Síndrome de Down
"A Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida vão interferir diretamente na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuro. A entrada da criança com síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais na educação infantil regular costuma trazer resultados muito positivos, sobretudo se a instituição está preparada para promover a inclusão.
Os objetivos da inclusão social para a criança pequena com síndrome de Down incluem:
– Aprender a participar e interagir.
- Dar retorno a pedidos verbais e instruções.- Aprender padrões típicos de comportamento, por exemplo, saber a sua vez, dividir, fazer fila, sentar.- Aprender a brincar em cooperação.- Desenvolver independência: autoajuda e habilidades práticas.- Desenvolver amizades.- Preocupar-se com os outros."
- Dar retorno a pedidos verbais e instruções.- Aprender padrões típicos de comportamento, por exemplo, saber a sua vez, dividir, fazer fila, sentar.- Aprender a brincar em cooperação.- Desenvolver independência: autoajuda e habilidades práticas.- Desenvolver amizades.- Preocupar-se com os outros."
• Brincar de cabanas, abrigos e esconderijos;
• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;
• Brincar de faz de conta;
• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas estórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a estória;
• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;
• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;
• Ampliar o conhecimento das partes do corpo. Devemos brincar dando ordens relacionadas com a posição do corpo: “em pé”, “deitado”, “sentado”. Complementarem partes do corpo humano em tabuleiro;
• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;
• Brincar de faz de conta;
• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas estórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a estória;
• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;
• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;
• Ampliar o conhecimento das partes do corpo. Devemos brincar dando ordens relacionadas com a posição do corpo: “em pé”, “deitado”, “sentado”. Complementarem partes do corpo humano em tabuleiro;
• Permitir que observe objeto em pequenos e grandes espaços e em diferentes prismas;
• Oferecer objetos do mesmo e de diferentes tamanhos, estimulando-a a discriminação de “grande” e “pequeno”;
• Oferecer quebra-cabeças simples de objetos familiares compostos de algumas peças;
• Mostrar figuras, objetos ou miniaturas solicitando que a criança demonstre ou diga para que serve;
• Ampliar o vocabulário da criança;
• Mostrar ilustrações solicitando que a criança diga o que estão fazendo;
• Fazer perguntas envolvendo a qualidade dos objetos (grande, pequeno, cor, pesado, leve, quente, frio) e localização (em cima, em baixo);
• Estimular a criança a verbalizar o que está acontecendo agora, antes e depois;
• Desenvolver entonação ao cantar;
• Ensinar versinhos, canções com expressões corporais;
• Contar muitas estorinhas e depois dramatizá-las;
• Estimular destreza manual permitindo que rabisque, brinque com massa de modelar, de encaixe, montar, desmontar, construir, derrubar, folhear revistas. Rabiscar na areia com o dedo, graveto. Pintura a dedo, rabiscar o chão com giz, carvão;
• Colocar cadeiras ou outros objetos e fazer a criança caminhar desviando-se dos mesmos
• Brincar de cabanas, abrigos e esconderijos;
• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;
• Brincar de faz de conta;
• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas estórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a estória;
• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;
• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;
• Solicitar a criança a colocar objetos “em cima”, “em baixo” de mesas, cama, caixas, etc.
• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;
• Brincar de faz de conta;
• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas estórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a estória;
• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;
• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;
• Solicitar a criança a colocar objetos “em cima”, “em baixo” de mesas, cama, caixas, etc.
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* Alfabeto móvel;
* Dominó colorido;
* Pintura com dedo ou com cotonetes;
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"
Mario Quintana
OBRIGADA PELA VISITA!
BOM TRABALHO, BEIJOS,.....
MARIA DO CARMO.
Fonte:google.com.br/search?q=atividades+para+trabalhar+com+sindrome+de+down&safe
pensador.uol.com.br/autor/mario_quintana
https://www.youtube.com/watch?v=Bql5OBAPDJA
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