SAIBA UM POUCO MAIS!
O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e / ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.
A deficiência pode ser por diminuição da resposta visual, que pode ser leve, moderada, severa, profunda
( que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) ou por ausência total da resposta visual
( cegueira).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ( Bangkok,1992), o individuo com baixa visão ou visão subnormal é aquele que apresenta diminuição das suas respostas visuais, mesmo que 6/18 à percepção de luz, ou um campo visual menor que 10 graus do seu ponto de fixação, mas que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ou execução de uma tarefa.
LIVRO COM ESCRITA EM BRAILLE
CAUSAS
De maneira genérica, podemos considerar que nos países em desenvolvimento as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e causadas por doenças como a catarata. Nos países desenvolvidos
são mais importantes as causas genéticas e degenerativas. As causas podem ser divididas também em congênitas ou adquiridas.
CAUSAS CONGÊNITAS - - amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita.
CAUSAS ADQUIRIDAS - traumas oculares, catarata, degeneração senil de mácula, glaucoma, alterações retinianas relacionadas à hipertensão arterial ou diabetes.
Seguem-se algumas orientações para se trabalhar distintamente com os dois grupos de pessoas com deficiência visual.
1º GRUPO
CRIANÇA CEGA
* Ao receber o aluno cego, a escola deverá ter o laudo do oftalmologista, com as devidas orientações;
* O profissional levará o aluno para conhecer o espaço físico antes de iniciar as atividades educacionais.
* O cego necessita do método Braile ( ou Braille, criado por Luis Braille - 1809 - 1852 - e que consiste num sistema de escrita em relevo ) para ler, escrever e contar.
* Existem alguns recursos instrucionais: a máquina de Braille, reglete de mesa e de bolso que, com o auxílio do perfurador, produz a escrita manual em Braille; máquina de escrever com tipos ampliados, o sorobã ( para cálculos) e, mais recentemente, o cego pode fazer uso do computador.
MÁQUINA BRAILlE
PRANCHA COM PAPEL, PUNÇÃO E REGLETE
KIT - PRANCHA, PUNÇÃO ASSINADOR, REGLETE, BENGALA E SORABÃ
PRANCHA COM PAPEL, PUNÇÃO E REGLETE
KIT - PRANCHA, PUNÇÃO ASSINADOR, REGLETE, BENGALA E SORABÃ
* O aluno poderá frequentar, no período contrário ao da escola ou receber na escola um professor itinerante, que o ajudará na realização de tarefas escolares.
* Antes de ajudar a criança cega, pergunte se ela necessita de auxílio.
* Quando falar com o aluno cego, use tom e velocidade normais de voz.
* Trate seu aluno com o mesmo carinho e respeito que você trata uma pessoa que enxerga.
* Não exclua seu aluno cego das atividades em grupo, nem procure minimizar tal participação.
* Par o registro das explicações do professor, uma dica para o aluno cego é que o mesmo utilize um gravador para gravar as aulas explicativas para depois estudar em casa.
ALFABETO E NÚMEROS BRAILlE
Os seis pontos da unidade braile são organizados e numerados do seguinte modo:
O sinal da letra maiúscula, ponto 6, colocado antes de uma letra, a torna maiúscula. O sinal de número, pontos 3,4,5,6, colocado antes de um caractere, o transforma em número e não em letra.
A escrita braile é um outro acréscimo ao currículo das crianças cegas. É ensinada depois da leitura. Há vários instrumentos para escrever os símbolos, sendo o mais fácil e mais rápido a máquina de escrita braile. Ela tem seis teclas, que correspondem a cada um dos seis pontos da unidade. Um bom datilografo braile pode bater de quarenta a sessenta palavras por minuto.
Bom eu tenho ceratocone alguém conhece?
Então, vou explicar de uma forma bem simples o que significa:
Trata-se de uma doença não-inflamatória e nem contagiosa porém, faz com que haja mudanças estruturais na córnea onde irá alterar sua biomecânica - resistência e elasticidade) sendo assim, tornando mais fina e modificando a curvatura normal.Ficando no formato mais cônico. A maior consequência do Ceratocone é a diminuição da visão proveniente do astigmatismo irregular (distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea).
Sintomas: Visão borrada, imagens fantasmas,sensibilidade à luz e presença de um anel de luz que rodeia um objeto.
Mesmo com todo acompanhamento e todo cuidado cheguei a um estágio bem avançado mas, Graças à Deus, não houve necessidade do transplante, pois quando eu já estava quase perdendo a visão Deus colocou uma médica muito responsável e competente que realizou a cirurgia.Pois as tentativas que foram realizadas com outros profissionais infelizmente foi tudo sem êxito! .
Tratamentos que foram realizados:
* Uso de óculos;
* Lentes de contatos gelatinosas;
* Lentes de contatos rígidas;
* Cirurgias;
* Crosslink.
Quem se interessar eu posso passar o endereço e telefone da médica que cuida da minha visão.
Muito obrigada pela atenção, volte sempre sua visita muito me agrada!
Fique na Paz!!!
Beijos,....
Maria do Carmo.
Fonte:
Turra, Cinthia e outros
Inclusão: um princípio igualitário e democrático.
Base Editora e Gerenciamento Pedagógico LTDA.
http://www.labtate.ufsc.br
pt.wikipedia.org
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