VYGOTSKY - Aprendizado e Desenvolvimento,Um Processo Sócio - Histórico - Marta Kohl de Oliveira.
Desenvolvimento & Aprendizado
De acordo com a professora Marta Kohl de Oliveira, Vygotsky busca compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da
espécie humana e da história individual. Mas, não chegou a formular uma
concepção estruturada do desenvolvimento humano que abrangesse o processo de
constituição psicológica do nascimento até a idade adulta.
No percurso que há entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelado que o ser humano vive em meio social, sendo este o responsável para estes dois processos. Ou seja, ambos caminham juntos podemos entender melhor essa relação ao nos aprofundarmos mais nos estudos sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal.
Segundo Vygotsky, os níveis de
desenvolvimento podem ser divididos em:
1- Nível de desenvolvimento real, isto é aquele que se
refere às conquistas que já é consistente na criança, ou seja o que ela já
aprendeu e domina, indicando assim o seu processo mental.
2- Nível de
desenvolvimento potencial, é aquele que corresponde o que criança é capaz de
fazer com o auxilio de outra pessoa. " (...) a distância entre o nível de desenvolvimento
real, que se costuma por meio da solução indepedente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes." ( Vygotsky,1984,p.97)
A zona de
desenvolvimento proximal ( ZDP ), é que define as funções que estão em
processo de maturação, funções que amadurecerão e que estão em estado embrionário, aspecto a ser considerado na educação das crianças, onde mesmo com intermediação
de adultos, a criança pode não estar preparada para determinadas tarefas, ou seja, para não cair no erro de propor atividades fora dos limites da ZDP.
Sendo assim, torna-se necessário a intervenção pedagógica a na promoção do
desenvolvimento dos educandos, pois a escola é dotada de um espaço muito privilegiado, onde poderá trabalhar através do lúdico . " O único bom ensino, afirma
Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento ". (p.64)
Como nos apresenta em seus trabalhos com o auxilio de seus parceiros, a evolução da escrita, verificando assim que, "a principal condição
necessária para que uma criança seja capaz de compreender adequadamente o funcionamento da língua escrita é que ela descubra que a língua escrita é um sistema de signos que não têm significado em si”. (p.70)
Vygostky, por seu interesse pela gênese, função e estrutura dos processos psicológicos superiores, referiu-se também aos temas clássicos da psicologia, tais como: Percepção, Atenção e Memória.
Para Vygotsky as raízes genéticas do pensamento e da linguagem são consideradas como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação e a vida em sociedade.
Pois, sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural.
Beijos,...
Maria do Carmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário