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segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO NA INCLUSÃO SOCIAL.



Síndrome de Down


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"A Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida vão interferir diretamente na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuro. A entrada da criança com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais na educação infantil regular costuma trazer resultados muito positivos, sobretudo se a instituição está preparada para promover a inclusão.


Os objetivos da inclusão social para a criança pequena com síndrome de Down incluem:
–  Aprender a participar e interagir.
-  Dar retorno a pedidos verbais e instruções.-  Aprender padrões típicos de comportamento, por exemplo, saber a sua vez, dividir, fazer fila, sentar.-  Aprender a brincar em cooperação.-  Desenvolver independência: autoajuda e habilidades práticas.-  Desenvolver amizades.-  Preocupar-se com os outros."

                                         



• Brincar de cabanas, abrigos e esconderijos;

• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;


• Brincar de faz de conta;

• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas estórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a estória;

• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;

• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;

• Ampliar o conhecimento das partes do corpo. Devemos brincar dando ordens relacionadas com a posição do corpo: “em pé”, “deitado”, “sentado”. Complementarem partes do corpo humano em tabuleiro;

• Permitir que observe objeto em pequenos e grandes espaços e em diferentes prismas;

• Oferecer objetos do mesmo e de diferentes tamanhos, estimulando-a a discriminação de “grande” e “pequeno”;                                       

• Oferecer quebra-cabeças simples de objetos familiares compostos de algumas peças;

• Mostrar figuras, objetos ou miniaturas solicitando que a criança demonstre ou diga para que serve;

• Ampliar o vocabulário da criança;

• Mostrar ilustrações solicitando que a criança diga o que estão fazendo;

• Fazer perguntas envolvendo a qualidade dos objetos (grande, pequeno, cor, pesado, leve, quente, frio) e localização (em cima, em baixo);

• Estimular a criança a verbalizar o que está acontecendo agora, antes e depois;



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• Desenvolver entonação ao cantar;

• Ensinar versinhos, canções com expressões corporais;

• Contar muitas estorinhas e depois dramatizá-las;

• Estimular destreza manual permitindo que rabisque, brinque com massa de modelar, de encaixe, montar, desmontar, construir, derrubar, folhear revistas. Rabiscar na areia com o dedo, graveto. Pintura a dedo, rabiscar o chão com giz, carvão;

• Colocar cadeiras ou outros objetos e fazer a criança caminhar desviando-se dos mesmos


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• Brincar de cabanas, abrigos e esconderijos;

• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;

• Brincar de faz de conta;

• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas estórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a estória;

• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;

• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;

• Solicitar a criança a colocar objetos “em cima”, “em baixo” de mesas, cama, caixas, etc.


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* Alfabeto móvel;

* Dominó colorido;

* Pintura com dedo ou com cotonetes;

                                        

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"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"

Mario Quintana







OBRIGADA PELA VISITA!

BOM TRABALHO, BEIJOS,.....

MARIA DO CARMO.















Fonte:
google.com.br/search?q=atividades+para+trabalhar+com+sindrome+de+down&safe



pensador.uol.com.br/autor/mario_quintana


See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/02/educacao-infantil/#sthash.F5msaC8N.dpuf


https://www.youtube.com/watch?v=Bql5OBAPDJA




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