Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o
homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e
externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das
aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
“A
Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as
interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das
capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto
psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos,
fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo
como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a
integração deste sujeito consigo e com o mundo
dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
A A psicomotricidade possui as
linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain.
O que é alinhavos?
Alinhavos são os materiais que estimulam a coordenação viso-motora, os direcionamentos e também o controle do tônus
muscular.
Através dos alinhavos estaremos auxiliando o educando na:
·
Linguagem oral;
·
Concentração;
·
Coordenação motora fina;
·
Percepção visual e tátil;
·
Orientação espacial
·
Existem vários modelos disponíveis desde você confeccionar
até os disponíveis nas lojas .
De acordo com o PCN, "O
desenvolvimento de capacidades, como as de relação interpessoal, as cognitivas,
as afetivas, as motoras, as
éticas, as estéticas de inserção social, torna-se possível mediante o processo
de construção e reconstrução
de conhecimentos. Essa aprendizagem é exercida com o aporte pessoal de cada um,o que
explica por que, a partir dos mesmos saberes, há sempre lugar para a construção
de uma infinidade
de significados, e não a uniformidade destes. Os conhecimentos que se
transmitem e se recriam na
escola ganham sentido quando são produtos de uma construção dinâmica que se
opera na interação
constante entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que o aluno
aprende na escola e o
que ele traz para a escola, num processo contínuo e permanente de aquisição, no
qual interferem
fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos" ( p.34 ).
" A criança, por meio da observação, imitação e experimentação das
instruções recebidas de pessoas mais experientes, vivencia diversas
experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, o conhecimento a
respeito do mundo que a cerca. " (NEGRINE, 1995, p. 23).
Bom, pessoal está ai mais uma sugestão espero que tenham gostado!
Obrigada pela visita, voltem sempre!
Beijos,....
Maria do Carmo.
Negrine, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade:
alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário