TENDO EM VISTA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL , CONSIDERA-SE FUNDAMENTAL UTILIZAR AS BRINCADEIRAS INFANTIS COMO ATIVIDADES FREQUENTES, ONDE SABEMOS QUE OS JOGOS NÃO APENAS SE CONSTITUEM EM FORMAS DE ENTRETENIMENTO, MAS EM MEIOS QUE IRÁ CONTRIBUIR PAR O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS EDUCANDOS,DIANTE DISSO FAZ NECESSÁRIO TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA SIGNIFICATIVAS , INTERESSANTE E DESAFIADORA PARA QUE SEJA ÚTIL.
ONDE BRINCAR DE AMARELINHA, IDENTIFICAR OS ALGARISMOS, DOMINÓ, CLASSIFICAR, SERIAR, MULTIPLICAR , JOGOS DOS PALITOS, ENTRE OUTROS,
NO BRINCAR O EDUCANDO APRENDE E IRÁ DESENVOLVER AS ESTRUTURAS COGNITIVAS,POIS, TERÁ OPORTUNIDADES DE PERCEBER: DISTÂNCIAS, DURAÇÃO, VELOCIDADE, TEMPO, FORÇA,, LATERALIDADE, MEMÓRIA VISUAL
AUXILIANDO ASSIM, NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAR ARITMÉTICO.
É DE ESTREMA IMPORTÂNCIA QUE A CRIANÇA
ESTEJA INSERIDA NESTE AMBIENTE DE
BRINCAR E AO
MESMO TEMPO BUSCAR CONJECTURAS, REFLEXÕES, ANÁLISE E CRIAÇÃO.
PODEMOS DIZER A
PALAVRA CRIAÇÃO PORQUE USAR A IMAGINAÇÃO EM UM JOGO A
CRIANÇA ESTA
SENDO CRIATIVA TAMBÉM.O JOGO, A PARTIR DO MOMENTO QUE ESTA
COBRANDO
IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA, PASSA A AJUDÁ-LA A DESENVOLVER A SUA
CAPACIDADE DE
NÃO SÓ RESOLVER PROBLEMAS, MAS DE TAMBÉM ENCONTRAR VÁRIAS
MANEIRAS DE
RESOLVÊ-LOS. ( RIZZI, 2001, P.63 ).
DESSE MODO, O JOGO, NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
PASSA A TER O CARÁTER DE
MATERIAL DE ENSINO QUANDO CONSIDERADO
PROMOTOR DE APRENDIZAGEM. A
CRIANÇA, COLOCADA DIANTE DE SITUAÇÕES
LÚDICAS, APREENDE A ESTRUTURA LÓGICA
DA BRINCADEIRA E, DESTE MODO, APRENDE TAMBÉM
A ESTRUTURA MATEMÁTICA
PRESENTE.
(MOURA, 1996, P.80).
PARA MATOS, "O
JOGO FAZ PARTE DO COTIDIANO DO ALUNO, POR ISSO, ELE SE TORNA UM INSTRUMENTO
MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ALÉM DE POSSIBILITAR O
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. EM SÍNTESE A EDUCAÇÃO LÚDICA,
ENTENDIDA COMO O APRENDER BRINCANDO, INTEGRA NA SUA ESSÊNCIA UMA CONCEPÇÃO
TEÓRICA PROFUNDA E UMA CONCEPÇÃO PRATICA ATUANTE E CONCRETA. SEUS OBJETIVOS SÃO
AS ESTIMULAÇÕES DAS RELAÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS, VERBAIS, PSICOMOTORAS,
SOCIAIS, A MEDIAÇÃO SOCIALIZADORA DO CONHECIMENTO E A PROVOCAÇÃO PARA UMA
REAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA DOS ALUNOS" (MATTOS, 2009,
P.56).
ENFIM, FAZ-SE NECESSÁRIO TRABALHAR A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA ONDE OS EDUCANDOS SINTAM-SE MOTIVADOS A PARTICIPAR DE TODAS ATIVIDADES.
PORÉM, O EDUCADOR DEVERÁ SABER, MUITO BEM O QUE E PARA QUE ESTÁ APLICANDO A REFERIDA ATIVIDADE.
MATTOS, Roberto Aldrin Lima. Jogos e matemática: Uma relação possível. Salvador: R.A.L,2009.
MOURA, M.O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. SÑo
Paulo:USP,1996.
RIZZI, Leonor, HAYDT, Regina Câlia C. Atividades lúdicas na educação da
RIZZI, Leonor, HAYDT, Regina Câlia C. Atividades lúdicas na educação da
criança. SÑo Paulo: Editora îtica,2001.
OBRIGADA PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!!!
BONS ESTUDOS!!!
BEIJOS,....
MARIA DO CARMO.
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