Através do jogo sequência lógica a criança irá favorecer a comunicação facilitando a auto-expressão.
Para Wallon,
“A criança é impulsionada a aprender jogos com as outras pela necessidade de
invadir o mundo exterior, a fim de irem buscar neles os meios para os seus
próprios meios e assimilarem dele apartes cada vez maiores.” (1981, p.83)
Estimulando-
as e encorajando- as, elas estarão desenvolvendo muitas habilidades como: classificar, comparar, visualizar a ordem
lógica,além do que está trabalhando também: o ganhar, perder, esperar sua vez, respeito com
os colegas, atenção,concentração,organização do pensamento, incluindo cores,
formas tamanho e a socialização.
Conforme Piaget, "Jogo é a construção do
conhecimento, principalmente, nos períodos sensórios motor e pré-operatório.
Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas estruturam seu espaço, seu
tempo, desenvolvem a noção de casualidade chegando representação e, finalmente
a lógica ." (PIAGET, 1971)
Você não imagina como fico feliz
em saber que está me visitando aproveitando muito bem os conteúdos.
Saiba
que você é muito especial e ao receber a sua visita o meu dia fica muito
mais feliz me proporcionando mais ânimo para escrever novos conteúdos!
Agradeço
pelo carinho e amizade de todos!
Beijos,....
Maria
do Carmo.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação.Trad. Alvaro
Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
WALLON, Henri. A afetividade proprioplática. In:
NADELBRULFERT J & WEREBE,
M.J.G. Henri Wallon (antologia). São Paulo:
Ática, 1986. APUD ARANTES, 1981.
A evolução psicológica da criança.
Lisboa: Edições 70, 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário