Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

MODELOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL CINCO


                   
Modelo  - 1

                                        

O educando no que diz respeito à formação de hábitos e atitudes apresenta: disciplina, organização, cuidadosa com seus pertences, segura, autônoma e alegre.
Executa as tarefas solicitadas com muito capricho, desenha coisas que já viu, monta quebra- cabeça simples reconhece e diferencia cores, começou a entender a sucessão dos dias; pega o número especifico quando lhe é solicitado, desenha figuras humanas. De acordo com a faixa etária da educando está com o seu cognitivo diretamente relacionado com a aprendizagem. Ou seja, criatividade, atenção, linguagem, regras, memória, raciocínio.
 Bem perceptiva, pois, diferencia com segurança o leve do pesado, nomeia as texturas exemplo: dura, mole, áspera, lisa, mole.  Diferencia o som alto do baixo, percebe a sequencia de fatos.

Repete com clareza rimas, canções, historias, com ou sem gravuras, fala muito bem, diz seu nome completo quando solicitado, faz perguntas usando as funções: “como” e “ porquê” .
Bem comunicativa, companheira, gosta de ter e fazer amizades gosta de participar de jogos de imitação, solicita auxilio quando está com dificuldades. Emocionalmente bem sensível.
Dança, mantém-se sob um pé só, corre mudando de direção, bate e agarra a bola, já faz uso da tesoura com bastante precisão corta linha reta, curva, círculo e triângulo, nomeia as partes do corpo, reconhece algumas letras do alfabeto, consegue ordenar os objetos em sequencia de tamanho, comprimento e largura, memoriza imagens, iniciando o conceito de números.

                                        


