REALIZAÇÃO DA PESQUISA JUNTO COM OS EDUCANDOS NA ORALIDADE, O QUE PODEMOS ESCREVER
COM A LETRA " P "?
ONDE OS MESMOS RESPONDERAM:
·
PAULO
·
PAISAGEM;
·
PÉ;
·
PAPAI...
.
SISTEMATIZAR E CONTAR NO QUADRO DA PALAVRA" PAISAGEM ".
ONDE CADA LETRINHA DA PALAVRA FAZÍAMOS A COMPARAÇÃO COM OS
NOMES DOS EDUCANDOS.
EX: P.......PAULO
A.......ÁLVARO
I...... ISABEL
OBJETIVOS: * PSICOMOTRICIDADE, A LUDICIDADE;
* REFLEXÃO SOBRE A FORMA CORRETA DA ESCRITA;
* PRODUZIR E MODIFICAR CONCEITOS, INCORPORANDO-SE ÀS ESTRUTURAS DE
PENSAMENTO;
* CAPACIDADE
E COMPETÊNCIA PARA APRENDER E SE DESENVOLVER ATRAVÉS DE DIVERSOS TEXTOS, MÚSICAS,
HISTÓRIAS,.....
CANTAR A MÚSICA: “SE ESSA RUA FOSSE MINHA...”
SE ESSA RUA
SE ESSA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA
EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS
COM PEDRINHAS DE BRILHANTE
PARA O MEU
PARA O MEU AMOR PASSAR
NESSA RUA
NESSA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
TU ROUBASTE
TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE
É PORQUE TE QUERO BEM
COM O GIZ SIMULAR UMA RUA NO PÁTIO ONDE OS EDUCANDOS IRÃO
PASSEAR DE CARRINHOS E BONECAS.
PESQUISAR EM REVISTAS AS FIGURAS DE OBJETOS QUE INCIAM COM A LETRA "R" DE RUA DA
NOSSA MÚSICA.
NOSSA MÚSICA.
ONDE OS EDUCANDOS ENCONTRARAM:
·
RODA;
RUA; RIOS; RODO; RELÓGIO….
OBJETIVOS: * PROMOVER NO ESPAÇO EDUCACIONAL MOMENTOS
PARA A PESQUISA, TENDO COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL, A
AUTORREFLEXÃO E A AUTOCRÍTICA.
* PROPORCIONAR A
TROCA DE EXPERIÊNCIAS, AUXILIAR NA INTERAÇÃO COM O OUTRO, ESTABELECER SITUAÇÕES
DE APRENDIZAGENS E ENRIQUECIMENTO CULTURAL.
LITERATURA “A RUA DO MARCELO”
REALIZAR UM
PASSEIO EM VOLTA DO COLÉGIO PARA VISUALIZAR OS TIPOS DE RUA, LARGURA, PLACAS,
LIXEIRAS, ÁRVORES, NÚMEROS DE CASAS, CORES, TAMANHOS, MERCADOS, FARMÁCIAS, ETC, ....
QUESTIONAR COM OS EDUCANDOS SE AS NOSSAS RUAS SÃO IGUAIS
A RUA DO MARCELO?
POR QUANTAS RUAS NÓS PASSAMOS?
O QUE MAIS VIMOS NAS RUAS POR ONDE PASSAMOS?
O QUE MAIS VIMOS NAS RUAS POR ONDE PASSAMOS?
QUEM SE LEMBRA O Nº DE ALGUMA CASA?
OBJETIVOS: * A INICIAÇÃO DO TEMA ARTÍSTICO SE INICIA
ATRAVÉS DO PASSEIO, ONDE OS EDUCANDOS CONTEMPLARAM DIVERSOS TIPOS DE CASAS,
CORES, ÁRVORES, NÚMEROS....
* EXPLORANDO ASSIM O MUNDO A
SUA VOLTA;
* ATRAVÉS
DA OBSERVAÇÃO, DESCOBRIR DIVERSAS CORES QUE NOS RODEIAM E QUE ATÉ ENTÃO PASSAVA
DESPERCEBIDO;
* DESENVOLVIMENTO
INTEGRAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
ATRAVÉS DO USO
DE MASSINHA IREMOS REALIZAR A TENTATIVA DE ESCRITA DA PALAVRA " RUA".
