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sábado, 26 de outubro de 2013

PSICOMOTRICIDADE E O ALINHAVO


Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a
 integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
A A psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain.

                                                          O que é alinhavos?

       
                                                             
Alinhavos são os materiais que estimulam a coordenação viso-motora, os direcionamentos e também o controle do tônus muscular.
Através dos alinhavos estaremos auxiliando o educando na:


         Psicomotricidade;
·         Linguagem oral;
·         Concentração;
·         Coordenação motora fina;
·         Percepção visual e tátil;
·         Orientação espacial

·         Existem vários modelos disponíveis desde você confeccionar até  os disponíveis nas lojas .


         


De acordo com o PCN, "O desenvolvimento de capacidades, como as de relação interpessoal, as cognitivas, as afetivas, as motoras, as éticas, as estéticas de inserção social, torna-se possível mediante o processo de construção e reconstrução de conhecimentos. Essa aprendizagem é exercida com o aporte pessoal de cada um,o que explica por que, a partir dos mesmos saberes, há sempre lugar para a construção de uma infinidade de significados, e não a uniformidade destes. Os conhecimentos que se transmitem e se recriam na escola ganham sentido quando são produtos de uma construção dinâmica que se opera na interação constante entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que o aluno aprende na escola e o que ele traz para a escola, num processo contínuo e permanente de aquisição, no qual interferem fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos" ( p.34 ).

                 


                                                             


" A criança, por meio da observação, imitação e experimentação das 
instruções recebidas de pessoas mais experientes, vivencia diversas 
experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, o conhecimento a 
respeito do mundo que a cerca. " (NEGRINE, 1995, p. 23). 



Bom, pessoal está ai mais uma sugestão espero que tenham gostado! 
Obrigada pela visita, voltem sempre!

Beijos,.... 

Maria do Carmo. 



Negrine, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: 


alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995. 






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