Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

LEIS DE NEWTON- MOVIMENTO, ATRITO E INÉRCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Nesse momento em que estamos em casa vamos aproveitar para confeccionar uma rampa de papelão bem legal e brincar muito, através do lúdico você irá realizar experiências e vai prender conteúdos relativos às Leis de Newton- MOVIMENTO, ATRITO E INÉRCIA.

 

ATIVIDADE: CONSTRUIR UMA RAMPA DE PAPELÃO.

 

ORGANIZAÇÃO: Local onde a criança possa realizar a atividade com segurança.

MATERIAL: Caixa de papelão, carrinhos, lápis de cor, lápis grafite, e borracha.

REALIZANDO A ATIVIDADE: Explicar para a criança que existem os fenômenos: movimento, atrito, inércia e como eles ocorrem. Pergunte a ela se sabe o que são esses fenômenos. Diga a ela que o estudo dessas Leis de Newton são muito importante e que estão presente no nosso cotidiano. Exemplo: Quando freamos ou aceleramos um carro, somos “lançados” para frente e para trás. Sugiro que assistam o vídeo onde irá mostrar de forma lúdica e divertida a respeito desses fenômenos.

 https://www.youtube.com/watch?v=h_cxUpw09Q4

FORMA DE REGISTRO: Construir uma rampa de papelão para que a criança brinque de rolar alguns objetos como: carrinho, bola, bola de papel amassado, cone de linha, cilindro de papel higiênico, garrafa PET, etc. Ao soltar os objetos na rampa de papelão a criança verificará os que rolaram, os que não rolaram, quais foram as dificuldades (formato do objeto, material de que é feito o objeto, etc). Se encontrar alguma dificuldade para confeccionar a rampa, em baixo de cada imagem encontra-se a fonte. 

Em seguida, solicitar que a criança faça  desenhe em uma folha com moldes da tampinha para que possa realizar o registro da atividade desenhando e escrevendo o número da quantidade de objetos utilizados na brincadeira. 

 

 

DESENHE E ESCREVA O NÚMERO DA QUANTIDADE DE OBJETOS UTILIZADOS NA BRINCADEIRA.

 


Na aula passada aprendemos sobre os conteúdos relativos às Leis de Newton- MOVIMENTO, ATRITO E INÉRCIA. Sugiro que voltem a assistir o vídeo novamente para recordar e dar prosseguimento as nossas experiências com os fenômenos: FORÇA, MOVIMENTO, EQUILÍBRIO E INÉRCIA. A criança por ser uma pesquisadora por natureza, sempre nos perguntando como as coisas são e como funcionam esse conteúdo é bem interessante e esclarecedor.

 

ATIVIDADE: O desafio é retirar o papel de forma que a tampinha caia dentro do copo.

 

ORGANIZAÇÃO: Local onde a criança possa realizar a atividade com segurança.

MATERIAL: Para a brincadeira é necessário um copo, ¼ da folha de sulfite (ou outro papel) e uma tampinha, lápis grafite, borracha e lápis de cor.

REALIZANDO A ATIVIDADE: Após retomar a aula anterior verifique o que a criança se recorda. Diga que agora irá complementar aqueles fenômenos: força, movimento, equilíbrio e inércia. Pergunte a ela se imaginam o que são esses fenômenos. Diga a ela que o estudo dessas Leis de Newton são muito importante e que estão presente no nosso cotidiano. Exemplo: Ao chutar uma bola, você poderá perceber que a força aplicada pelo chute isso irá definir se a velocidade em que a bola será lançada ou seja quanto maior é a força mais longe a bola vai. Sugiro que assistam o vídeo onde irá mostrar de forma lúdica e divertida o seguimento desses fenômenos.

FORMA DE REGISTRO: O desafio é retirar o papel, puxando na horizontal, de forma que a tampinha caia dentro do copo. Exemplo: Para registrar a atividade sugerir que a criança recorte as tampinhas e cole dentro e fora do copo, representando a cena inicial e final da experiência e complete as letras. ANEXO I – -EXEMPLO DO DESAFIO.

ANEXO II -  ATIVIDADES 

https://www.youtube.com/watch?v=s_7_iBbRw9c


Exemplos

FONTEwww.mamaeplugada.com.br


 



 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: https://br.pinterest.com/pin/327988785351690398/ 

 

 

 

 

DESENHE NESTE ESPAÇO OS COPOS UTILIZADOS NA SUA EXPERIÊNCIA E EM OUTRA FOLHA DESENHE DIVERSAS TAMPINHAS DEPOIS RECORTE AS E COLE DENTRO E FORA DO COPO, REPRESENTANDO A CENA INICIAL E FINAL DA EXPERIÊNCIA. 

 

 

 

 

 

 

 COMPLETE COM AS VOGAIS QUE ESTÃO FALTANDO E LEIA A PALAVRA QUE FORMOU.

RELEMBRANDO AS VOGAIS SÃO: A- E- I- O –U.

 

 

 

 

F.......RÇ....... 

 

                                                          

S....LF…T.….

 

M......V......M.......NT........

 

 

T.......P........NH........

 

.........TR......T........

 

 

C......P.......

 

ESCREVA NESTE ESPAÇO AS PALAVRAS QUE VOCÊ FORMOU.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









 Fica a dica! A natureza é bela, vamos amá-la e respeitá-la com muita gratidão como de fato merece! 



Olá meu amores, obrigada pela visita!

Bons estudos!!!

Beijos de luz. 






Um comentário:

  1. Stainless Steel, Titanium dioxide sunscreen - TITNIA ART
    It is an anti-vitamin and antioxidant agent which improves the sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide skin skin's ability titanium build to titanium legs absorb calcium titanium solvent trap monocore and phosphorus. titanium density

    ResponderExcluir