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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Autorizado Concurso,.....

                         Olá amigos(as), segue uma parte da minuta do concurso para professores  segundo a Secretaria da Educação de Maringá.                                   




17.1. PROGRAMA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DISCIPLINAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 
ENSINO MÉDIO


1- Tendências e concepções pedagógicas; 1.1 A educação e suas  relações sócio-econômico-político e 
culturais; 1.2 As relações entre educação, trabalho e cidadania; 1.3 Inclusão educacional e diversidade; 1.4 
Função social da escola  2- Estrutura educacional brasileira; 2.1 Sistema educacional brasileiro: níveis e 
modalidades de ensino; 2.2 Legislação: Lei nº 9394/96 LDBEN, Lei nº 8.069/90 ECA, Lei nº 10639/03 
História e cultura afro-brasileira e africana 2.3 As Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual para a 
educação básica; 3- Elementos da prática pedagógica; 3.1Organização da escola e instâncias colegiadas; 
3.2 Saberes escolares, método didático, avaliação escolar, recursos didáticos e o uso de novas 
tecnologias da informação e comunicação na educação. 3.3  Projeto Político-Pedagógico da escola. 3.4 
Gestão Democrática.
ARTE  - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Histórico da Disciplina no Brasil e Estado do Paraná: A 
história do ensino de Arte no Brasil. Fundamentos teóricos da Arte, influência estrangeira e sua 
incorporação ao ensino brasileiro: Período colonial e do império; da primeira república até 1960; a lei nº 
5692/71 e sua vigência na escola pública; os movimentos dos anos 80, Constituição Federal, Currículo 
Básico para as Escolas Públicas do Paraná(1992); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 
(LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); Diretrizes 
Curriculares do Estado do Paraná. Fundamentação Teórica: Teorias críticas da arte que tem como ponto 
de referência o materialismo histórico dialético. Filosofia da Arte. Sociologia da Arte: função social da arte. 
Psicologia da Arte. Cultura popular, erudita, Indústria Cultural e as novas tecnologias na arte 
contemporânea. Interpretações da arte na sociedade: arte como ideologia, arte como forma de 
conhecimento, arte como trabalho criador. Conteúdos Estruturantes: Elementos Formais. Composição. 
Movimentos e períodos. Tempo Espaço.MINUTA
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BIOLOGIA  - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Concepção atual de ciência adotada nas Diretrizes 
Curriculares do Estado do Paraná (DCE); concepção de Ciência presente nas relações sociais de cada 
momento histórico;  diferentes concepções sobre o fenômeno Vida em diferentes contextos históricos; 
história da disciplina no Brasil; diferentes métodos para o estudo do fenômeno Vida; teorias sobre o 
surgimento dos primeiros seres vivos; histórico e evolução das observações celulares; estruturas, 
mecanismos, diferenciação e organização celulares; embriologia, anatomia e fisiologia comparadas dos 
diferentes seres vivos; diversidade dos seres vivos e diferentes níveis de organização; relações entre os 
seres vivos e estes com o ambiente; formas de transmissão das características hereditárias e o papel do 
ambiente; estratégias de adaptação e sobrevivência dos seres vivos ao longo do processo evolutivo.
CIÊNCIAS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Os candidatos a profissionais do ensino para assumirem 
a disciplina de ciências deverão estar informados a respeito das várias vertentes adotadas para o conceito 
de ciência, sua evolução histórica e sua influência no que diz respeito ao ensino de ciências. O debate a 
respeito das diferenças entre a prática científica e o ensino de ciências, suscitando ao questionamento do 
que representa o ensino de  ciências nos dias atuais e o que representou o ensino de ciências na sua 
evolução histórica é de importância significativa para este professor, bem como a questão de quais 
conteúdos devem fazer parte do recorte epistemológico desta disciplina e a discussão do papel do 
professor na disciplina de ciências. Importante também o professor ter um panorama geral das opções 
teórico–metodológicas, ressaltando a necessidade de conhecer profundamente sobre a abordagem da 
pedagogia histórico-crítica e sócio-interacionista dos conteúdos da disciplina de ciências. Cabe ao 
professor de ciências o domínio de conteúdos específicos da disciplina de ciências, a saber:  noções de 
Física, Química, Astronomia,  corpo humano e suas funções orgânicas, diversidade e organização da vida 
na terra, relações entre os seres vivos e estes com o ambiente.
EDUCAÇÃO FÍSICA  - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:   O enfoque histórico dado a disciplina deve 
partir de fatos econômicos, sociais e culturais ocorridos na sociedade do século XIX e XX. Fatos esses que 
influenciam e são influenciados pela Educação Física. A abordagem histórica deve permitir ao professor o 
reconhecimento das principais teorias que estruturaram a Educação Física ao longo dos anos. Partindo de 
uma concepção higienista e militar, perpassando à psicomotricidade, até chegar nas concepções críticas 
da Educação Física possibilitando, portanto, o aprofundamento histórico das relações. A trajetória MINUTA
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percorrida pela Educação Física, confronta projetos antagônicos de sociedade e de educação.  Se em 
determinado momento priorizou-se a formação de um corpo forte e obediente, projeto esse amparado por 
uma forte tradição positivista, agora tem se priorizado a formação humana, cuja concepção teórica 
fundamenta-se nas teorias críticas, com maior destaque ao materialismo histórico-dialético. Esta última 
concepção, auxilia no entendimento da constituição da materialidade corpórea, efetivada por meio das 
intensas relações mantidas entre o ser humano e a natureza, apoiadas na categoria trabalho 
fundamentalmente. Os conteúdos a serem desenvolvidos são: Esporte, Lutas, Dança, Ginástica, Jogos, 
Brinquedos e Brincadeiras. Esses são os saberes de grande amplitude e de tradição da disciplina, tais 
conteúdos não são vistos de forma estanques,  mas podem sofrer um  processo de ressignificação ao 
longo da história.
FILOSOFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Dimensão histórica do ensino de Filosofia no Brasil –  a 
Filosofia à época da proclamação da república; o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932; Lei 
de Diretrizes e Bases: 4024/61; 5692/71; 9394/96; parecer nº 38/2006  - do Conselho Nacional de 
Educação; a disciplina de Filosofia no ensino médio paranaense. Fundamentos teóricos-metodológicos – o 
que é o conceito; filosofia como criação de conceitos; o problema filosófico; a importância do método; 
filosofia como exercício de análise, investigação e crítica; a importância da leitura e da escrita; a atividade 
filosófica; o caráter não fragmentário da filosofia. Conteúdos estruturantes e conteúdos específicos: mito e 
filosofia – a filosofia como superação das narrativas míticas; do pensamento por imagens ao pensamento 
por conceitos; teoria do conhecimento – critérios de verdade; possibilidade do conhecimento; âmbito do 
conhecimento; origem do conhecimento;  ética – o agir humano; constituintes da dimensão ética: sujeito 
ético; valores e meios; o caráter especulativo e normativo da ética; análise crítica dos valores e normas; a 
relação entre o sujeito e a norma;  filosofia política  – comunidade política; relações de poder; regimes 
políticos; o público e o privado; democracia antiga e democracia contemporânea; a constituição do Estado 
moderno; a questão da cidadania; o problema da representação; participação e passividade política; 
filosofia da ciência  – o conhecimento científico; método e técnica; reflexão crítica dos princípios, das 
hipóteses e dos resultados das ciências; provisoriedade do conhecimento científico; ciência, tecnologia e 
poder; biotecnociências; estética – a  dimensão do sensível; criatividade; intuição; imaginação; o belo; a 
arte; fruição da obra de arte; reprodutibilidade da obra de arte; arte e mercado; arte e sociedade.MINUTA
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FÍSICA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  O quadro conceitual de referência da Física (século XIX –
início do século XX) presente em três campos de estudo: Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo. 
Os conceitos fundamentais presentes nestes três campos de estudo: espaço, tempo e matéria; 
temperatura, calor e entropia; carga, campo e pólos magnéticos. Referenciais tanto do ponto de vista 
clássico como do relativístico; a concepção de matéria tanto do ponto de vista clássico como do 
relativístico. Momentum, o Princípio da Inércia e a Conservação  Momentum; Variação do Momentum  e 
Impulso, a Segunda Lei de Newton; Gravitação Universal, a 3ª Lei de Newton e condições de equilíbrio; 
Fluídos; Oscilações; A Energia e o Princípio da Conservação da Energia; Leis da Termodinâmica; 
Propriedades térmicas e Dilatação dos materias; Carga elétrica e Campo eletromagnético; Força 
eletromagnética; as equações de Maxwell; Elementos de um Circuito elétrico; Óptica; Efeito Fotoelétrico; 
Efeito Compton; Dualidade onda-partícula.
GEOGRAFIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  As concepções teóricas da ciência geográfica desde 
o século XIX e como essas se implementam nas  escolas brasileiras. Objeto de Estudo da Geografia 
entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade, constituído pela inter-relação dos 
objetos naturais, culturais e técnicos  e as ações. Conceitos fundamentais:  Paisagem; Região; Território; 
Lugar; Sociedade; Natureza; Rede. As desigualdades econômicas na configuração socioespacial. A 
apropriação do meio -natural/artificial - pela sociedade criando uma rede de transformação e circulação de 
mercadorias, pessoas, informações e capitais.  A produção do espaço geográfico em diferentes escalas. O 
elementos da natureza, sua dinâmica e as alterações nela causadas pela sociedade, no modelo 
econômico do capitalismo.  Relações de poder e domínio sobre os territórios em diferentes escalas. As 
questões demográficas da constituição do espaço geográfico. As configurações espaciais e as 
manifestações culturais dos grupos sociais e étnicos. 
HISTÓRIA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Dimensão Histórica  da disciplina:  História da disciplina 
de 1970 à 2006. Estudos Sociais – LDB 5692/71; Currículo Básico do Estado do Paraná e Reestruturação 
do Ensino do Segundo Grau no Paraná (1990); Parâmetros Curriculares Nacionais  – LDB (9394/96) e 
Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Fundamentos teóricos: Nova História, Nova História Cultural 
e Nova Esquerda Inglesa. Conceitos Históricos: a) Epistemiológicos: tempo, sujeitos, processo histórico, 
consciência histórica, documento (memória, patrimônio, produção de dados); b) Específicos: Nova História MINUTA
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- mentalidades; Nova História Cultural  -    representação, prática cultural, Particularidade cultural; Nova 
Esquerda Inglesa  - experiência, hegemonia, cultura comum. Conteúdos estruturantes: a) Ensino 
Fundamental: Dimensão Política, Dimensão Econômica-social e Dimensão Cultural.  b) Ensino Médio: 
Relações de Trabalho, Relações de Poder e Relações Culturais.  
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS  – INGLESA, ESPANHOLA, ALEMÃ E ITALIANA  -
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Teorias de Ensino e Aprendizagem (apropriação de conhecimento 
historicamente produzido nesse campo);Estudo das principais abordagens e métodos e suas contribuições 
para o ensino da Língua Estrangeira Moderna; As abordagens e o contexto sócio-histórico: implicações no 
ensino de Língua Estrangeira Moderna; Função social e educacional do ensino de Língua Estrangeira 
Moderna na escola pública; Concepção de língua, texto e leitura; Língua, fala e enunciação; Linguagem e 
sociedade (introdução a questões relativas à língua, poder, identidade e cultura) Análise critica do discurso 
(desenvolvimento de conhecimento sobre o papel da linguagem nas relações sócio-educacionais).A 
interação do sujeito com textos por meio das práticas discursivas.
LÍNGUA PORTUGUESA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A história da Disciplina Língua Portuguesa; 
Concepção de língua/linguagem como processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, 
alteridade, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos; Oralidade: concepção, gêneros 
orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral; Leitura: concepção, gêneros, papel do 
leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e 
ensino, análise da natureza estética do texto literário; Escrita: produção de texto na escola,  papel do 
interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita,  fatores lingüísticos e discursivos da escrita, o 
trabalho de análise e revisão de reescrita de textos; Análise Lingüística: o texto (oral e escrito) como 
unidade privilegiada na análise/reflexão da língua(gem), os efeitos de sentido provocados pelos elementos 
lingüísticos, a norma padrão e as outras variedades lingüísticas.
MATEMÁTICA  - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Dimensão Histórica da Disciplina de Matemática; 
Educação Matemática e suas relações entre o processo de ensino, aprendizagem e conhecimento 
matemático; Tendências em Educação Matemática (resolução de problemas, modelagem, 
etnomatemática, história da matemática e mídias tecnológicas); Conjuntos Numéricos; Equações; MINUTA
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Polinômios; Sistema de Medidas; Proporcionalidade; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; 
Geometria Plana; Geometria Espacial; Geometria Analítica; Tópicos da Geometria não-euclidiana; Função 
Afim; Função Quadrática; Função Exponencial; Função Logarítmica; Função Trigonométrica; Função 
Modular; Progressão Aritmética;  Progressão Geométrica; Análise Combinatória; Estatística; Matemática 
Financeira; Binômio de Newton.
QUÍMICA  - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:  Dimensão histórica da disciplina: contribuições da 
alquimia; fatos marcantes da história do conhecimento químico e suas  inter relações de natureza 
econômica, política e social; Ensino de Química: constituição da Química como disciplinar escolar; as 
reformas de ensino e suas implicações no ensino de Química no Brasil ; Fundamentos teóricometodológicos: construção e reconstrução de significados dos conceitos científicos a partir do contato com 
o objeto de estudo da química  – matéria e suas transformações; abordagem experimental; 
contextualização; superação do método tradicional de ensino; Conteúdos estruturantes: Química sintética 
– síntese de novos produtos e novos materiais;  Matéria e sua natureza  – estudo  dos aspectos 
microscópicos dos materiais para compreensão dos aspectos macroscópicos ; Biogeoquímica- interações 
existentes entre hidrosfera, litosfera e atmosfera; 
SOCIOLOGIA  - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Regras do método Sociológico. Sujeito e Objeto, 
interlocutor e informante, teoria ator-rede. O pensamento de Popper, Kuhn e Feyerabend. Trabalho de 
campo, survey, análise de discurso, grupo focal, tipos de entrevista. Positivismo, interacionismo, 
evolucionismo, difusionismo, estruturalismo, funcionalismo, sociologia compreensiva, materialismo 
histórico, relativismo, perspectivismo, pós-modernismo, fenomenologia, história dos conceitos, liberalismo, 
socialismo, social democracia.  Fato social, ação social, indivíduo e sociedade, redes sociais, divisão social 
do trabalho, estratificação social, dominação, podersimbólico, conflito e mudança social, cultura, ideologia;
instituições, carisma, tradição, modernidade e pósmodernidade,urbanização, rural-urbano, estado, habitus, 
poder simbólico, parentesco, sistemas partidários, sistemas eleitorais, regimes de governo, formas 
clássicas de governo (monarquia, aristocracia, democracia) e sistemas de governo(parlamentarismo e 
presidencialismo), formas de estado, burocracia.  Movimentos Sociais, Espaços Segregados, Populações 
Marginalizadas, Migração, Relações Raciais, Movimentos Culturais, Violência e Segurança Pública, Elites 
políticas e financeiras, Justiça, Educação, Consumo, Trabalho, Meio ambiente, Planejamento Urbano. 

Bom pessoal ai está apenas a parte do conteúdo porém se caso desejar esclarecer mais alguma dúvida  acesse: www.educacao.pr.gov.b

E na hora que sentir desanimado ou cansado não desista entregue nas mãos de Deus todas as suas dificuldades  através da oração poderá revigorar, então sugiro a vocês ouvir, cantar e orar com o auxilio do  CD do Padre Reginaldo Manzotti. Onde também poderá acessar e encontrar muitas maravilhas. http://www.padrereginaldomanzotti.org.br



                             Orações


Desejo uma excelente noite muito abençoada!

Bons estudos!

Obrigada pela Visita!

Beijinhos,.... 
Maria do Carmo.




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