Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2015

LATERALIDADE

meuip.comeuip.comeuip.coAtividade:   CIRCUÍTO




Material: Carimbo dos pés, bolas, cordas, escorregador, colchonetes, contorno do corpo.

Objetivos: Desenvolver habilidades corporais variadas.
Concentração, equilíbrio, atenção, organização, força, lateralidade.
Desenvolvimento físico e intelectual.
Noções de respeito e trabalho em equipe.

Desenvolvimento:
Roda da conversa informalmente, relembrar os nossos combinados afim de que as nossas aulas sejam cada vez mais prazerosa e dinâmica com a colaboração de todos, calendário, noção de dia da semana, numerais, contagem, amiguinhos presente e ausente, recordação aula anterior afim de realizar a sondagem sobre o conteúdo administrado se aprendeu ou tem dúvidas para sejam sandas logo no início, explicar sobre a nossa aula ou seja o circuito.
Seguindo o planejamento irei trabalhar neste dia com circuitos através do referido material, sendo assim, será realizada de forma sistemática, onde o educando será estimulado, ora a andar com um pé direito, ora com o pé esquerdo sobre as pegadas e subir no escorregador, escorregar   dar uma cambalhoto no colchonete.
As bolas serão enfileiradas após iremos estimular o educando a passar os pés por cima delas, primeiro o direito, depois do esquerdo e assim por diante.
A corda será outro obstáculo a ser ultrapassado, onde hora os educandos irão por cima ou por baixo, regulando sempre a altura.

 Resultado de imagem para brincar de obstaculosResultado de imagem para brincar de obstaculos



                                             Resultado de imagem para brincar de obstaculos




meuip.comeuip.comeuip.coAtividade:   Imitar os animais;
Parlenda: “Janela,janelinha,...”
Material: Figuras com imagens de animais.
Objetivos: Desenvolver noções de lateralidade, atenção, linguagem oral.

Desenvolvimento:
Leitura do alfabeto exposto, comparando-o com as partes do corpo e com os nomes dos educandos
Apresentar imagens de bichos com movimentos nos quais possam imitar, exemplo: cangurus, cachorro, gato, coelho, cobra, sapos, cavalos...
Resultado de imagem para brincar de imitar os animais



Resultado de imagem para brincar de imitar os animais










Resultado de imagem para animais

Resultado de imagem para animais             Resultado de imagem para animais




Atividade: Cartaz com círculos

Materiais: Giz de cera, cartolina branca, cola colorida.


Objetivos: Noção de geometria;
Atenção, coordenação motora, linguagem oral, concentração, cor.
Trabalho em grupo.

Desenvolvimento:
 Roda da conversa sobre como devemos segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas, solicitar que os educandos desenhe círculos após todos terem desenhado, iremos conversar sobre os tamanhos dos círculos e as cores.
Ao terminar as observações os mesmos irão pintar com cola colorida  o mesmo será exposto na sala como trabalho coletivo.






















Atividade: Cada macaco no seu galho.

Material: Giz.

Objetivos:
Linguagem oral; coordenação motora global, noções básicas da matemática, atenção, interação, dentro/fora, concentração, equilíbrio.

Desenvolvimento:
Em roda de conversa explicar aos educandos como será realizada a brincadeira, desenhar vários círculos no chão com giz e solicitar aos educandos que caminhem sobre eles. Onde terá um caçador e este será escolhido pela professora ele ficará cochilando no centro da roda, enquanto os macacos giram em sua volta, tomando cuidado para não fazer barulho. De repente, o caçador acorda e grita: cada macaco no seu galho! Todas as crianças vão correr e entrar em um círculo para não serem pegas.
Quando o caçador achar que já está a bastante tempo num galho, vai dar novamente a ordem, para que todos procurem outro galho, tendo mais chance de pegar algum macaco e ao terminar, realizaremos a contagem para checar quantos macacos foram pegos.






 




 Obrigada amigos pela visita, bom trabalho!
 Deus vós abençoe!!!                                                
                                          Beijos,.................... Maria do Carmo.




Resultado de imagem para cada macao no seu galho educação infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário