Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA LÓGICA

Através do jogo sequência lógica a criança irá  favorecer a comunicação facilitando  a auto-expressão.



              
Para Wallon, “A criança é impulsionada a aprender jogos com as outras pela necessidade de invadir o mundo exterior, a fim de irem buscar neles os meios para os seus próprios meios e assimilarem dele apartes cada vez maiores.” (1981, p.83)







Estimulando- as e encorajando- as, elas estarão desenvolvendo  muitas habilidades como:  classificar, comparar, visualizar a ordem lógica,além do que está trabalhando também: o  ganhar, perder, esperar sua vez, respeito com os colegas, atenção,concentração,organização do pensamento, incluindo cores, formas tamanho e  a   socialização.
              


Conforme Piaget, "Jogo é a construção do conhecimento, principalmente, nos períodos sensórios motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção de casualidade chegando representação e, finalmente a lógica ." (PIAGET, 1971) 


                                           



Você não imagina como fico feliz em saber que está me visitando aproveitando muito bem os conteúdos.  
Saiba que você é muito especial e ao receber a sua visita o meu dia fica muito mais feliz me proporcionando mais ânimo para escrever novos conteúdos!
Agradeço pelo carinho e amizade de todos!
Beijos,....
Maria do Carmo.


                                                            



PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação.Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.


WALLON, Henri. A afetividade proprioplática. In: NADELBRULFERT J & WEREBE,
M.J.G. Henri Wallon (antologia). São Paulo: Ática, 1986. APUD ARANTES, 1981.
 A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1981.


Nenhum comentário:

Postar um comentário