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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Catarse,...

“ Expressão Elaborada da Nova Forma de Entender a Prática Social”

Livro - Uma Didática Para A Pedagogia História-crítica


"Deus é alegria.Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar".
(Rubem Alves) 

         

A CRIANÇA É UM ANJO DE DEUS, POR ISSO TODA CRIANÇA DEVE BRINCAR PARA DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE, O SEU PENSAR E O SEU AGIR. SOMENTE ASSIM, PODERÁ TER UM DESEMPENHO NAS TAREFAS ESCOLARES E NO FUTURO SER UM EXCELENTE  PROFISSIONAL.                                                                      MARIA DO CARMO.


 
      
Segundo o autor “ Esta é a faze em que o educando sistematiza e manifesta que assimilou, isto é, que assemelhou a si mesmo os conteúdos e os métodos de trabalho usados na faze anterior.”
O autor evidencia que não há rompimento entre os conceitos cotidianos e conceitos científicos. Pois, os dois processos estão inter-relacionados. Ou seja, podemos dizer que seria o mesmo que tomar consciência dos conceitos científicos pela experiência os conceitos cotidianos  onde uma irá subsidiar o outro.
Conforme Gasparin:
“Na Catarse o educando é capaz de situar e entender as questões sociais postas no início e trabalhadas nas demais fases, ressituando o conteúdo em uma nova totalidade social e dando à aprendizagem um novo sntido.” (p.126)
Nesta fase a criança encontra-se na zona de desenvolvimento imediato, onde
o agrupamento mental dos conceitos elaborados irá elevar para um nível superior e definirá cada vez mais a sua autonomia no processo ensino aprendizagem. 
“Com o estudo teórico dos conceitos científicos, comparados aos cotidianos, o educando deve chegar à síntese, em que tem condições de demostrar o grau de assimilação dos novos conteúdos. Esse nível de apropriação pode ser total ou parcial.” (p. 127).
Sendo assim, a elaboração pode ser transmitida ou por escrito, onde o autor definiu como Catarse que quer dizer:
“(...) a demonstração da nova postura mental do educando em relação ao conteúdo estudado. Essa atitude manifesta-se em seu modo de proceder ou agir intelectualmente, que, necessariamente, deve ser muito diverso daquele expresso na Prática Social Inicial do conteúdo.” (p.129).
É neste momento que o educando consegue visualizar a totalidade daquilo que antes para ele era dividido.
Conforme o autor “Deve-se ressaltar que esse tipo de avaliação não ocorre nessa fase, mas durante o transcorrer de todas as atividades”. Todavia, aqui se conclui o processo intelectual de aquisição do conhecimento proposto.
Consequentemente se torna necessário que se explicite, de forma mais clara e consistente, a real compreensão de tudo o que foi estudado. “Para ter certeza de que o conteúdo foi aprendido, o professor deve procurar identificar se o aluno sabe como aplicá-lo corretamente em varias situações sociais concretas” (p.131)
A apresentação da prática social sempre estará submetida ao aperfeiçoamento intelectual de seus autores. “Podemos verificar “que, segundo Gasparin,” Os princípios do método proposto são revolucionários porque não pretendem transformar apenas a escola, mas a própria sociedade.” (p.141).
Observa-se que a socialização e a produção de novos conhecimentos infelizmente ainda são utópicos, porém o autor nos apresenta que são bem viáveis e para isso defende uma proposta pedagógica baseada no método dialético, onde “ É o momento em que professor e aluno, havendo se aproximado na compreensão do novo conteúdo, dos novos conceitos, mantem um dialogo. Juntos definirão as estratégias de como podem usar de modo mais significativo os conceitos novos no contexto de operações sociais práticas, não dirigidas para o imediato reconhecimento teórico dos traços essenciais do conceito, mas de seu novo uso.” (p.143)  
Dessa forma o professor irá procurar conhecer o que os alunos já sabem, assim também verificar quais são suas preocupações e seus sentimentos. Sendo assim irá possibilitar um trabalho pedagógico, direcionado, adequado e significativo para os educandos. 
Segundo Gasparin “É necessário, todavia, levar sempre em conta a relação entre noções e conceitos recém-adquiridos e entre as noções anteriormente obtidas”. Isto porque a Prática Social Inicial e a Prática Social Final constituem um todo dialético, frequentemente contraditório, no qual se evidencia uma luta constante entre o velho e o novo.
A realização dessa fase com os alunos, em aula, envolve basicamente dois pontos:
    1 )    Nova atitude pratica;  
    2 )    Proposta de ação.                                  (p.144)





 " O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
                                               ( Madre Teresa de Calcutá )


Agradeço a Deus e a todos vocês que tem participado do meu trabalho, peço ao Espirito Santo de Deus que me capacite cada dia mais para que eu possa com sabedoria fazer o melhor.
Continuo contando com o carinho de todos e peço se algo não estiver do agrado desde já peço desculpas mas, gostaria que me ajudassem a melhorar o nosso cantinho de estudos!
Fiquem na Paz!!!
Beijos,....  
Maria do Carmo.



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