Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

MODELO DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

"A criança constrói conhecimentos ao interagir com objetos, pessoas, situações e acontecimentos, enfim, com o mundo e no mundo que a cerca, e o jogo e a brincadeira são formas privilegiadas de ela estabelecer interações"
 (NICOLAU e DIAS, 2007:29).




05/03/2014

ROTINA DIÁRIA

ATIVIDADES: RODA DE CONVERSA, RECORDAÇÃO DOS COMBINADOS, MÚSICA: “ ESCRAVO DE JÓ, COM O USO DE PECINHAS COLORIDAS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTRICIDADE, LÚDICO, ATENÇÃO, RITMO E COMEÇAR INTERNALIZAR O CONCEITO DE TIRAR E COLOCAR, TRABALHAR CORES, AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL, COORDENAÇÃO MOTORA.
BRINCAMOS DE AMARELINHA, DESENHAMOS-A COM GIZ COLORIDO NO PÁTIO E CONVERSAMOS SOBRE A  FORMA CORRETA DE BRINCAR  COM  A MESMA, AUXILIANDO  ASSIM, NO  DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DOS NUMERAIS, HABILIDADES MOTORAS E DESAFIO DO SEU CORPO, NOÇÃO DE TEMPO, RESPEITO AO AMIGO, SOCIALIZAÇÃO E AS REGRAS.



06/03/2014

ROTINA DIÁRIA

ATIVIDADES: RODA DE CONVERSA, MÚSICA: “A GALINHA DO VIZINHO,...”, CONTAR OS AMIGUINHOS DA SALA  E AS 

BOLSAS, TENDO COMO OBJETIVO A UTILIZAÇÃO DA SEQUENCIA  CORRETA, RELACIONAR OS NÚMEROS COM A 

NOÇÃO DE QUANTIDADES. CANTAMOS A MÚSICA “FUI MORAR NUMA CASINHA,...” E BRINCAMOS DE CASINHA 

CONFECCIONADA DE PAPELÃO, ONDE AO BRINCAR OS EDUCANDOS APRENDE A COORDENAR A VISÃO, 

MOVIMENTOS DAS MÃOS, DESENVOLVE A AUDIÇÃO, A LINGUAGEM ORAL, ATENÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, REGRAS E O 

RESPEITO AO PRÓXIMO. 

BRINCAMOS DE PECINHAS DE ENCAIXE, ONDE ESTAREI TESTANDO OS LIMITES DA DESCOBERTA DE CADA 

EDUCANDO , AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO, NOÇÃO DE CORES, 

AUTONOMIA, DIÁLOGO.



07/03/2014

ROTINA DIÁRIA

ATIVIDADES: RODA DE CONVERSA, BREVE RECORDAÇÃO DOS COMBINADOS, MÚSICA: “ BA,BE,BI,BO,BU,EU VOU 

APRENDER,....” TENDO COMO OBJETIVO O RECONHECIMENTO DA INICIAL DO NOME  ATRAVÉS DO ALFABETO.

BRINCAR NO PARQUE  A REFERIDA ATIVIDADE ESTARÁ FAVORECENDO PARA O DESEMPENHO DOS

 EDUCANDOS, DESSA FORMA OS MESMOS ESTARÃO SENDO ESTIMULADOS A DESENVOLVER A 

COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL, ATENÇÃO,

CONDICIONAMENTO FÍSICOEQUILÍBRIO, SOCIALIZAÇÃO, TEMPO, RESPEITO, REGRAS, NOÇÃO DE ESPAÇO, 

EXPRESSÃO CORPORAL, AUTONOMIA.



10/03/2014

ROTINA DIÁRIA

ATIVIDADES: RODA DE CONVERSA, RECORDAÇÃO DOS COMBINADOS, CONVERSAR COMO FOI O FINAL DE 

SEMANA? O QUE FIZERAM? PARA ONDE FORAM PASSEAR? SENDO O DIÁLOGO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA

AUXILIAR OS EDUCANDOS NA SOCIALIZAÇÃO E NO SEU COGNITIVO DE FORMA GERAL FAZENDO PARTE ASSIM 

DO SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.

 BRINCAMOS TAMBÉM DE “CIRANDA-CIRANDINHA,...”, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE RITMO

LATERALIDADE, SOCIALIZAÇÃO, LINGUAGEM ORAL.

BRINCAMOS DE SUCATAS COM O OBJETIVO EM ESTAR AUXILIANDO NA COORDENAÇÃO MOTORA, CRIATIVIDADE, 

CURIOSIDADE, COMPANHEIRISMO E RESPEITO.
                                         



“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”. JEAN PIAGET





                                              

BEIJOS,....

MARIA DO CARMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário