Então vamos lá!
De acordo com o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL, " Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o
desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os
outros em uma atitude básica de aceitação,respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. "
( p. 23 )
Nas avaliações procuro sempre estar
destacando as áreas: motora cognitiva, afetiva, comportamental e higiene,...
No que diz aos aspectos físicos vamos estar sempre atento à coordenação,
organização espacial ampla, expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, uso
e aplicação da força, corrida, saltos,...
.
Quando falamos dos aspectos sócias iremos
verificar, disciplina, socialização, respeito, interatividade participação,
trabalho em grupo,regras,,organização.....
E no aspecto emocional será valorizado
cada manifestação de sentimentos desde vitórias, perdas, alegrias,,..
Em relação ao aspecto cognitivo observaremos a linguagem oral, escrita, raciocínio lógico
matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na resolução
de problemas e conflitos,...
Libâneo (1994) esclarece a
importância de " o professor ter uma compreensão global do processo educativo, especialmente
de suas manifestações no âmbito da escola."
Sendo assim, a avaliação não poderá ter caráter
quantitativo e nem deverá ser ministrada com o intuito de estar rotulando nenhuma criança. A mesma servirá
para que tenhamos como base os avanços que as crianças tiveram e os que não conseguiram atingir, os objetivos que foram propostos,Por Que, não atingiu?
Então, será o momento em que vamos estar refletindo e analisando para que possamos estar aprimorando e retomando o contéudo de forma que todos possam estar sendo contemplados com muito êxito e carinho.
"Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas
diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva,ética, estética, de relação interpessoal e inserção social."
( REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL - p.47)
De acordo com Didonet, “Escolher ou aceitar um tipo de
avaliação sem antes discutir o que se pretende
conseguir com as crianças é uma
decisão arriscada“
(DIDONET, 2006, p. 46)
A avaliação na educação infantil é
realizada individualmente e sem comparações, pois, cada criança tem seu limite por isso, o objetivo da avaliação na educação infantil é estar acompanhando o desempenho e o desenvolvimento de cada da
criança, a mesma deverá ser realizada com base na observação e nos registros diários.
Servindo sim para medir os conhecimentos
não de forma quantitativa, mas tendo como base para diagnosticar as
necessidades ou o avanço de cada criança.
Pressuponho que, dessa forma a
avaliação irá priorizar as necessidades da criança e valorizar as suas conquistas
e o seu desenvolvimento.
Toda criança deve sentir-se amada e respeitada!
"Esse formato de avaliação prioriza as
necessidades da
criança, enquanto “aprendente”,
exalta o desenvolvimento e a aprendizagem, com
foco nas capacidades e competências
da criança. Baseia-se em acontecimentos da
vida real e nas realizações da
criança, focaliza nas aprendizagens significativas, é
realizada em todos os contextos de
vida da criança, sendo colaborativa entre
educadores, crianças, pais e outros
profissionais."
(PUCKETT E BLACK apud PARENTE, 2004).
Obrigada pela visita, pelo carinho!
Espero estar contribuindo para o bom desempenho do seu trabalho!
Bons estudos e que o Espírito Santo vós ilumine e vós capacite cada dia mais e mais.
Beijos,...
Maria do Carmo.
Fonte:
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
DIDONET, Vital. Coerência entre avaliação e finalidades da educação infantil.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São
Paulo: Cortez, 1994.
PARENTE, Maria Cristina Cristo. A construção de práticas alternativas de avaliação na pedagogia da infância: sete jornadas de aprendizagem. Tese de Doutorado. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2004. Disponível EM: ttp://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/888/1/TESE_CD_IEC_UM.pdf.
Referencial Curricular Nacional PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Brasília: MEC/SEF, 1998.
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