DIA 18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO.
Oração de São Lucas
Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo. Santo evangelista, intercedei por nós.
O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. .Lucas foi o companheiro de Paulo, e segundo a quase unânime crença da antiga igreja, escreveu o evangelho que é designado pelo seu nome, e também os Atos dos Apóstolos.Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de S. Lucas. Segundo a tradição era natural de Antióquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre o patrono dos médicos. Nesta obra, intitulada "Médico, pintor e santo", o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e dos médicos".
A escolha de São. Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos".
Era mais um daqueles feriados que se prolongam na preguiça. E o caseiro do vizinho resolveu tomar veneno de formiga. A pinga e a tristeza grande ajudaram o formicida a ficar poderoso e devastador.
Nenhum pronto-socorro da cidadezinha tinha médico para cuidar do suicida que – se não fosse atendido - ia conseguir o que, talvez, não quisesse de verdade. Numa última tentativa já desesperada, num hospitalzinho com jeito de nada, um médico com jeito bonachão e cansado acolheu o homem que já ia virando os olhos.
A intervenção foi rápida e certeira, mesmo sem ninguém para ajudar. E logo, o caseiro respirava e chorava a sua dor em voz alta, enchendo a pequena sala com a história de suas mágoas.
Ainda não havia tirado as luvas, quando uma enfermeira (a única?) toda agitada o chamou para um parto difícil. E lá foi ele. Quando voltou, o médico tinha cara de segundo pai, mas não teve tempo para comemorar porque já entrava um baleado (diziam que era bandido) que inundou o chão de sangue, logo depois pisado pelo policial. Cirurgia, depoimento. E o moço do formicida? Vamos ver como está. Que foi isso, meu amigo? A vida é boa!
Nem bem virou e chegava uma moça chorando, implorando pela avó.
A noite veio lenta como o ritmo de um feriado no interior. Um café forte nos reuniu no pátio. Ele tinha os olhos mareados de lágrimas e cansaço: a velhinha morrera em seus braços; o bebê teria seu nome; o bandido estava bem e sem medo; o suicida apertara sua mão agradecido.
- Como o senhor agüenta, doutor?
- Não sei. Acho que é por causa do mistério da vida. Dessa vida frágil e, ao mesmo tempo, forte, que, por alguns momentos, passa pelas minhas mãos, pedindo amparo, alívio, orientação, conforto.
A madrugada viu aquele médico sorrir e curar, brigar e correr. Servir como Deus manda.
" E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui." ( Lucas 12:15 )
Agradeço a todos pela visita;
Quero me despedir deixando a todos vocês queridos médicos(as) que tem essa missão tão linda, recebam com carinho essa oração de São Lucas:
Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus; e pela alegria e doçura que o vosso coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos apóstolos.
Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida.
Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade.
Amém
Beijos,.....
Maria do Carmo.
Fonte:
noticias.cancaonova.com
www.irmaosdeassis.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/São_Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário