis de cor, giz de cera ou tinta guache, demonstrando maior interesse pelas atividades artísticas, permanecendo mais tempo entretido nas atividades.



                                Kramer,  afirma que “[...] é necessário que a clássica forma de avaliar,
buscando os erros e os culpados, seja substituída por uma dinâmica de avaliação
capaz de trazer elementos de crítica e de transformação ativa para o nosso
trabalho”.   (1993, p. 95) 


          

O período propício para a alfabetização é entre os seis ou sete anos. Segundo Freud, é a chamada "fase latente", quando a criança já não tem mais interesses relacionados à descoberta do próprio corpo e do sexo oposto, bem como suas relações, e pode ter toda a sua atenção voltada para a aprendizagem por que esses interesses só voltam a se manifestar na puberdade.





Obrigada, pela visita!
Voltem sempre;
Beijos,...
Maria do Carmo.


FONTE:

FREUD, S. Cinco lições de psicanálise; A história do movimento psicanalítico ; O futuro de uma ilusão 


 O mal-estar na civilização ; Esboço de psicanálise. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

KRAMER, S. (Org.). Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a
educação infantil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1993.


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