Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Dando seqüência,...


   
 VYGOTSKY - Aprendizado e Desenvolvimento,Um Processo                   Sócio - Histórico - Marta Kohl de Oliveira. 


Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento, Um Processo Sócio-histórico - Marta Kohl de Oliveira (8526276883)




Desenvolvimento  & Aprendizado



criancas brincando colorir 231x300 criancas brincando colorirDe acordo com a  professora Marta Kohl de Oliveira, Vygotsky  busca compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da espécie humana e da história individual. Mas, não chegou a formular uma concepção estruturada do desenvolvimento humano que abrangesse o processo de constituição psicológica do nascimento até a idade adulta.


No percurso que há entre o desenvolvimento e a aprendizagem  está atrelado que o ser humano vive em meio social, sendo este o responsável para estes dois processos. Ou seja, ambos caminham juntos podemos entender melhor essa relação ao nos aprofundarmos mais nos estudos sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal.




Segundo  Vygotsky, os níveis de desenvolvimento podem ser divididos em:


1- Nível de desenvolvimento real, isto é aquele que se refere às conquistas que já é consistente na criança, ou seja o  que ela já aprendeu e domina, indicando assim o seu processo mental.
  
2- Nível de desenvolvimento potencial, é aquele que corresponde o que  criança é capaz de fazer com o auxilio de outra pessoa. " (...) a distância entre o nível de  desenvolvimento real, que se costuma por meio da solução indepedente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes." ( Vygotsky,1984,p.97) 

A  zona de desenvolvimento proximal ( ZDP ),  é que define as funções que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão e que estão em estado embrionário, aspecto a ser considerado na educação das crianças, onde mesmo com intermediação de adultos, a criança pode não estar preparada para determinadas tarefas, ou seja, para não cair no erro de propor atividades fora dos limites da ZDP.



Sendo assim,  torna-se necessário a intervenção pedagógica a na promoção do desenvolvimento dos educandos, pois a escola é dotada de um  espaço muito privilegiado, onde poderá   trabalhar  através do lúdico .  " O único bom ensino, afirma 

Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento ".                  (p.64)


Como nos apresenta em seus trabalhos com o auxilio de seus parceiros, a evolução da escrita, verificando assim que, "a principal condição necessária para que uma criança seja capaz de compreender adequadamente o funcionamento da língua escrita é que ela descubra que a língua escrita é um sistema de signos que não têm significado em si”. (p.70)

Vygostky, por seu interesse pela gênese, função e estrutura dos processos psicológicos superiores, referiu-se também aos temas clássicos da psicologia,  tais como: Percepção, Atenção e Memória.


A imagem “http://www.laininhacherry.blogger.com.br/meus%20meninos.JPG” contém erros e não pode ser exibida.
Para Vygotsky as raízes genéticas do pensamento e da linguagem são consideradas como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação e a vida em sociedade. 
Pois, sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. 






Beijos,...

Maria do Carmo.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário