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sábado, 20 de julho de 2013

CARACTERÍSTICAS E CONCEITOS DE UMA ESCOLA PIAGETIANA


                                           


"...a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". ( Jean Piaget )



1-Conhecimento: é um processo de construção que ocorre sempre num contexto social. É baseado na compreensão, é solido, sustentado não apenas pelas informações dos livro e professores, mas também pelas experiências do próprio aluno.

2- Ensino: Consiste na criação de situações favoráveis à aprendizagem . O professor atua como orientador, organizador e coordenador de atividades. Ensinar consiste em envolver os alunos em atividades, provocar discussões e reflexão entre alunos, problematizar. 


3- Aprendizagem:..................} Compreensão...............}assimilação.................}acomodação............}adaptação.Construções sucessivas com elaboração constantes de novas estruturas, através da atividade do sujeito em interação com objetivo do conhecimento.


 O SUJEITO É O PONTO DE  PARTIDA DE TODA APRENDIZAGEM. 

4- Atividades Didáticas: dinâmicas, vivências de grupo, projetos, aulas participativas, discussões-debates, apresentações artísticas, excursões,jogos, brincadeiras,sessões de cinema e vídeo , confecção de material,etc.   

5- Avaliação do aluno e do Processo Ensino-Aprendizagem: é constante, diagnóstica, qualitativa e individual. Todos o processo ensino-aprendizagem do aluno é avaliado no dia-a-dia.
A avaliação é a condição básica para qualquer planejamento do professor. É a avaliação contínua do aluno que mostrará ao professor o caminho a seguir, as atividades necessárias e apropriadas ao aluno, as intervenções que ele requer do professor naquele momento. A avaliação diária do aluno e das atividades desenvolvidas subsidiarão o planejamento do professor para o dia seguinte.


                                      


"Nas brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo". (Jean Piaget)



O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

O sujeito (aluno) nesta perspectiva é o ponto de partida para aprendizagem, porque é ele que constrói o seu próprio conhecimento e desenvolve sua própria inteligência adaptativa ( habilidade para adaptar-se a um maior número de situações). Mudam-se  assim a função da educação, os objetivos do ensino, e, com o papel do professor, a metodologia de ensino e de avaliação, a forma de tratamento do conteúdo de ensino.

1- Quanto ao papel do professor  /  mudança de postura

O professor não é dono do saber, mas um orientador, um incentivador, um viabilizador do processo ensino-aprendizagem, um desequilibrador, provocador de situações problemáticas, de conflitos cognitivos, um regulador destes conflitos.

Para isso, é preciso que o educador:    

- Respeite o tempo que cada aluno precisa para aprender.
-Aproveite  o conhecimento que o aluno já tem e parta dele para novos conhecimentos . ( Zona de Desenvolvimento Real para Zona de Desenvolvimento Potencial - Vigostsky)

- Conheça os estágios de desenvolvimento do aluno, as suas possibilidades e limitações. ( identifique o nível mental em que o aluno se situa, para fornecer-lhe condições de crescimento)

- Conheça e aplique metodologias variadas, adequadas a cada aluno.
-Seja pesquisador, analista, questionador e avaliador das práticas pedagógicas e seus resultados.

-Seja criativo e dinâmico.


"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano". ( Jean Piaget)



Obrigada, pelo carinho;
Bons estudos!!
Beijos,...

Maria do Carmo. 

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