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sábado, 17 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA

           
                                                  



                ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA





A partir de 2 anos ( assim que a criança consegue pegar no lápis ou caneta), ela começa a "rabiscar"
 ( deixar marcas no papel). É a época das garatujas.
A princípio, é a imitação mecânica  do ato do adulto ao escrever. Mas, a nível conceitual, a criança já dá nome aos seus rabiscos. Ela pode se referir a eles como: " é o papai", " o caminhão dele", " minha casa".


EXEMPLO:  
                                                                                                     

                                                                                                   Entrada da Fase Icônica
Garatuja


Observação: TRANSIÇÃO  -  GARATUJA / ICÔNICO



À medida que a criança vai crescendo nos seus estágios cognitivos e à medida que lhe é dada oportunidade com materiais impressos e de desenho, ela vai avançando cada vez mais.
É importante nesta fase estimular a criança a folhear revistas, jornais, fotos, levando-a a interpretar gravuras e colocar à sua disposição lápis cera, pincel atômico e folhas brancas, para representação gráfica de seu pensamento.
Após a fase das garatujas, a criança entra na Fase Icônica  - a representação da escrita pela criança através do desenho.
Nessa fase, a criança vivencia a hipótese de que escrever é desenhar, e ela então tenta representar o objeto desenhado.
A princípio, a sua representação é bem distante do objeto real, são tentativas de desenhar o objeto, mas com uma forma ainda indefinida.
A cada dia, sua representação do objeto vai se aperfeiçoando até então chegar à representação bem definida do mesmo.
Não existe uma idade certa para a criança entrar nessa fase. Tudo vai depender da estimulação da família e da escola e das oportunidades que são dadas à criança ( de escrever e desenhar).

EXEMPLOS:  
   

Num dado momento, a criança passa a perceber que " escrever " não é " desenhar ", chega a diferenciar desenho de escrita e portanto passa a fase Pré- Silábica  ou  Nível 1. 

CARACTERÍSTICAS:

As crianças desse nível produzem riscos e / ou  rabiscos típicos da escrita que a criança tem como forma básica ( modelo de letra cursiva ou de imprensa).
Dessa forma, se a criança trabalha na escola com letra de imprensa, fará rabiscos separados, com linhas retas e curvas.
Por outro lado, na escola é enfatizada a letra cursiva, a criança fará grafismos ondulados.
Nessa fase, a criança usa sempre os mesmos sinais gráficos ( que podem ser letras convencionais ou outros símbolos quaisquer).

EXEMPLOS:    




As crianças´pré-silábicas acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade.  -  Realismo nominal ( coisas grandes, escreve grande; coisas pequenas, escreve pequeno ).

EXEMPLO: Ao escrever boi, pensa no tamanho do animal, por isso escreve a palavra boi com muitas letras. Se for escrever formiguinha colocará letras na sua escrita.
As crianças não separam os elementos das palavras, fazem sempre uma leitura global do que está escrito.
 ( Cada letra ou sinal vale pelo todo).



             "O verdadeiro conhecimento e a autêntica liberdade se acham em Jesus. Deixai 

             que Jesus faça parte sempre de vossa fome para valer a justiça, e de vosso 
             compromisso pelo bem-estar de vossos semelhantes." [ Papa João Paulo II ] 



                         

                     "Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão." [ Papa João Paulo II ] 







     BEIJOS,......

                                                      MARIA DO CARMO.


Fonte: 

O REAL DO CONSTRUTIVISMO - VOL.1 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

EDITORA FAPI  LTDA - BELO HORIZONTE - MG. 

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