Pesquisar este blog

sábado, 16 de novembro de 2013

CONFECCIONAR UM MOSAICO


OS SERES VIVOS
















O tema irá despertar muito interesse aos educandos, para a confecção do mosaico, pois, normalmente os animais fazem parte do seu cotidiano.

Essa atividade foi realizada com os educandos do Infantil Cinco,  e pode ser  ministrada para outra série, respeitando sempre a faixa étaria do educando!


Objetivo:

·       *Socialização;
·       *Coordenação motora fina;
·       *Noção de espaço;
·       *Criatividade, cooperação;
·       *Trabalho em grupo;
·       *Oralidade, noção de números, cores.


Conclusão do conteúdo: Seres Vivos 

Em roda de conversa, foi realizado a apresentação das figuras dos seres vivos e não vivos, porém, foi selecionado somente os seres vivos para a confecção do mosaico.

Utilizamos:

* Figuras de animais;

* Pincéis, cola, tesoura, papéis coloridos, casca de ovos, folhas de árvores, sementes, botão,etc.  


No momento que a criança estiver montando o mosaico, é interessante que o professor vá estimulando e perguntando despertando cada vez mais o interesse do educando.

Quais são as cores que está usando?

Quantas sementes você colou ?

O que você está achando do trabalhinho?

E assim por diante...




Quanto à avaliação pressuponho que a mesma deverá ser observada quanto ao comportamento do educando, relacionamento com os amigos e professores, cooperação, respeito.


Fica a Dica:

·       * Os alunos poderão fazer os seus próprios desenhos. 
·       * O professor deverá observar  a complexidade do desenho, pois, o mesmo  deve ser coerente com a capacidade da turma.




Observação: É muito importante realizar a exposição dos trabalhos os educando ficam muito feliz e cada vez mais estimulado. 





" Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas."   (Sl 36:7



Obrigada, pela visita volte sempre!

Beijos,....



Refletir sobre formação dos docentes, implica fazer uma revisão da compreensão da prática pedagógica. Contudo, também faz necessário refletir sobre a união entre teoria e prática, compreendendo assim, a trajetória profissional, vivenciada no contexto da sala de aula, pois a  experiência do docente é muito importante no processo ensino aprendizagem do discente refletindo assim, no seu desenvolvimento pessoal e  profissional.
Como diz Gauthier “... é essencial a revelação e a validação dos saberes da experiência docente a fim de que esses saberes não permaneçam circunscritos às práticas individuais dos (as) professores (as).”

                                                       Maria do Carmo.






Fonte:

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. IJuí: Ed. UNIJUÍ, 1998 – p.188



Nenhum comentário:

Postar um comentário