Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

VAMOS BRINCAR DE FAZ DE CONTA?




                                            

A brincadeira de faz de conta promove para as crianças momentos de muita alegria, onde ela irá exercitar a sua imaginação, a capacidade de planejar, criar, recriar, diversas situações lúdicas entre elas: a imitação, as regras, limites existentes em cada situação. Fazendo uso assim do seu mundo imaginário, onde contribuirá para a compreensão do mundo real em que a mesma está inserida.

Segundo Vygotsky ,“ O brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois, os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato.” (1991).








Sendo assim, a brincadeira de faz de conta irá lhe possibilitar uma posição muito privilegiada, pois, em suas brincadeiras muitas vezes terá o prazer de representar e de tomar diversas decisões.
Pressuponho que, na brincadeira faz de conta ela estará desenvolvendo:
·       Percepção;
·       Coordenação Motora;

·       Linguagem oral;
·       Iniciativa; 
·       Regras;
·       Limites;
·       Respeito;
·       Fortalecer suas relações,....  

Através da brincadeira de faz de conta a  criança consegue expressar-se com mais facilidade, comunicar-se com  mais tranquilidade,demonstrar seu amor, suas alegrias, seus medos, suas tristezas, suas angustias,onde  representam  com muito êxito o  mundo do qual faz parte, além do que aprende a ter controle próprio, confiança em si mesma, respeitar o próximo.   






Ao estimular a brincadeira de faz de conta estaremos contribuindo para que, a criança desenvolva suas habilidades com bastante tranquilidade e criatividade, contribuindo para a sua autonomia proporcionando-lhes experiências diversas tais como: se alimentar sozinha, comer algum alimento que não tem costume, vestir-se, pentear-se, .....





                                                                 

Conforme Alves,  ”Professor bom não é aquele
que dá uma aula perfeita, explicando a matéria. Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar”
                                                                                                       ( 2001- p. 36).


                                     











Obrigada pela visita, pelo carinho e pela companhia!
Espero estar contribuindo, nesta trôca de experiência!
Bons estudos!
Beijos,......
Maria do Carmo.





ALVES, R. O desejo de ensinar e a arte de aprender

Editora Fundação EDUCAR D Paschoal w.educardpaschoal.org.br 

www.google.com.br/brincar+de+faz+de+conta+na+educação+infantil

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.



Nenhum comentário:

Postar um comentário