Modelo  - 2

O EDUCANDO ESTÁ ADAPTADO A ROTINA DIÁRIA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, O QUE PODE SER OBSERVADO EM SUA CHEGADA QUE NA MAIORIA DAS VEZES É TRANQUILO E AO REALIZAR ATIVIDADES COMO A PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CALENDÁRIO ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DA SUCESSÃO DE DIAS (ONTEM, HOJE, AMANHÃ) ALÉM DA SEQUENCIA NUMÉRICA O QUAL OBSERVAMOS QUE ESTÁ EM PROCESSO A RELAÇÃO DO NÚMERO À QUANTIDADE SENDO. SENDO OBSERVADO ATRAVÉS DE CANÇÕES COMO POR EXEMPLO “ A GALINHA DO VIZINHA BOTA OVO AMARELINHO BOTA, 1,2,3,...10”
NA SEMANA EM QUE FORA TRABALHADO OS PERIGOS DA DENGUE E OS MEIOS DE EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO, DEMONSTROU INTERESSE E REALIZOU COMENTÁRIOS QUE NÃO DEVEMOS JOGAR LIXO NO CHÃO PARA NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA. ONDE FOI TRABALHADO ATRAVÉS DE LITERATURA “LUGAR DE LIXO É NO LIXO”, FINALIZAMOS COM A PRODUÇÃO DO DESENHO SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA EVITARMOS A DENGUE.
O EDUCANDO RECONHECE ALGUMAS LETRAS DO                                                                                                         ALFABETO SENDO A, B D, E,F,G,... OBSERVADAS EM LIVROS, REVISTAS, CARTAZES EXPOSTOS, ALFABETO MÓVEL, CRACHÁ ENTRE OUTROS. DIFERENCIA LETRAS E NÚMEROS QUANDO REALIZAMOS O REGISTRO DA QUANTIDADE DE MENINOS E MENINAS PRESENTES NA SALA ONDE COMPARA E IDENTIFICA QUEM VEIO MAIS OU MENOS.
REALIZA A ESCRITA DO SEU NOME SEM O AUXILIO DO CRACHÁ OBSERVADO AO REGISTRAR EM ATIVIDADES COMO DESENHOS DA FIGURA HUMANA ONDE REGISTRA AS PARTES DO CORPO COM DETALHES. ONDE FOI TRABALHADO AUTORRETRATO  OBSERVAÇÃO NO ESPELHO, MONTAGEM DA FIGURA HUMANA ATRAVÉS DE MASSINHAS.
FAZ SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS O QUE PODEM SER OBSERVADO NA ATIVIDADE DE AGRUPAR BRINQUEDOS DE ACORDO COM AS SEMELHANÇAS, TAMANHO, COMPRIMENTO, OBJETOS QUE SÃO LEVES E PESADOS. NOMEIA TEXTURAS COMO: DURO, MOLE, ÁSPERO, LISO EM ATIVIDADES COM MASSA DE MODELAR, COLAGEM DE AREIA, MANUSEIO DE TECIDOS, SUCATAS ENTRE OUTROS. TRABALHAMOS TAMBÉM NA CONSTRUÇÃO DO CARTAZ COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA. 
EM RODA DE CONVERSA PARTICIPA COM CLAREZA DA DISCUSSÃO DE TEMAS COMO O QUE ACONTECEU QUANDO TRATAMOS DA NOSSA CIDADE COMO ERA ANTES E COMO É AGORA MENCIONANDO QUE FOI NECESSÁRIO CORTAR MUITAS ÁRVORES PARA DAR LUGAR AS CASAS E PRÉDIOS E SE TORNAR UMA CIDADE LINDA COMO É HOJE.  ASSISTIMOS VÍDEO  “PORQUE SOMOS CONHECIDOS COMO CIDADE CANÇÃO” FINALIZAMOS NA CONSTRUÇÃO DO CARTAZ  MARINGÁ, ONTEM,HOJE,...
SEUS DESENHOS APRESENTAM FORMAS SENDO ÁRVORES, SOL, NUVEM, FLORES, PESSOAS, ANIMAIS ENTRE OUTROS ILUSTRANDO APÓS OUVIR OU ASSISTIR VÍDEOS TAIS COMO: “BARBIE E AS SAPATILHAS”, HISTÓRIA COMO A OVELHINHA DESOBEDIENTE,  A CASA ASSOMBRADA, OS TRÊS PORQUINHOS ENTRE OUTROS.
RECONHECE AS PARTES DO CORPO NOMEANDO QUANDO SOLICITADA ASSIM COMO EM MÚSICAS COMO: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ, FUI A FEIRA,... MOVIMENTA-SE COM DESTREZA AO DANÇAR, MANTER-SE SOB UM PÉ SÓ, CORRER MUDANDO DE DIREÇÃO, BATER E AGARRAR A BOLA DE ACORDO COM OS COMANDOS DA EDUCADORA. SENDO OBSERVADO ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS TAIS COMO: “ LABIRINTO, CADA MACACO NO SEU GALHO, AMARELINHA, PULAR CORDA, QUEIMADA, ENTRE OUTRAS
AO RELACIONARMOS ORALMENTE OS HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL  O EDUCANDO COMPREENDEU QUE A ESCOVAÇÃO E O BANHO SÃO ATIVIDADES DIÁRIAS IMPORTANTES A SAÚDE. ONDE TRABALHAMOS ATRAVÉS DE LITERATURA “HIGIENIZAÇÃO SEM ELA NÃO EXISTE BOA SAÚDE”
RECONHECE AS FUNCIONÁRIAS DO CMEI, QUANDO LHE É SOLICITADO QUE LEVE ALGO ATÉ A SECRETARIA, A LAVANDERIA E AINDA TRANSMITIR RECADOS SEJA PARA SUPERVISORA, DIRETORA OU ORIENTADORA.  ONDE FOI TRABALHADO EM RODA DE CONVERSA A FUNÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E PASSEIO NO CMEI.
PARTICIPOU DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS,DEMONSTRANDO INTERESSE FORAM ELAS: NA PÁSCOA “O CÉU É MUITO BOM”, SALIENTANDO O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA. NA APRESENTAÇÃO DO DIA DAS MÃES “OBRIGADO MÃE” E NA VISITA DO ARCEBISPO DE MARINGÁ COM A MÚSICA “DEPENDE DE NÓS”, FINALIZANDO O PROJETO EM TITULADO “VALORES: ESSÊNCIA DA VIDA”.
 APRECIOU AS ATIVIDADES DO ÔNIBUS RECREATIVO REALIZANDO: PINTURA À GUACHE, PINTURA DE DESENHOS IMPRESSOS E PINTURA CORPORAL CONTRIBUINDO PARA SUA CRIATIVIDADE, O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
NOS ESTUDOS SOBRE O HINO NACIONAL REALIZOU DIVERSAS ATIVIDADES ENTRE ELAS CONSTRUÇÃO DA BANDEIRA DO BRASIL POR MEIO DE MOSAICO, OBSERVANDO SUAS RESPECTIVAS CORES. OBSERVAMOS AINDA QUE JÁ ASSIMILOU A POSTURA CORRETA PARA CANTAR O HINO O QUE PODE SER CONSTATADO QUANDO PARTICIPA NA SEXTA-FEIRA DA EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL ACOMPANHANDO AS IMAGENS DO DVD TE LECO  - TECO.
ESTAMOS SATISFEITAS COM OS AVANÇOS NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO E FELIZES EM FAZER PARTE DESTA ETAPA DE SUA VIDA ESCOLAR.


                                    


                                  

MUITO OBRIGADA, QUERIDOS AMIGOS PELA VISITA!
VOLTEM SEMPRE!
ESPERO TER AUXILIADO COM ESSE CONTEÚDO.
BOM ESTUDO!!!
BEIJOS,....

MARIA DO CARMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário