"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual,
por trás da mão que pega o lápis,
dos olhos que olham,
dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)
dos olhos que olham,
dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)
DIFERENCIAR TEXTO DE DESENHO
TEXTO CONSIDERADO COMO ETIQUETA DO DESENHO:
A etiquetagem constitui um momento evolutivo muito importante no desenvolvimento da conceitualização da leitura e escrita. Constitui os primeiros passos de sua apropriação. Nessa fase, a criança acredita que tudo que está escrito é etiqueta do desenho. Ela lê através da gravura.
CONHECER O QUE SERVE PARA LER--------------} distinção: * texto
*gravura
Condição básica para o início da alfabetização
Para chegar a essa distinção, as crianças passa por " critérios de classificação":
* Quantidade mínima de caracteres--------------} para que se possa ler uma palavra, é necessário que possua a quantidade mínima de três caracteres. Com menos letras não será possível.
* Variedade de caracteres------------} não se podem ler letras repetidas ( A A A,M M M )
Essas noções não são transmitidas socialmente, são critérios estabelecidos pelas próprias crianças, e o professor jamais suspeitaria de sua existência. Inclusive, é comum o docente iniciar o trabalho de alfabetização com palavras de letras repetidas ( Cartilha ) e treino de vogais isoladas.
Como o desenvolvimento nesse campo está ligado a uma construção da própria criança, o professor que desconhece a psicogênese ( forma como a criança aprende) dessa evolução jamais pensaria nessa incoerência existente entre a sua forma de ensinar com o que a criança pensa sobre o assunto, provocando, no caso, uma grande confusão para o aprendiz.
HIPÓTESE DE CORRELAÇÃO ------------} ESCRITA E IMAGEM
* Indiferenciação desenho-escrita-----------} Perguntando-se à criança onde há algo para ler, ela assinala tanto o desenho quanto o texto. Para as crianças desse nível, desenho e texto são considerados como formas distintas de representar o mesmo significado.
* Diferenciação desenho-escrita------------} Num dado momento, o texto se diferencia da imagem, porém, à criança acha que o enunciado verbal corresponde apenas ao nome das coisas desenhadas " HIPÓTESE DO NOME ".
Isso ocorre devido à diferenciação que ela estabelece entre " o que está escrito" e " o que se pode ler". Para nós adultos, está muito claro que tudo que lemos está escrito. Para a criança de um certo nível de evolução, somente os nomes das coisas e das pessoas estão escritos. Nesse caso, ela parte de um dos nomes que supõe estar escrito e lê uma oração, ou, então, antecipa a oração, situando no texto um desses nomes. Nesse nível, a criança ainda não concebe a escrita como expressão gráfica da linguagem. Apenas o nome do objeto é representável, o restante não é necessário. Pelo substantivo infere-se o restante da frase ( esquema telegráfico). Busca de uma correspondência, termo, entre fragmentos gráficos e segmentos sonoros.
Estabelecida a distinção entre texto e desenho, a criança começa a observar as propriedades do texto ( extensão da frase, quantidade de linhas, fragmentos numa mesma linha , etc.). Num dado momento, na linha de evolução, a criança estabelece uma correspondência entre os segmentos gráficos - HIPÓTESE SILÁBICA".
A partir daí, considera a escrita diretamente ligada a linguagem, e isso representa um avanço extraordinário, pois chegou a um nível de conceituação que lhe permitirá acompanhar o trabalho escolar sem maiores problemas.
LEITURA SEM IMAGEM
Escrita vinculada ao oral --------------} A criança nesse nível, estabelece a vinculação do código escrito com o código oral ( decisivo na aprendizagem da lecto-escrita.)
Ainda sem saber decifrar, a criança chega a admitir que todas as palavras estão escritas, incluindo-se os artigos, porque já descobriu a ordem da escrita correspondente, termo a termo, à ordem de emissão.
A CRIANÇA PARTE: da percepção gestáltica da palavra
para a correspondência entre a palavra e o real
( concreto )
para a escrita como representação da linguagem.
MEU FILHO COM O NOSSO XODÓ MYO.
OBRIGADA PELA VISITA;
FIQUEM NA PAZ!!!
BEIJOS,.....
MARIA DO CARMO.
Fonte:
O REAL DO CONSTRUTIVISMO - VOL.1 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS
EDITORA FAPI LTDA - BELO HORIZONTE - MG.
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