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domingo, 30 de novembro de 2014

BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTÉUDO DA MATEMÁTICA







TENDO  EM VISTA  O APRENDIZADO DA  MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL , CONSIDERA-SE  FUNDAMENTAL UTILIZAR  AS BRINCADEIRAS INFANTIS COMO ATIVIDADES FREQUENTES,  ONDE SABEMOS QUE OS JOGOS NÃO APENAS SE CONSTITUEM EM FORMAS DE ENTRETENIMENTO, MAS EM MEIOS QUE IRÁ CONTRIBUIR PAR O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS EDUCANDOS,DIANTE DISSO FAZ NECESSÁRIO TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA SIGNIFICATIVAS , INTERESSANTE E DESAFIADORA PARA QUE SEJA ÚTIL.
ONDE BRINCAR DE AMARELINHA,  IDENTIFICAR OS ALGARISMOS, DOMINÓ, CLASSIFICAR, SERIAR, MULTIPLICAR , JOGOS DOS PALITOS, ENTRE OUTROS,

NO BRINCAR O EDUCANDO APRENDE E IRÁ DESENVOLVER AS ESTRUTURAS COGNITIVAS,POIS, TERÁ  OPORTUNIDADES DE PERCEBER: DISTÂNCIAS, DURAÇÃO, VELOCIDADE, TEMPO, FORÇA,, LATERALIDADE, MEMÓRIA VISUAL
AUXILIANDO ASSIM, NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAR ARITMÉTICO.





                                                                             



É DE ESTREMA IMPORTÂNCIA QUE A CRIANÇA ESTEJA INSERIDA NESTE AMBIENTE DE
BRINCAR E AO MESMO TEMPO BUSCAR CONJECTURAS, REFLEXÕES, ANÁLISE E CRIAÇÃO.
PODEMOS DIZER A PALAVRA CRIAÇÃO PORQUE USAR A IMAGINAÇÃO EM UM JOGO A
CRIANÇA ESTA SENDO CRIATIVA TAMBÉM.O JOGO, A PARTIR DO MOMENTO QUE ESTA
COBRANDO IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA, PASSA A AJUDÁ-LA A DESENVOLVER A SUA
CAPACIDADE DE NÃO SÓ RESOLVER PROBLEMAS, MAS DE TAMBÉM ENCONTRAR VÁRIAS
MANEIRAS DE RESOLVÊ-LOS. ( RIZZI, 2001, P.63 ).














DESSE MODO, O JOGO, NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PASSA A TER O CARÁTER DE 
MATERIAL DE ENSINO QUANDO CONSIDERADO PROMOTOR DE APRENDIZAGEM. A 
CRIANÇA, COLOCADA DIANTE DE SITUAÇÕES LÚDICAS, APREENDE A ESTRUTURA LÓGICA 
DA BRINCADEIRA E, DESTE MODO, APRENDE TAMBÉM A ESTRUTURA MATEMÁTICA 
PRESENTE. (MOURA, 1996, P.80). 















PARA MATOS, "O JOGO FAZ PARTE DO COTIDIANO DO ALUNO, POR ISSO, ELE SE TORNA UM INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ALÉM DE POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. EM SÍNTESE A EDUCAÇÃO LÚDICA, ENTENDIDA COMO O APRENDER BRINCANDO, INTEGRA NA SUA ESSÊNCIA UMA CONCEPÇÃO TEÓRICA PROFUNDA E UMA CONCEPÇÃO PRATICA ATUANTE E CONCRETA. SEUS OBJETIVOS SÃO AS ESTIMULAÇÕES DAS RELAÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS, VERBAIS, PSICOMOTORAS, SOCIAIS, A MEDIAÇÃO SOCIALIZADORA DO CONHECIMENTO E A PROVOCAÇÃO PARA UMA REAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA DOS ALUNOS"  (MATTOS, 2009, P.56).   


ENFIM, FAZ-SE NECESSÁRIO  TRABALHAR A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA ONDE OS EDUCANDOS SINTAM-SE MOTIVADOS A PARTICIPAR DE TODAS ATIVIDADES.
PORÉM, O EDUCADOR DEVERÁ SABER, MUITO BEM O QUE E PARA QUE ESTÁ APLICANDO A REFERIDA ATIVIDADE.








MATTOS, Roberto Aldrin Lima. Jogos e matemática: Uma relação possível. Salvador: R.A.L,2009.

MOURA, M.O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. SÑo 
Paulo:USP,1996.


RIZZI, Leonor, HAYDT, Regina Câlia C. Atividades lúdicas na educação da 
criança. SÑo Paulo: Editora îtica,2001.





OBRIGADA PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!!!
BONS ESTUDOS!!!

BEIJOS,....

MARIA DO CARMO.




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