17.1. PROGRAMA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DISCIPLINAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E
ENSINO MÉDIO
1- Tendências e concepções pedagógicas; 1.1 A educação e suas relações sócio-econômico-político e
culturais; 1.2 As relações entre educação, trabalho e cidadania; 1.3 Inclusão educacional e diversidade; 1.4
Função social da escola 2- Estrutura educacional brasileira; 2.1 Sistema educacional brasileiro: níveis e
modalidades de ensino; 2.2 Legislação: Lei nº 9394/96 LDBEN, Lei nº 8.069/90 ECA, Lei nº 10639/03
História e cultura afro-brasileira e africana 2.3 As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual para a
educação básica; 3- Elementos da prática pedagógica; 3.1Organização da escola e instâncias colegiadas;
3.2 Saberes escolares, método didático, avaliação escolar, recursos didáticos e o uso de novas
tecnologias da informação e comunicação na educação. 3.3 Projeto Político-Pedagógico da escola. 3.4
Gestão Democrática.
ARTE - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Histórico da Disciplina no Brasil e Estado do Paraná: A
história do ensino de Arte no Brasil. Fundamentos teóricos da Arte, influência estrangeira e sua
incorporação ao ensino brasileiro: Período colonial e do império; da primeira república até 1960; a lei nº
5692/71 e sua vigência na escola pública; os movimentos dos anos 80, Constituição Federal, Currículo
Básico para as Escolas Públicas do Paraná(1992); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Diretrizes
Curriculares do Estado do Paraná. Fundamentação Teórica: Teorias críticas da arte que tem como ponto
de referência o materialismo histórico dialético. Filosofia da Arte. Sociologia da Arte: função social da arte.
Psicologia da Arte. Cultura popular, erudita, Indústria Cultural e as novas tecnologias na arte
contemporânea. Interpretações da arte na sociedade: arte como ideologia, arte como forma de
conhecimento, arte como trabalho criador. Conteúdos Estruturantes: Elementos Formais. Composição.
Movimentos e períodos. Tempo Espaço.MINUTA
EDITAL Nº XX/2012 – GS/SEED
25
BIOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepção atual de ciência adotada nas Diretrizes
Curriculares do Estado do Paraná (DCE); concepção de Ciência presente nas relações sociais de cada
momento histórico; diferentes concepções sobre o fenômeno Vida em diferentes contextos históricos;
história da disciplina no Brasil; diferentes métodos para o estudo do fenômeno Vida; teorias sobre o
surgimento dos primeiros seres vivos; histórico e evolução das observações celulares; estruturas,
mecanismos, diferenciação e organização celulares; embriologia, anatomia e fisiologia comparadas dos
diferentes seres vivos; diversidade dos seres vivos e diferentes níveis de organização; relações entre os
seres vivos e estes com o ambiente; formas de transmissão das características hereditárias e o papel do
ambiente; estratégias de adaptação e sobrevivência dos seres vivos ao longo do processo evolutivo.
CIÊNCIAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Os candidatos a profissionais do ensino para assumirem
a disciplina de ciências deverão estar informados a respeito das várias vertentes adotadas para o conceito
de ciência, sua evolução histórica e sua influência no que diz respeito ao ensino de ciências. O debate a
respeito das diferenças entre a prática científica e o ensino de ciências, suscitando ao questionamento do
que representa o ensino de ciências nos dias atuais e o que representou o ensino de ciências na sua
evolução histórica é de importância significativa para este professor, bem como a questão de quais
conteúdos devem fazer parte do recorte epistemológico desta disciplina e a discussão do papel do
professor na disciplina de ciências. Importante também o professor ter um panorama geral das opções
teórico–metodológicas, ressaltando a necessidade de conhecer profundamente sobre a abordagem da
pedagogia histórico-crítica e sócio-interacionista dos conteúdos da disciplina de ciências. Cabe ao
professor de ciências o domínio de conteúdos específicos da disciplina de ciências, a saber: noções de
Física, Química, Astronomia, corpo humano e suas funções orgânicas, diversidade e organização da vida
na terra, relações entre os seres vivos e estes com o ambiente.
EDUCAÇÃO FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: O enfoque histórico dado a disciplina deve
partir de fatos econômicos, sociais e culturais ocorridos na sociedade do século XIX e XX. Fatos esses que
influenciam e são influenciados pela Educação Física. A abordagem histórica deve permitir ao professor o
reconhecimento das principais teorias que estruturaram a Educação Física ao longo dos anos. Partindo de
uma concepção higienista e militar, perpassando à psicomotricidade, até chegar nas concepções críticas
da Educação Física possibilitando, portanto, o aprofundamento histórico das relações. A trajetória MINUTA
EDITAL Nº XX/2012 – GS/SEED
26
percorrida pela Educação Física, confronta projetos antagônicos de sociedade e de educação. Se em
determinado momento priorizou-se a formação de um corpo forte e obediente, projeto esse amparado por
uma forte tradição positivista, agora tem se priorizado a formação humana, cuja concepção teórica
fundamenta-se nas teorias críticas, com maior destaque ao materialismo histórico-dialético. Esta última
concepção, auxilia no entendimento da constituição da materialidade corpórea, efetivada por meio das
intensas relações mantidas entre o ser humano e a natureza, apoiadas na categoria trabalho
fundamentalmente. Os conteúdos a serem desenvolvidos são: Esporte, Lutas, Dança, Ginástica, Jogos,
Brinquedos e Brincadeiras. Esses são os saberes de grande amplitude e de tradição da disciplina, tais
conteúdos não são vistos de forma estanques, mas podem sofrer um processo de ressignificação ao
longo da história.
FILOSOFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão histórica do ensino de Filosofia no Brasil – a
Filosofia à época da proclamação da república; o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932; Lei
de Diretrizes e Bases: 4024/61; 5692/71; 9394/96; parecer nº 38/2006 - do Conselho Nacional de
Educação; a disciplina de Filosofia no ensino médio paranaense. Fundamentos teóricos-metodológicos – o
que é o conceito; filosofia como criação de conceitos; o problema filosófico; a importância do método;
filosofia como exercício de análise, investigação e crítica; a importância da leitura e da escrita; a atividade
filosófica; o caráter não fragmentário da filosofia. Conteúdos estruturantes e conteúdos específicos: mito e
filosofia – a filosofia como superação das narrativas míticas; do pensamento por imagens ao pensamento
por conceitos; teoria do conhecimento – critérios de verdade; possibilidade do conhecimento; âmbito do
conhecimento; origem do conhecimento; ética – o agir humano; constituintes da dimensão ética: sujeito
ético; valores e meios; o caráter especulativo e normativo da ética; análise crítica dos valores e normas; a
relação entre o sujeito e a norma; filosofia política – comunidade política; relações de poder; regimes
políticos; o público e o privado; democracia antiga e democracia contemporânea; a constituição do Estado
moderno; a questão da cidadania; o problema da representação; participação e passividade política;
filosofia da ciência – o conhecimento científico; método e técnica; reflexão crítica dos princípios, das
hipóteses e dos resultados das ciências; provisoriedade do conhecimento científico; ciência, tecnologia e
poder; biotecnociências; estética – a dimensão do sensível; criatividade; intuição; imaginação; o belo; a
arte; fruição da obra de arte; reprodutibilidade da obra de arte; arte e mercado; arte e sociedade.MINUTA
EDITAL Nº XX/2012 – GS/SEED
27
FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: O quadro conceitual de referência da Física (século XIX –
início do século XX) presente em três campos de estudo: Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo.
Os conceitos fundamentais presentes nestes três campos de estudo: espaço, tempo e matéria;
temperatura, calor e entropia; carga, campo e pólos magnéticos. Referenciais tanto do ponto de vista
clássico como do relativístico; a concepção de matéria tanto do ponto de vista clássico como do
relativístico. Momentum, o Princípio da Inércia e a Conservação Momentum; Variação do Momentum e
Impulso, a Segunda Lei de Newton; Gravitação Universal, a 3ª Lei de Newton e condições de equilíbrio;
Fluídos; Oscilações; A Energia e o Princípio da Conservação da Energia; Leis da Termodinâmica;
Propriedades térmicas e Dilatação dos materias; Carga elétrica e Campo eletromagnético; Força
eletromagnética; as equações de Maxwell; Elementos de um Circuito elétrico; Óptica; Efeito Fotoelétrico;
Efeito Compton; Dualidade onda-partícula.
GEOGRAFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: As concepções teóricas da ciência geográfica desde
o século XIX e como essas se implementam nas escolas brasileiras. Objeto de Estudo da Geografia
entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade, constituído pela inter-relação dos
objetos naturais, culturais e técnicos e as ações. Conceitos fundamentais: Paisagem; Região; Território;
Lugar; Sociedade; Natureza; Rede. As desigualdades econômicas na configuração socioespacial. A
apropriação do meio -natural/artificial - pela sociedade criando uma rede de transformação e circulação de
mercadorias, pessoas, informações e capitais. A produção do espaço geográfico em diferentes escalas. O
elementos da natureza, sua dinâmica e as alterações nela causadas pela sociedade, no modelo
econômico do capitalismo. Relações de poder e domínio sobre os territórios em diferentes escalas. As
questões demográficas da constituição do espaço geográfico. As configurações espaciais e as
manifestações culturais dos grupos sociais e étnicos.
HISTÓRIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão Histórica da disciplina: História da disciplina
de 1970 à 2006. Estudos Sociais – LDB 5692/71; Currículo Básico do Estado do Paraná e Reestruturação
do Ensino do Segundo Grau no Paraná (1990); Parâmetros Curriculares Nacionais – LDB (9394/96) e
Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Fundamentos teóricos: Nova História, Nova História Cultural
e Nova Esquerda Inglesa. Conceitos Históricos: a) Epistemiológicos: tempo, sujeitos, processo histórico,
consciência histórica, documento (memória, patrimônio, produção de dados); b) Específicos: Nova História MINUTA
EDITAL Nº XX/2012 – GS/SEED
28
- mentalidades; Nova História Cultural - representação, prática cultural, Particularidade cultural; Nova
Esquerda Inglesa - experiência, hegemonia, cultura comum. Conteúdos estruturantes: a) Ensino
Fundamental: Dimensão Política, Dimensão Econômica-social e Dimensão Cultural. b) Ensino Médio:
Relações de Trabalho, Relações de Poder e Relações Culturais.
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS – INGLESA, ESPANHOLA, ALEMÃ E ITALIANA -
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Teorias de Ensino e Aprendizagem (apropriação de conhecimento
historicamente produzido nesse campo);Estudo das principais abordagens e métodos e suas contribuições
para o ensino da Língua Estrangeira Moderna; As abordagens e o contexto sócio-histórico: implicações no
ensino de Língua Estrangeira Moderna; Função social e educacional do ensino de Língua Estrangeira
Moderna na escola pública; Concepção de língua, texto e leitura; Língua, fala e enunciação; Linguagem e
sociedade (introdução a questões relativas à língua, poder, identidade e cultura) Análise critica do discurso
(desenvolvimento de conhecimento sobre o papel da linguagem nas relações sócio-educacionais).A
interação do sujeito com textos por meio das práticas discursivas.
LÍNGUA PORTUGUESA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A história da Disciplina Língua Portuguesa;
Concepção de língua/linguagem como processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia,
alteridade, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos; Oralidade: concepção, gêneros
orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral; Leitura: concepção, gêneros, papel do
leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e
ensino, análise da natureza estética do texto literário; Escrita: produção de texto na escola, papel do
interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores lingüísticos e discursivos da escrita, o
trabalho de análise e revisão de reescrita de textos; Análise Lingüística: o texto (oral e escrito) como
unidade privilegiada na análise/reflexão da língua(gem), os efeitos de sentido provocados pelos elementos
lingüísticos, a norma padrão e as outras variedades lingüísticas.
MATEMÁTICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão Histórica da Disciplina de Matemática;
Educação Matemática e suas relações entre o processo de ensino, aprendizagem e conhecimento
matemático; Tendências em Educação Matemática (resolução de problemas, modelagem,
etnomatemática, história da matemática e mídias tecnológicas); Conjuntos Numéricos; Equações; MINUTA
EDITAL Nº XX/2012 – GS/SEED
29
Polinômios; Sistema de Medidas; Proporcionalidade; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares;
Geometria Plana; Geometria Espacial; Geometria Analítica; Tópicos da Geometria não-euclidiana; Função
Afim; Função Quadrática; Função Exponencial; Função Logarítmica; Função Trigonométrica; Função
Modular; Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; Análise Combinatória; Estatística; Matemática
Financeira; Binômio de Newton.
QUÍMICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dimensão histórica da disciplina: contribuições da
alquimia; fatos marcantes da história do conhecimento químico e suas inter relações de natureza
econômica, política e social; Ensino de Química: constituição da Química como disciplinar escolar; as
reformas de ensino e suas implicações no ensino de Química no Brasil ; Fundamentos teóricometodológicos: construção e reconstrução de significados dos conceitos científicos a partir do contato com
o objeto de estudo da química – matéria e suas transformações; abordagem experimental;
contextualização; superação do método tradicional de ensino; Conteúdos estruturantes: Química sintética
– síntese de novos produtos e novos materiais; Matéria e sua natureza – estudo dos aspectos
microscópicos dos materiais para compreensão dos aspectos macroscópicos ; Biogeoquímica- interações
existentes entre hidrosfera, litosfera e atmosfera;
SOCIOLOGIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Regras do método Sociológico. Sujeito e Objeto,
interlocutor e informante, teoria ator-rede. O pensamento de Popper, Kuhn e Feyerabend. Trabalho de
campo, survey, análise de discurso, grupo focal, tipos de entrevista. Positivismo, interacionismo,
evolucionismo, difusionismo, estruturalismo, funcionalismo, sociologia compreensiva, materialismo
histórico, relativismo, perspectivismo, pós-modernismo, fenomenologia, história dos conceitos, liberalismo,
socialismo, social democracia. Fato social, ação social, indivíduo e sociedade, redes sociais, divisão social
do trabalho, estratificação social, dominação, podersimbólico, conflito e mudança social, cultura, ideologia;
instituições, carisma, tradição, modernidade e pósmodernidade,urbanização, rural-urbano, estado, habitus,
poder simbólico, parentesco, sistemas partidários, sistemas eleitorais, regimes de governo, formas
clássicas de governo (monarquia, aristocracia, democracia) e sistemas de governo(parlamentarismo e
presidencialismo), formas de estado, burocracia. Movimentos Sociais, Espaços Segregados, Populações
Marginalizadas, Migração, Relações Raciais, Movimentos Culturais, Violência e Segurança Pública, Elites
políticas e financeiras, Justiça, Educação, Consumo, Trabalho, Meio ambiente, Planejamento Urbano.
Bom pessoal ai está apenas a parte do conteúdo porém se caso desejar esclarecer mais alguma dúvida acesse: www.educacao.pr.gov.b
E na hora que sentir desanimado ou cansado não desista entregue nas mãos de Deus todas as suas dificuldades através da oração poderá revigorar, então sugiro a vocês ouvir, cantar e orar com o auxilio do CD do Padre Reginaldo Manzotti. Onde também poderá acessar e encontrar muitas maravilhas. http://www.padrereginaldomanzotti.org.br
Desejo uma excelente noite muito abençoada!
Bons estudos!
Obrigada pela Visita!
Beijinhos,....
Maria do Carmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário