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domingo, 20 de janeiro de 2013

O JORNAL NA SALA DE AULA

 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE SUAS POSSIBILIDADES
 DE USO  PEDAGÓGICO



 


“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar” ( Emília Ferreiro)



O jornal em sala de aula fornece-nos inúmeras possibilidades de trabalho. Além de estabelecer relações entre o mundo, representado por escrito nos jornais. O mesmo também nos permite atividades relacionadas a diferentes interpretações de um mesmo assunto, à adequação vocabular, ao estudo de recursos expressivos próprios da linguagem jornalística, à análise critica dos acontecimentos, entre outras.
O jornal recupera, por escrito, as noticias do dia anterior relaciona-as aos acontecimentos passados e transportando-as para o futuro.
O estimulo provocado pela leitura do jornal estabelece a interação necessária entre o sujeito e o meio social, amplia o conhecimento da representação escrita e fornece dados para uma atuação dinâmica e transformadora do individuo.
Quanto à linguagem os textos jornalísticos têm como objetivo alcançar um público amplo e fornecer-lhe informações objetivas. Além disso, obedece a determinadas normas, uma vez que deve constituir-se em um modelo de escrita de boa qualidade.
Dentro de sua diversificação, o jornal possibilitara trabalhos específicos em cada seção de acordo com o assunto abordado específicos em cada seção, de acordo com o assunto abordado: reportagens, entrevistas, fotos, legendas das fotos, editoriais, cartas ao leitor, folhas especiais (agrícola, turismo, etc.).




"Ler não é decifrar, escrever não é copiar"
(Emília Ferreiro)








" Debater e opinar  estimulam a leitura e a escrita." ( Ana Teberosky) 



Cabe ressaltar a importância da primeira página do jornal, tendo como objetivo fazer um resumo das principais notícias do dia, uma vez que sua função é a de despertar o interesse do leitor, para aprofundar o assunto nas páginas anteriores: daí a variedade e o aspecto sintético que compõem.
Analisando a primeira pagina do jornal, encontraremos: o cabeçalho (título, local de publicação, data, ano, numero, endereço, preço, editor, “slogan”, logotipo), manchetes, o resumo das principais noticias (lide), fotos, legendas, índice, previsão do tempo, indicadores financeiras.
As manchetes ganham proeminência, publicadas com grande destaque, geralmente no alto da primeira pagina de um jornal. Indicam os fatos jornalísticos de maior importância entre as noticias contidas na edição.
Outro elemento fundamental da primeira página é o lide ou “lead”, que significa, na linguagem jornalística; o inicio de qualquer texto. Trata-se de um resumo inicial, constituído pelos elementos fundamentais do relato a ser desenvolvido no corpo do texto jornalístico.
Nesse “texto introdutório” constam as informações do fato noticiado, de preferência as respostas às perguntas básicas: quem fez o quê, quando, onde, como e por quê. O lide torna possível ao leitor, que dispõe de pouco tempo, tornar conhecimento do fundamental de uma noticia em rapidíssima e condensada leitura do primeiro parágrafo. 


 "A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal." ( Emília Ferreiro)












OBSERVAÇÃO: As propagandas aqui apresentadas tem apenas o objetivo de explicitar e subsidiar o trabalho do professor em sala de aula. 





Bibliografia

www.bibliacatolica.com.br
educarparacrescer.abril.com.br/.../emilia-ferreiro-3069
Faria, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1989.
Lage, Nilson. Estrutura da notícia. 2.ed. São Paulo: Atica, 1987.
SÃO PAULO ( Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Ciclo Básico: 1º grau. 2.ed. São Paulo: SE/CENP, 1994. V.1. ( Prática Pedagógica).
Teberosky, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 3. Ed. São Paulo: Trajetória Cultural, 1990.
     





"Só em Deus repousa a minha alma, é dele que me vem o que eu espero.
Só ele é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei.
Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele.

Ó povo, confia nele de uma vez por todas; expandi, em sua presença, os vossos corações. Nosso refúgio está em Deus." ( Salmo 61:  6-9)



Obrigada povo de Deus pela grandiosa visita!

Bons Estudos!!!!

Volte Sempre!!!!

Beijos,.... Maria do Carmo.

                                                        Borboletas ameaçadas


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