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domingo, 14 de julho de 2013

CONDIÇÕES PRÉVIAS A UMA LEITURA

( SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO)


    "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual,
por trás da mão que pega o lápis,
dos olhos que olham,
dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)







                                              DIFERENCIAR TEXTO DE DESENHO



               TEXTO CONSIDERADO COMO ETIQUETA DO DESENHO:

A etiquetagem constitui um momento evolutivo muito importante no desenvolvimento da conceitualização da leitura e escrita. Constitui os primeiros passos de sua apropriação. Nessa fase, a criança acredita que tudo que está escrito é etiqueta do desenho. Ela lê através da gravura.

CONHECER O QUE SERVE PARA LER--------------} distinção:    * texto
                                                                                                             *gravura

                                 Condição básica para o início da alfabetização

Para chegar a essa distinção, as crianças passa por " critérios de classificação":

* Quantidade mínima de caracteres--------------} para que se possa ler uma palavra, é necessário que possua a quantidade mínima de três caracteres. Com menos letras não será possível.

* Variedade de caracteres------------} não se podem ler letras repetidas ( A A A,M M M )


Essas noções não são transmitidas socialmente, são critérios estabelecidos pelas próprias crianças, e o professor jamais suspeitaria de sua existência. Inclusive, é comum o docente iniciar o trabalho de alfabetização com palavras de letras repetidas ( Cartilha ) e treino de vogais isoladas. 

Como o desenvolvimento nesse campo está ligado a uma construção da própria criança, o professor que desconhece a psicogênese ( forma como a criança aprende) dessa evolução jamais pensaria nessa incoerência existente entre a sua forma de ensinar com o que a criança pensa sobre o assunto, provocando, no caso, uma grande confusão para o aprendiz.   

              HIPÓTESE DE CORRELAÇÃO ------------}  ESCRITA E IMAGEM

* Indiferenciação desenho-escrita-----------} Perguntando-se à criança onde há algo para ler, ela assinala tanto o desenho quanto o texto. Para as crianças desse nível, desenho e texto são considerados como formas distintas de representar o mesmo significado.

* Diferenciação desenho-escrita------------} Num dado momento, o texto se diferencia da imagem, porém, à criança acha que o enunciado verbal corresponde apenas ao nome das coisas desenhadas  " HIPÓTESE DO NOME ".

Isso ocorre devido à diferenciação que ela estabelece entre " o que está escrito" e " o que  se pode ler". Para nós adultos, está muito claro que tudo que lemos está escrito. Para a criança de um certo nível de evolução, somente os nomes das coisas e das pessoas estão escritos. Nesse caso, ela parte de um dos nomes que supõe estar escrito e lê uma oração, ou, então, antecipa a oração, situando no texto um desses nomes. Nesse nível, a criança ainda  não concebe a  escrita como expressão gráfica da linguagem.  Apenas o nome do objeto é representável, o restante não é necessário. Pelo substantivo infere-se o restante da frase ( esquema telegráfico). Busca de uma correspondência, termo, entre fragmentos gráficos e segmentos sonoros.
Estabelecida  a distinção entre texto e desenho, a criança começa a observar as propriedades do texto ( extensão  da frase, quantidade de linhas, fragmentos numa mesma linha , etc.). Num dado momento, na linha de evolução, a criança estabelece uma correspondência entre os segmentos gráficos - HIPÓTESE SILÁBICA".
A partir daí, considera a escrita diretamente ligada a linguagem, e isso representa um avanço extraordinário, pois chegou a um nível de conceituação que lhe permitirá acompanhar o trabalho escolar sem maiores problemas.

                                          LEITURA SEM IMAGEM      

Escrita vinculada ao oral --------------} A criança nesse nível, estabelece a vinculação do código escrito com o código oral ( decisivo  na aprendizagem da lecto-escrita.) 
Ainda sem saber decifrar, a criança chega a admitir que todas as palavras estão escritas, incluindo-se os artigos, porque já descobriu a ordem da escrita correspondente, termo a termo, à ordem de emissão.


A CRIANÇA PARTE:  da percepção gestáltica da palavra   
                   
                            para a correspondência entre a palavra e o real 
                                ( concreto )

                            para a escrita como representação da linguagem.




MEU FILHO COM O NOSSO XODÓ MYO.


    OBRIGADA PELA VISITA;
    FIQUEM NA PAZ!!!
    BEIJOS,.....
    MARIA DO CARMO.
   
     

Fonte: 

O REAL DO CONSTRUTIVISMO - VOL.1 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

EDITORA FAPI  LTDA - BELO HORIZONTE - MG. 

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