Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A ÉTICA E O GRANDE VALOR DE SUA APLICAÇÃO.

VOU COMPARTILHAR COM VOCÊS UM RESUMO DO MEU TRABALHO SOBRE ÉTICA.

AFINAL O QUE É ÉTICA?  


Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Para  Aristóteles, todos os animais são iguais enquanto lutam pela sobrevivência, o que  difere o homem dos outros animais é a racionalidade, a capacidade de pensar, falar, trabalhar e amar. É perante a essas capacidades que se analisam as ações humanas dentro de um comportamento ético.

Se o homem dispõe de uma capacidade intelectual, ele pode escolher, e é a sua escolha que define o seu caráter. Toda ação dever ser justa e boa, mas o que temos na sociedade são desigualdade que geram protestos, rivalidades, sistema educacional precário, miséria, fome, assaltos. E daí, como podemos considerar uma Sociedade ou um Estado ético se temos todas essas diferenças?  

A sua aplicação, requer um estudo da sociedade verificando seus valores. Os valores Espirituais e Morais que são exaltados verbalmente, mas tem pouca influência no comportamento prático, onde quem fala mais alto é ganância do dinheiro, a busca do prazer, do conforto, dos bens bens que dão prestigio e status.

A educação tem como objetivo formar no homem um comportamento ligado aos valores coletivos de um grupo ou de uma sociedade,visando o bem estar  do cidadão que irá refletir suas ações. Quando nos referimos à educação estamos falando de uma formação de homem como cidadão. Sabemos que cidadania envolve família, religião, escola, sendo pontos fundamentais que estão nas ações humanas com 
mais vigor.


Pressuponho que o sentido correto da educação é buscar e adaptar o homem a um processo civilizatório, sendo assim permitindo ao mesmo   viver em grupo.

" A ética substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e busca a finalidade ambiciosa de reconciliar no coração humano aquilo que se dividiu desde os primórdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matéria".   (Brasil,1999 - pg. 78)

O homem deve adquirir valores os quais irão formando sua conduta de acordo com a sociedade.  A educação está na condição de formadora do cidadão responsável por si e pelos seus atos, conscientizando-o sobre a importância em assumir suas origens, seus valores e seu passado. "Quando o homem conseguir viver bem em uma sociedade poderemos dizer que ele está assumindo um comportamento ético. Na verdade, o próprio objetivo da educação do século XXI"  ( Delors,1988 - pg.51).  

 Observa-se que a ética se inicia com a  reflexão dos seus atos e ações fazendo parte do nosso dia- a -dia seja em casa, com os nossos familiares, com nossos amigos e na sociedade de forma geral para que onde passarmos tenhamos a responsabilidade de agir sem prejudicar o nosso semelhante.    

"Face às muitas expectativas que se colocam para a educação ética na escola, devemos perguntar sobre os seus direitos. E com isso é preciso perguntar também sobre os limites para essa tarefa, face à complexidade das relações com que se defronta a escola hoje. Agir pedagogicamente sem conhecer os limites dessa possibilidade conduz facilmente à Obra de Sísifo (Rei lendário que tentou enganar 
os deuses e escapar da morte. Por isso foi condenado, nos infernos, a empurrar uma enorme rocha montanha acima. Cada vez que ia atingir o cume, a rocha caía, forçando Sísifo a recomeçar o trabalho), e, conseqüentemente, a grandes frustrações". ( Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653) - pg.5)











FONTE:



ARISTOTELES ETICA




BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.


DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

www.dicionariodoaurrelio.com

www.google.com.br/search?q=etica&safe=off&espv=2&biw

www.rieoei.org/jano/1950Ahlert.pdf







Obrigada pela visita!

Bons estudos, espero que tenham gostado do resumo!


Beijos,...

Maria do Carmo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário