VYGOTSKY - Aprendizado e Desenvolvimento, Um Processo Sócio - Histórico - Marta Kohl de Oliveira.
Pensamento e Linguagem
De acordo com Vygotsky, a principal função da linguagem é a de intercâmbio social ou seja é para comunicar-se com seus semelhantes, sendo assim, esse intercâmbio torna-se necessário para que haja uma possível comunicação mais sofisticada. A segunda função da linguagem é o pensamento generalizante.
" A linguagem ordena o real, agrupando todas as ocorrências de uma mesma classe de objetos, eventos, situações, sob uma mesma categoria conceitual".
Definindo assim, os signos os mesmos simplificam e generalizam a experiencia vivida, permitindo que seja transmitida a outros. " A compreensão das relações entre pensamento e linguagem é, pois, essencial para a compreensão do funcionamento psicológico do ser humano".
O Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
" O pensamento e a linguagem têm origens diferentes e desenvolvem-se segundo trajetórias diferentes e independentes, antes que ocorra a estreita ligação entre esses dois fenômenos."
Antes mesmo de haver na criança a associação entre o pensamento e a linguagem ocorreu a " fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento" e a " fase pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem".
Mesmo antes de dominar a linguagem a criança já demonstra capacidade de resolver problemas práticos como de: utilizar-se de instrumentos e meios indiretos para conseguir certos objetivos.
Podemos observar que o pensamento e a linguagem segue trajetórias até que, em um determinado momento do desenvolvimento novamente se unem surgindo assim o pensamento verbal e a linguagem racional, onde o ser humano passa a ter possibilidade de modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema simbólico da linguagem.
Obrigada pela visita!
Volte sempre!
Beijos,....
Maria do Carmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário