NÍVEL 3 - SILÁBICO
CARACTERÍSTICAS:
É a atenção da criança às atividades sonoras do significante que marca neste período a fonetização da escrita ( descoberta dos sons da fala ), que se inicia com um período silábico e culmina no período alfabético).
A criança chega à hipótese de que a escrita representa a fala.
É o momento em que a criança faz a correspondência da escrita com a fala, sendo a fase mais importante da alfabetização.
A criança começa por descobrir que as partes da escrita ( sua letras ) podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita ( suas sílabas ).
A criança formula a hipótese de que cada letra ou sinal vale por uma sílaba. Num primeiro momento, as grafias são diferenciadas sem que as letras tenham seu valor sonoro convencional.
EXEMPLOS:
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Num grau de evolução maior, as crianças empregam nas suas grafias vogais e até consoantes tendo já o seu valor convencional. ( Empregam vogais ou consoantes das sílabas das palavras que querem escrever).
EXEMPLOS:
Essa hipótese silábica é importante, por duas razões:
1º - Permite obter um critério geral para regular as variações na quantidade das letras que devem ser escritas.
2º - Centra a atenção da criança nas variações sonoras entre as palavras.
CONTRADIÇÕES...................} - Monossílabo deveria ser escrito com uma única letra, mas assim o escrito não poderia ser lido.
CONFLITOS
PRESENTES NAS
CRIANÇAS Como escrever pé, mar, sol?
- As escritas dos adultos possuem mais letras do que a hipótese silábica permite.
EXEMPLOS:
OBSERVAÇÃO: Nível silábico não significa capacidade da criança para compreender e assimilar sílabas. Ela percebe sílabas ( pedacinhos da palavra) no roal e não na escrita.
Cabe ressaltar aqui que o trabalho com famílias silábicas ( cartilha) nessa fase é inócuo e improdutivo.
A criança, mesmo treinando as famílias incansavelmente, não as emprega na sua escrita silábica.
Bons estudos!
Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijos,.....
Maria do Carmo.
Fonte:
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