Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?



Resultado de imagem para imagens crianças estudando

OLIVEIRA (2002) REFLETE SOBRE A AVALIAÇÃO INFANTIL QUANDO DIZ QUE ESTA “[...] IMPLICA DETECTAR MUDANÇAS EM COMPETÊNCIAS DAS CRIANÇAS QUE POSSAM SER ATRIBUÍDAS TANTO AO TRABALHO NA CRECHE E PRÉ ESCOLA QUANTO À ARTICULAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES COM O COTIDIANO ESCOLAR [...]” 
(P.255).


Resultado de imagem para imagens crianças estudando


NO PARECER 20 (BRASIL, 2009) DESCREVE QUE A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A PARTIR DE UMA ÓTICA QUE GARANTA OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, AVALIANDO O PROCESSO DE CONQUISTAS DESTAS E O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS DOCENTES. A RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009, QUE FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFINE: ART. 10. AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVEM CRIAR PROCEDIMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, SEM OBJETIVO DE SELEÇÃO, PROMOÇÃO OU CLASSIFICAÇÃO, GARANTINDO:
 I - A OBSERVAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA DAS ATIVIDADES, DAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO;
 II - UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLOS REGISTROS REALIZADOS POR ADULTOS E CRIANÇAS (RELATÓRIOS, FOTOGRAFIAS, DESENHOS, ÁLBUNS ETC.); 
III - A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ADEQUADAS AOS DIFERENTES MOMENTOS DE TRANSIÇÃO VIVIDOS PELA CRIANÇA (TRANSIÇÃO CASA/INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSIÇÕES NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO, TRANSIÇÃO CRECHE/PRÉ-ESCOLA E TRANSIÇÃO PRÉ-ESCOLA/ENSINO FUNDAMENTAL);
 IV - DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA QUE PERMITA ÀS FAMÍLIAS CONHECER O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO JUNTO ÀS CRIANÇAS E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL;
 V - A NÃO RETENÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
SENDO ASSIM É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO VIGENTE APRESENTA A AVALIAÇÃO COMO PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, EXPLICITADA NO ART. 31 DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB: “NA EDUCAÇÃO INFANTIL A AVALIAÇÃO FAR-SE-Á MEDIANTE ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DO SEU DESENVOLVIMENTO, SEM O OBJETIVO DE PROMOÇÃO, MESMO PARA O ACESSO AO ENSINO FUNDAMENTAL” (BRASIL, 1996).

SENDO ASSIM ENTÃO VAMOS PARA A AVALIAÇÃO!




 NESTE SEMESTRE O EDUCANDO OBTEVE UM BOM DESEMPENHO,RECONHECE E SABE O SEU PRÓPRIO NOME, DOS COLEGAS, PROFESSORA E DEMAIS FUNCIONÁRIOS, QUANTO AO COMPORTAMENTO NECESSITA DE MEDIAÇÃO  DAS PROFISSIONAIS  E NAS ATIVIDADES DE FORMA GERAL.
TRABALHAMOS DIVERSAS ATIVIDADES PARA QUE POSSAMOS ESTAR CONTRIBUINDO DE FORMA EFICAZ NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA ONDE UTILIZAMOS: CONTAGEM ORAL, FIGURAS GEOMÉTRICAS, QUEBRA-CABEÇA,...
O EDUCANDO APRESENTA NOÇÕES BÁSICA DE GRANDE/PEQUENO, LOCALIZA OBJETOS SEGUINDO CRITÉRIO DA PROFESSORA COMO: EM CIMA, EM BAIXO, LONGE, PERTO, SABE SUA IDADE. APRESENTA NOÇÕES DE TEMPO ASSOCIANDO COM AS ROTINAS DIÁRIAS: CAFÉ DA MANHÃ, LANCHE DA TARDE, ENTRE OUTRAS.
CRIA DESENHOS E PINTURA LIVRE A PARTIR DE SUAS OBSERVAÇÕES. ENCONTRA-SE EM FASE DE DESENVOLVIMENTO QUANTO AO LIMITE DA FOLHA, MANUSEIA MASSA COM DESTREZA, ENCONTRANDO FACILIDADE EM DAR FORMA À MESMA.
APRESENTA EQUILÍBRIO E AGILIDADE AO SENTAR, LEVANTAR, PULAR, ROLAR, CHUTAR, UTILIZA MOVIMENTOS DE PINÇA.ORIENTA-SE CORPORALMENTE COM RELAÇÃO Á DENTRO/FORA, EM CIMA E EMBAIXO, A FIM DE FAVORECER GRADATIVAMENTE O CONHECIMENTO SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO, LIMITES E POTENCIALIDADES.
ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS ESTAMOS AUXILIANDO O EDUCANDO A INTERAGIR NO SEU DIA –A- DIA. 
CONCLUÍMOS QUE O EDUCANDO APRESENTOU AVANÇOS NESTE SEMESTRE, ESTAMOS FELIZES EM PARTICIPAR DE SEU DESENVOLVIMENTO.

  
DIDONET (2006) AFIRMA QUE O MODELO DE AVALIAÇÃO ESCOLHIDO DEVE ESTAR ESTREITAMENTE ARTICULADO COM OS OBJETIVOS QUE SE QUER ALCANÇAR, OU SEJA, A COERÊNCIA ENTRE AVALIAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL É IMPRESCINDÍVEL, UMA VEZ QUE SE BUSCA A FORMAÇÃO COM BASE NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.


Resultado de imagem para imagens crianças estudando



OBSERVAÇÃO: ATENÇÃO COLEGAS PRESSUPONHO QUE OBSERVARAM QUE NESTA AVALIAÇÃO, NÃO ESTÁ EXPLÍCITO A RESPEITO DO COMPORTAMENTO,POIS, NO PRIMEIRO PARAGRAFO DEIXO CLARO QUE O EDUCANDO NECESSITA DE MEDIAÇÃO SENDO ASSIM, O RESPONSÁVEL IRÁ PERGUNTAR E VOCÊ DIGA-O, PORQUE NA VERDADE O COMPORTAMENTO É ALGO QUE SE FALA  NO DIA-A-DIA PARA O RESPONSÁVEL, ATÉ MESMO PARA QUE ESTEJA AUXILIANDO O EDUCANDO.


OBRIGADA PELA VISITA, VOLTEM SEMPRE!  

BEIJOS,.....

MARIA DO CARMO.                  
                                     






FONTE:


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. BRASÍLIA, 18 DEZ. 2009. 


DIDONET, V. COERÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PÁTIO EDUCAÇÃO INFANTIL, V. 6, N. 10, 2006.

OLIVEIRA, Z. M. R. EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E MÉTODOS. SÃO PAULO: CORTEZ, 2002. (DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO)


HTTP://CALDEIRAODEIDEIAS.FILES.WORDPRESS.COM/2012/10/MARLI_2.JPG


HTTPS://WWW.GOOGLE.COM.BR/SEARCH?Q=IMAGENS+CRIANÇAS+ESTUDANDO








Nenhum comentário:

Postar um comentário