ILUSTRAR SOMENTE A LETRA “R “DOS NOMES DOS NOSSOS AMIGUINHOS:
ROBSON RENATA ROBERTO RICARDO REGINA
BRINCAR DE BOLA PASSANDO A MESMA PARA O AMIGO E FALAR
SOMENTE A INICIAL DO SEU NOME.
OBJETIVOS: * IDENTIFICAÇÃO DO USO DO “R”;
*
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA, VERBAL E ATENÇÃO;
* AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
TRABALHAR O SINGULAR E PLURAL - ESCREVER NO QUADRO A PALAVRA “RUA E RUAS” , REALIZAR A CONTAGEM DAS LETRINHAS CHAMANDO A ATENÇÃO
DAS DIFERENÇAS DE QUANTIDADE E O POR QUE?
REALIZAR O SOM DA LETRINHA “S” JUNTO AOS EDUCANDOS.
QUESTIONAR OS EDUCANDOS ESTIMULANDO-OS A OBSERVAREM O QUE
MAIS TEMOS NA NOSSA SALA QUE NÃO É APENAS "UM" EXEMPLOS: EDUCANDOS, BOLSAS, CADEIRAS,....
E O QUE TEMOS QUE É APENAS "UM":
UMA PROFESSORA, UM QUADRO DE ESCREVER, UM QUADRO DE ANIVERSARIANTES, UMA PORTA NA
NOSSA SALA,.....
OBJETIVOS: ESTIMULAR O EDUCANDO A APRENDER MATEMÁTICA A
PARTIR DOS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS;
POSSIBILITAR PARA QUE O EDUCANDO AMPLIE CADA VEZ MAIS O
SEU CONHECIMENTO, ATRAVÉS DE DIFERENTES ATIVIDADES, FAVORECENDO ASSIM, PARA QUE
O MESMO QUESTIONE MAIS SOBRE O USO DO SINGULAR E DO PLURAL NO NOSSO DIA-A-DIA.
ESTARÁ FAVORECENDO A VERBAL-LINGUÍSTICA, RELACIONANDO COM
A VERBALIZAÇÃO ESCRITA OU FALADA, DOMINANTE NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS SENDO NO
LÓBULO TEMPORAL ESQUERDO;
ASSIM, COM TAMBÉM NO LÓGICO-MATEMÁTICA, OU SEJA, NO
“PENSAMENTO CIENTÍFICO”, ONDE ESTARÁ RELACIONANDO COM O RACIOCÍNIO INDUTIVO E
DEDUTIVO, NÚMEROS E RECONHECIMENTO DE PADRÕES ABSTRATOS ENTRE OUTROS.
VAMOS
CONTAR COM MUITA ATENÇÃO QUANTAS VEZES APARECE NA MÚSICA A PALAVRA “RUA.” AGORA QUE JÁ SABE PINTE BEM
BONITO O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE CERTA.
OBJETIVOS: DESPERTAR
O INTERESSE COM ESTÍMULOS E UMA VISÃO GERAL DE COMO OBSERVAR OS NUMERAIS QUE NOS
RODEIAM;
ESTIMULANDO-OS A RECONHECER OS NÚMEROS E A SUA REPRESENTAÇÃO.
CONTAR QUANTAS VEZES A PALAVRA “RUA” APARECE, QUANTOS
BRINQUEDOS TEMOS COMO VAMOS DIVIDI-LOS, SENDO ASSIM, ESTARÃO APRENDENDO O
CONCEITO DA MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA.
OBRIGADA PELA VISITA. VOLTE SEMPRE!
ESPERO QUE ESTEJA GOSTANDO DAS SUGESTÕES!
BEIJOS,....
MARIA DO CARMO.
FONTE:
http://letras.mus.br/cantigas-populares/134098
https://www.google.com.br/search?q=rua&safe=off&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=
http://letras.mus.br/cantigas-populares/134098
https://www.google.com.br/search?q=rua&safe=off&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=
Nenhum comentário:
Postar um comentário