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domingo, 12 de julho de 2015

VOCÊ SABE O QUE É DISLEXIA?



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Segundo O Dicionário Informal Nos Apresenta Que:

1. Dislexia É Uma Dificuldade Primária Do Aprendizado Abrangendo: Leitura, Escrita, E Soletração Ou Uma Combinação De Duas Ou Três Destas Dificuldades. Caracteriza-Se Por Alterações Quantitativas E Qualitativas, Total Ou Parcialmente Irreversíveis. É O Distúrbio (Ou Transtorno) Do Aprendizado Mais Frequentemente Identificado Na Sala De Aula. Está Relacionado, Diretamente, À Reprovação Escolar, Sendo Causa De 15 % Das Reprovações. Em Nosso Meio, Entre Alunos Das Séries Iniciais (Escolas Regulares) Têm Sido Identificados Problemas Em Cerca De 8 %. Estima-Se Que A Dislexia Atinja 10 A 15 % Da População Mundial.

Sinais Indicadores De Dislexia:

A Dificuldade De Ler, Escrever E Soletrar Mostra-Se Por Dificuldades Diferentes Em Cada Faixa Etária E Acadêmica.

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?



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OLIVEIRA (2002) REFLETE SOBRE A AVALIAÇÃO INFANTIL QUANDO DIZ QUE ESTA “[...] IMPLICA DETECTAR MUDANÇAS EM COMPETÊNCIAS DAS CRIANÇAS QUE POSSAM SER ATRIBUÍDAS TANTO AO TRABALHO NA CRECHE E PRÉ ESCOLA QUANTO À ARTICULAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES COM O COTIDIANO ESCOLAR [...]” 
(P.255).


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NO PARECER 20 (BRASIL, 2009) DESCREVE QUE A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A PARTIR DE UMA ÓTICA QUE GARANTA OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, AVALIANDO O PROCESSO DE CONQUISTAS DESTAS E O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS DOCENTES. A RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009, QUE FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFINE: ART. 10. AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVEM CRIAR PROCEDIMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, SEM OBJETIVO DE SELEÇÃO, PROMOÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO, GARANTINDO:
 I - A OBSERVAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA DAS ATIVIDADES, DAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO;
 II - UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLOS REGISTROS REALIZADOS POR ADULTOS E CRIANÇAS (RELATÓRIOS, FOTOGRAFIAS, DESENHOS, ÁLBUNS ETC.); 
III - A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ADEQUADAS AOS DIFERENTES MOMENTOS DE TRANSIÇÃO VIVIDOS PELA CRIANÇA (TRANSIÇÃO CASA/INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSIÇÕES NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO, TRANSIÇÃO CRECHE/PRÉ-ESCOLA E TRANSIÇÃO PRÉ-ESCOLA/ENSINO FUNDAMENTAL);
 IV - DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE PERMITA ÀS FAMÍLIAS CONHECER O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO JUNTO ÀS CRIANÇAS E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL;
 V - A NÃO RETENÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
SENDO ASSIM É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO VIGENTE APRESENTA A AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, EXPLICITADA NO ART. 31 DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB: “NA EDUCAÇÃO INFANTIL A AVALIAÇÃO FAR-SE-Á MEDIANTE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DO SEU DESENVOLVIMENTO, SEM O OBJETIVO DE PROMOÇÃO, MESMO PARA O ACESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL” (BRASIL, 1996).

SENDO ASSIM ENTÃO VAMOS PARA A AVALIAÇÃO!