Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

Contudo, a teoria do desenvolvimento,...



VYGOTSKY - Aprendizado e Desenvolvimento,Um Processo                   Sócio - Histórico - Marta Kohl de Oliveira. 


Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento, Um Processo Sócio-histórico - Marta Kohl de Oliveira (8526276883)


O biológico e o cultural: os desdobramentos do pensamento de Vygotsky




Como vimos nos conteúdos anteriores, um dos pilares do pensamento de Vygotsky é a ideia de que as funções mentais superiores são construídas ao longo da história social do homem.
Ao explorar os desdobramentos, das propostas de Vygotsky na obra dos seus colaboradores, a professora Marta Kohl de Oliveira aborda neste capítulo, apresenta três aspectos fundamentais: 

1-  O funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico; 
2- A influência da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos; 
3- A atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, com o principal foco de interesses dos estudos em psicologia.

A história social  possui um papel essencial no desenvolvimento psicológico,  e não pode ser buscado nas propriedades naturais do sistema nervoso, sendo assim, o cérebro é um sistema aberto onde está em constante interação com o meio, ou seja,  este meio será capaz de transformar suas estruturas e mecanismos de funcionamento, podendo assim se adaptar as diferentes necessidades as diversas funções estabelecidas no processo do homem com o mundo.


Luria, apresenta  em sua obra a questão da estrutura básica do cérebro em três unidades, ou seja: 

1- A unidade para regulação da atividade cerebral e do estado de vigília; 
2- A unidade para recebimento, análise e armazenamento de informações; 
3- A unidade para programação, regulação e controle da atividade. 

" A atividade consciente do homem apenas começa com a obtenção da informação e sua elaboração, terminando com a formação das inteções, do respectivo programa de ação e com a realização desse programa em atos exteriores ( motores) ou interiores mentais). 
( LURIA, 1979,p.107)"  

Para o autor a atividade psicológica é um sistema complexo que envolve a operação simultânea de três unidades funcionais: percepção visual, a análise e a síntese da informação recebida pelo sistema visual. ou seja, os  movimentos dos olhos em várias partes do objeto a ser percebido.

Podemos destacar  outro aspecto importante no trabalho do autor, onde o mesmo trata da organização cerebral que é  a idéia de que a estrutura dos processos mentais e relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao longo do desenvolvimento individual.


 A.N. Leontiev, foi um dos colaboradores mais próximos de Vygotsky , onde para ele as atividades humanas são formas de relação do homem com o mundo, dirigidas por motivos, por fins a serem alcançados.
Onde segundo o autor  o homem orienta-se por objetivos, planeja suas ações agindo de forma intencional.
Assim também  Leontiev distingue a estrutura da atividade humana em três níveis de funcionamento: a atividade propriamente dita, as ações e as operações.

(... os processos mentais humanos ( as " funções psicológicas superiores") adquirem uma estrutura necessariamente ligada aos meios e métodos sócio-historicamente formados e transmitidos no processo de trabalho cooperativo  e de interação social.( LEONTIEV,1981,p.56)" 
















Obrigada pela visita, volte sempre!


Beijos,....


Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário