Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2020

ATIVIDADES DO CORPO HUMANO DE ACORDO COM A BNCC


QUERIDA FAMÍLIA, HOJE COMPARTILHO COM VOCÊS ALGUMAS ATIVIDADES LEGAIS PARA QUE POSSAMOS ESTAR TRABALHANDO DE FORMA DINÂMICA E PRAZEROSA COM AS NOSSAS CRIANÇAS.
NÃO NOS ESQUECENDO DE RESPEITAR SEU TEMPO E O SEU LIMITE SENDO ASSIM, ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS AS CRIANÇAS ESTARÃO REALIZANDO A LEITURA DO MUNDO E AMPLIANDO A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO.
SUGIRO QUE APÓS OUVIR O ÁUDIO DA HISTÓRIA DO ALFABETO, USE E ABUSE DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.
SE POSSÍVEL REALIZE ALGUMAS PERGUNTAS MAS, OBSERVE SEMPRE A REALIDADE DA SUA CRIANÇA.
SUGESTÕES:
·        VOCÊ ENTENDEU A HISTÓRIA?
·        O QUE VOCÊ ACHA DE ME CONTAR O QUE ENTENDEU? OU PREFERE DESENHAR?
·         NA HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU HAVIA A LETRA DO SEU NOME? QUAL É O NOME DA LETRA?
·        DESAFIE SUA CRIANÇA A FAZER UM BOLO NO QUAL PODERÁ SER FEITO DE PAPELÃO, DESENHADO NO SULFITE, FEITO DE BARRO, MASSINHA, ENFIM, ...    



      VAMOS LÁ, SEI QUE VOCÊ PODE E CONSEGUE!

 





  



 BOLO DE ANIVERSÁRIO FEITO COM CAIXA DE PAPELÃO  



  
 
 AQUI CONFECCIONAMOS UM DADO PARA QUE PUDÉSSEMOS TRABALHAR OS ANIMAIS MAMÍFEROS.
UTILIZAMOS:
CAIXA DE PAPEL;
SULFITE;
COLA E REVISTAS.
 SE NÃO QUISER FAZER DOS ANIMAIS TEM OUTRAS SUGESTÕES COMO: ALIMENTOS; BRINQUEDOS, CALÇADOS, COR, FORMAS GEOMÉTRICAS, PLANTAS, PARTES DO CORPO. ENFIM, O IMPORTANTE É FAZER, APRENDER E SE DIVERTIR.


DADO DOS ANIMAIS








DADO DAS PARTES DO CORPO










                                                                          




 





CONFECCIONAR UM BONECO MALUCO, ELES AMAM!

VAMOS INICIAR TIRANDO O CONTORNO DO CORPINHO DA CRIANÇA ENQUANTO TIRA O CONTORNO VOCÊ VAI NOMEANDO AS PARTES DO CORPO, SUA FUNÇÃO E A QUANTIDADE DOS MEMBROS. EXEMPLO:
01 CABEÇA;
02 BRAÇOS;
02 ORELHAS;
01 NARIZ. E ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ FINALIZAR.
COM ISSO ELAS ESTARÃO VIVENCIANDO SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM QUANTIDADES, CONTAGENS.APROPRIANDO-SE DE ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS QUE FAVORECERÁ A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
PROPONHA PARA A CRIANÇA IR PREENCHER O CONTORNO.
USE O MATERIAL QUE TIVER EM SUA CASA NESTE MOMENTO O IMPORTANTE É TIRAR O CONTORNO DA CRIANÇA E ESTIMULA-LA A PREENCHER. ELA PODE ESTAR COLOCANDO ROUPAS, RECORTES DE REVISTAS, ENFIM... O IMPORTANTE É SER ESTIMULADA A REALIZAR A ATIVIDADE.







 

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGOCAMPOS DE EXPERIÊNCIAOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO01O eu, o outro e o nósDemonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
EI02EO03O eu, o outro e o nósCompartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO06O eu, o outro e o nósRespeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
EI02CG04Corpo, Gestos e MovimentosDemonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
EI02CG05Corpo, Gestos e MovimentosDesenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03Traços, Sons, Cores e FormasUtilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF04Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoFormular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
EI02ET01Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesExplorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET05Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesClassificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXODESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
MovimentoReconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
MovimentoAperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e EscritaUso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e SociedadeConhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
MatemáticaUtilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
MatemáticaUtilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
FONTE: 

http://www.turminha.com.br/atividade-educativa/contando-partes-do-corpo


https://youtu.be/e3Pb9R3KIsg





OBRIGADA PELA ATENÇÃO E PELO CARINHO

BEIJINHOS NO CORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário