Se corresponder por meio de cartas é um projeto muito interessante e legal, pois, em virtude dessa era digital
para alguns alunos essa é a única modalidade de se corresponder. Sendo assim, essa
proposta vem apresentar aos alunos que existem outras modalidades. É uma aula
muito importante, portanto deve ser bem planejada e estimular os alunos a
escrever, revisar e reescrever.
O trabalho é simples, interessante e divertido onde irá auxiliar os
alunos a
escrever cartas. Além do que irá desenvolver
a curiosidade dos alunos por outros assuntos e praticar a escrita assim também
visando melhorar cada vez mais a criatividade
Iniciei a aula fazendo-lhes algumas perguntas como:
Quem já havia escrito uma carta?
Como podemos iniciar?
Qual a diferença entre a carta e do bilhete?
Como preencher corretamente um envelope?
Diante das respostas fui trabalhando com os alunos de forma
gradativa como segue o modelo.
Nesse contexto iremos estudar os caminhos da carta, ou seja, como escrever uma carta? Por
que preencher corretamente o envelope? Qual a forma adequada do uso de
linguagem escrita formal ou informal?
De forma
bem simples fui informando-os o que é uma carta informal e como escrevê-la.
Bom,
sempre iniciaremos pelo cabeçalho em seguida a abertura no meio o desfecho e
finalmente o fecho onde irá constar a
despedida e posteriormente a assinatura.
O CABEÇALHO INCLUI:
LOCAL E DATA.
A ABERTURA:
EXEMPLO DE PALAVRAS QUE PODEMOS USAR:
Caro ( a ) amigo ( a ) ( menos informal )
Olá, ( familiar )
Querida mãe, ( muito intimo )
Querido ( a ) amigo ( a )
FECHO
O FECHO é a parte final da carta, ou seja, a
despedida onde poderei fazer uso das palavras abaixo:
Um
abraço, ( informal )
Forte
abraço,
Um
beijinho,
Muitos
beijos,
Muitos
beijinhos, ( familiar ).
Muitas
saudades.
ASSINATURA
A
Assinatura vem posterior ao FECHO, está poderá ser desde só o primeiro nome,
apelido, vai depender da sua amizade.
A forma
de dobrar a carta vai depender do tamanho do envelope, mas, normalmente
dobramos em três partes.
O papel da carta poderá ser de
sulfite você irá optar em fazer linhas ou não também poderá gostar de fazer
alguns mimos como: coração, flores, bolinhas, pintar o sulfite, ou seja, use e
abuse da criatividade,
O envelope você pode comprar ou reproduzir com folha de
sulfite também poderá fazer alguns mimos no envelope, porém não pode esquecer
alguns dados básicos como:
Remetente
Dados da pessoa que escreve a carta.
Destinatário
Dados da pessoa que recebe a
carta.
E o espaço para colar o selo.
No final o desafio será escrever
uma carta para
os alunos da turma mista de outro colégio que eles ainda não conhecem.
Em virtude deles não conhecer os alunos sei que irão reclamar, mas irei encorajá-los.
Em virtude deles não conhecer os alunos sei que irão reclamar, mas irei encorajá-los.
Claro! Não
estamos acostumados a escrever cartas para quem não conhecemos.
Referência:
BOJUNGA, L. Tchau. 17. ed. Rio de Janeiro: aulaportuguesonline.no.sapo.pt/cartas
Casa Lygia
Bojunga, 2006
101coisas.com/como-escrever-uma-carta-forma
De todo coração,
Senhor meu Deus,
presto homenagens
por Suas maravilhas!
Direi bem alto e de bom som!
Estou feliz
e agradeço ao Senhor.
Sempre
celebrarei Seu nome Altíssimo.
Os maus pensamentos
perderam a força
perante Sua face. ( Salmo 9:2;3 )
Muito obrigada, pela visita volte sempre!!!!
Beijos,.....
Maria do Carmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário