Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA


                                         

Como todos nós sabemos a brincadeira é a  ferramenta  mais comum que todas as crianças sabem manusear com muito êxito, sendo assim, através das brincadeiras elas irão desenvolver: a autonomia, aprender a lidar com regras, ser mais autoconfiante, desenvolver a linguagem de pensamento, ter mais atenção e concentração,estimular cada vez a sua  memória, respeitar a si mesma e ao próximo,estimular a linguagem oral,  contudo irão aprender a  fazer, conviver com as diferenças e interiorizar diversos papéis sociais entre outros. 

" Assim, através desse trabalho estarei apresentando a importância do brincar, onde podemos perceber a capacidade que a criança tem de representar suas experiências vividas, possibilitando maior experiência para um melhor desenvolvimento na aprendizagem." ( Monografia - M.C.)

" Brincar pressupõe segurança e criatividade" ( Drº Donald Winnicott) 

"Levando em consideração que a linguagem oral está presente na escrita, por isso torna-se essencial a existência de vários tipos de brincadeiras e jogos, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual, moral, psicomotor, afetivo e emocional da criança." (Monografia -  M.C)


Sendo assim,cabe a nós pai, mãe, profissionais da educação e profissionais que estão ligados diretamente com as crianças estimular e orientar cada vez mais, afinal estão sob nossa responsabilidade!
Pressuponho que esse conteúdo irá nos auxiliar para que todos nós possamos estar brincando cada vez mais com os nossos pequenos contribuindo assim, para o seu pleno desenvolvimento onde será uma rica troca de experiências, vamos nos surpreender, pois muito eles terão para nos ensinar. 

"A escola tem a obrigação de ajudar a criança a completar essa transição do mais agradável possível, respeitando o direito de devanear, imaginar, brincar." (Drº Donald Winnicott)

As brincadeiras de pegador são tradicionalmente entre as crianças. São atividades da cultura popular que estimulam o desenvolvimento  da velocidade. Alem disso, exigem noções de cooperação, pois a atividade de perseguir é sempre feita em grupo.
No brinquedo de pega-pega, qualquer que seja a variação, a criança também precisa utilizar na noção espacial, pois o êxito da atividade depende não só da velocidades, mas também da compreensão do espaço do jogo, de modo a permitir uma colocação que evite o pegador."Pratica Pedagógica"


SUGESTÕES PARA TODAS AS IDADES:


1ª  TIQUE - TAQUE CARAMBOLA,
      ESTE DENTRO, ESTE FORA!


2ª  LÁ EM CIMA DO PIANO 
      TEM UM COPO DE VENENO,
      QUEM BEBEU MORREU!


3ª  VOU ALI E VOLTO JÁ,
      VOU APANHAR MARA-CUJÁ!


4ª UNA,DUNA,TENA, CATENA,
     SACO DE PENA,VILA,VILÃO
     CONTE BEM QUE DOZE SÃO!


5ª  UM,DOIS,TRÊS,QUATRO,
      POR AQUI PASSOU UM RATO,    
      QUE ENTROU PELO BU-RACO!


 6ª  UNI,DUNI,TÊ,
       SALAMÊ MINGUÊ
       UM SORVETE COLORÊ
       O ESCOLHIDO FOI VO-CÊ!

7ª  UMA PULGA NA BALANÇA,
      DEU UM PULO FOI À FRANÇA.
      OS CAVALOS A CORRER,
      AS CRIANÇAS A BRINCAR
      VAMOS VER QUEM VAI PE-GAR!








                                        






Muito obrigada, Meu Querido Jesus e Minha Querida Nossa Senhora  por tudo!
Agradeço a todos pela visita, voltem sempre!
Bons estudos!
Beijos,....
Maria do Carmo.   




Fonte:

Revista Nova Escola - Dezembro/2008
Monografia - Silva Maria do Carmo 
Práticas Pedagógica  - V. 1 - Secretária do Est.Educação - São Paulo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário