DIA: 06/02/2020
1º DIA:
ROTINA DIÁRIA;
ACOLHIDA NA SALA;
APRESENTAÇÃO PARA
QUEBRAR O GELO;
NA ORALIDADE O NOME
DA NOSSA ESCOLA;
NOME DA NOSSA CIDADE;
COMBINADOS;
TRABALHAR COM CRACHÁ;
APRESENTAR AS REPARTIÇÕES
DA ESCOLA;
BRINCAR NO PARQUE;
RECREIO;
BRINCAR NA SALA
DE PECINHAS.
O OBJETIVO DESSA AULA
FOI PROPORCIONAR AOS ALUNOS DESDE O SEU PRIMEIRO DIA UM
AMBIENTE AGRADÁVEL E ACOLHEDOR. ESTIMULAR A CONFIANÇA E DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO
ENTRE OS EDUCANDOS E A PROFESSORA.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
07/02/2020
ROTINA DIÁRIA
ACOLHIDA NA SALA;
ORAÇÃO;
TRABALHO COM CRACHÁ;
REALIZAR NA ORALIDADE
A LEITURA DO ALFABETO E DOS NUMERAIS.
DIA DA SEMANA, DO MÊS
E DO ANO;
CONTAGEM DOS ALUNOS;
RETOMADA DAS REGRAS;
NA ORALIDADE NOME DA
NOSSA ESCOLA E DA NOSSA CIDADE
APRESENTAÇÃO DA
LITERATURA: “BICHO LEGAL”;
REPRESENTAÇÃO DA
PARTE QUE MAIS GOSTOU DA LITERATURA;
REALIZAR NA ORALIDADE
A LEITURA DO ALFABETO E DOS NUMERAIS.
10/02/2020
ROTINA DIÁRIA
ACOLHIDA NA SALA;
ORAÇÃO;
TRABALHO COM CRACHÁ;
CONTAGEM DOS ALUNOS;
RETOMAR A LITERATURA:
“BICHO LEGAL”;
NA ORALIDADE NOME DA
NOSSA ESCOLA E DA NOSSA CIDADE;
FINALIZAR A REPRESENTAÇÃO
DA PARTE QUE MAIS GOSTOU DA LITERATURA;
REALIZAR NA ORALIDADE
A LEITURA DO ALFABETO E DOS NUMERAIS.
RODA DE CONVERSA SOBRE
O CUIDADO COM A NOSSA ÁGUA, HIGIENE: PESSOAL, SALA, USO DE PRODUTOS PARA
HIGIENIZAR AS MÃOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM A LIMPEZA DOS NOSSOS QUINTAIS
E NA RUA POR CONTA DO MOSQUITO DA “DENGUE”.
REPRESENTAR O NOME E
O CORPO ATRAVÉS DA MASSINHA DE MODELAR.
11/02/2020
ROTINA DIÁRIA
ACOLHIDA NA SALA;
ORAÇÃO;
TRABALHO COM CRACHÁ;
CONTAGEM DOS ALUNOS;
NA ORALIDADE NOME DA
NOSSA ESCOLA E DA NOSSA CIDADE;
SONDAGEM;
LEITURA DO ALFABETO E
DOS NUMERAIS;
DOBRADURA DA ZEBRA;
DINÂMICA DA “ GALINHA
CHOCA” E DO TOMATINHO VERMELHO.
RETOMADA RODA DE
CONVERSA SOBRE O CUIDADO COM A NOSSA ÁGUA, HIGIENE: PESSOAL, SALA, USO DE PRODUTOS
PARA HIGIENIZAR AS MÃOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM A LIMPEZA DOS NOSSOS
QUINTAIS E NA RUA POR CONTA DO MOSQUITO DA “DENGUE”.
PREENCHER
O CALENDÁRIO
13/02/2020
ROTINA DIÁRIA
ACOLHIDA NA SALA;
ORAÇÃO;
TRABALHO COM CRACHÁ;
CONTAGEM DOS ALUNOS;
NA ORALIDADE NOME DA
NOSSA ESCOLA E DA NOSSA CIDADE;
RETOMADA RODA DE
CONVERSA SOBRE O CUIDADO COM A NOSSA ÁGUA, HIGIENE: PESSOAL E DA NOSSA ESCOLA,
USO DE PRODUTOS PARA HIGIENIZAR AS MÃOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM A
LIMPEZA DOS NOSSOS QUINTAIS E NA RUA POR CONTA DO MOSQUITO DA “DENGUE”;
A IMPORTÂNCIA DO
NOSSO RELÓGIO;
TRABALHAR COM O
CALENDÁRIO NA ORALIDADE DEPOIS PREENCHER O CALENDÁRIO;
LEITURA E CONTAGEM DO
ALFABETO;
SEPARAR AS VOGAIS;
PINTAR SOMENTE AS
VOGAIS.
14/02/2020
ROTINA DIÁRIA
ACOLHIDA NA SALA;
ORAÇÃO;
TRABALHO COM CRACHÁ;
CONTAGEM DOS ALUNOS;
NA ORALIDADE NOME DA
NOSSA ESCOLA E DA NOSSA CIDADE;
RETOMADA RODA DE
CONVERSA SOBRE O CUIDADO COM A NOSSA ÁGUA, HIGIENE: PESSOAL E DA NOSSA ESCOLA,
USO DE PRODUTOS PARA HIGIENIZAR AS MÃOS, O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM A
LIMPEZA DOS NOSSOS QUINTAIS E NA RUA POR CONTA DO MOSQUITO DA “DENGUE”;
CUIDADO COM OS NOSSOS
PERTENCES;
A IMPORTÂNCIA DO
NOSSO RELÓGIO;
TRABALHAR COM O
CALENDÁRIO NA ORALIDADE DEPOIS PREENCHER O CALENDÁRIO;
LEITURA E CONTAGEM DO
ALFABETO;
SEPARAR AS VOGAIS;
PINTAR SOMENTE AS
VOGAIS.
17/02/2020
ROTINA DIÁRIA;
NA ORALIDADE – LEITURA E CONTAGEM DO ALFABETO;
SEPARAR CONSOANTES E VOGAIS;
CALENDÁRIO
SONDAGEM;
REALIZAR A TENTATIVA DE ESCRITA DO SEU NOME COM O USO DA
MASSINHA DE MODELAR.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
18/02/2020
ROTINA DIÁRIA;
REALIZAR A BRINCADEIRA DO CRACHÁ ONDE UM AMIGUINHO PEGA O
CRACHÁ O OUTRO E ENTREGA AO DONO;
ESCREVER NA LOUSA COM O AUXÍLIO DOS ALUNOS O NOME DA
NOSSA CIDADE, DIA DA SEMANA, MÊS E ANO.
CONTAGEM DOS ALUNOS;
AULA DE INFORMÁTICA;
PINTAR ABERTURA DO CADERNO DE MATEMÁTICA E LÍNGUA
PORTUGUESA.
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
19/02/2020 H. A.
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
20/02/2020
ROTINA DIÁRIA;
AVALIAÇÃO DA SEDUC;
BRINCAR DE CASINHA.
CONHECENDO O CORPO HUMANO.
Através da música “Eu conheço um jacaré,....”
, “ Cabeça, ombro, joelho e pé “
- OBJETIVOS:
Trabalhar o esquema corporal;
Reconhecer o corpo humano, identificar e
desenhar suas partes.
Para que as crianças reflitam sobre a importância de cada
parte do corpo.
Desenvolvimento: Solicitar
que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira
(material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar sobre o que eles
estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
Conversar com as crianças sobre as partes do corpo do boneco, deixar que eles
nomeiem livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada
parte, levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante
no nosso corpo.
Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo de
frente a um espelho ir nomeando cada parte.
_____________________________________________________
REPRESENTAÇÃO DO CORPO HUMANO DESENHO REALIZADO COM
MEDIAÇÃO.
Objetivo:
- Nomear partes do corpo humano;
Criatividade e linguagem oral;
- Desenvolver a coordenação
motora;
- Ouvir e cantar canções,
desenvolvendo memória musical.
Desenvolvimento: Conversar
com os alunos sobre as parte do corpo e para que cada uma delas serve.
Indagando sobre as partes do corpo,
Solicitar que
observe no espelho seu corpo e do outro colega, nomeando semelhanças e
diferenças;
Cantar a música “estátua” e “minha boneca de
lata”.
Colocando as mãos nas partes do corpo conforme
a música pede.
Em roda de conversa apresentar o espelho para
a criança para que juntos possamos identificar e nomear as partes do corpo após a criança ter realizado a observação do
seu próprio corpo entregar revistas para que a criança recorte a cabeça e
depois complete com as partes do corpo que está faltando.
______________________________________________________
FORMAS
E IMAGENS
Objetivos:
- Reconhecer as
formas geométricas;
- Criatividade,
coordenação motora e as cores.
Partirei apresentando as formas geométricas e questionando o nome de cada uma das formas geométricas e a sua cor, após as crianças terem explorado e identificado os nomes, irei solicitar para que as mesmas realizem a representação no caderno inicialmente com lápis grafite deixando que as crianças através de sua criatividade criem diversos desenhos partindo das formas geométricas e depois pintem bem colorido.
O CALENDÁRIO
NA ROTINA ESCOLAR
- Objetivo geral:
- O calendário faz parte da rotina escolar, para que as crianças
comecem a se familiarizar com a passagem dos dias da semana, dia do mês e
ano;
- Registrar e acompanhar como está tempo, os aniversariantes do
dia;
- Conhecer e relacionar a sequência numérica utilizada no calendário;
- Ajudantes do dia;
- Desenvolvimento: Na oralidade perguntar o nome do nosso CMEI, da
nossa cidade, e dia, mês, ano, tempo (sol, chuva ou nublado); quando for
para o registro no quadro solicitar a participação das crianças, questionando-os.
Ex: “Maringá” com que letra inicia,
esperar que respondam e prosseguir o questionamento depois do “M” vem que letra e assim
sucessivamente até o registro por completo.
- Solicitar ao ajudando do dia que preencha o calendário. Escolha do
ajudante do dia.
RECONHECIMENTO
DO ALFABETO
Objetivo:
·
Explorar o alfabeto;
·
Identificar as letras do alfabeto na oralidade;
·
Distinguir o som de cada letra.
·
Pintar somente as letras que formam o seu nome.
Desenvolvimento:
Após ter trabalhado o calendário, foi Realizado na oralidade alguns
questionamentos com os alunos a respeito do alfabeto “O que é? Quais são as letras?
“Para que serve? “Quantas letras tem? Você sabe a letra do seu nome? “O que é
vogal? “Quais são as consoantes?” “Qual é o nº de vogais que temos?”
Após ter realizado
na oralidade foi apresentado o alfabeto para as crianças onde fizemos a
contagem identificando o número de consoantes, vogais e o total. E seguida foi
entregue uma folha de sulfite com todas as letras do alfabeto onde os mesmos
deveriam pintar somente as letras do próprio nome.
TRABALHANDO
COM AS VOGAIS
Objetivo:
Desenvolver
habilidades de leitura;
Identificar as
letras do alfabeto;
Identificar as
vogais pelo som;
Reconhecer nomes de
pessoas e objetos que se iniciem com a vogal.
Observar e contar
quantas letras formam as vogais; Apresentar com quais vogais começam o
nome dos coleguinhas.
Desenvolvimento:
Após ter trabalhado o calendário, foi Realizado na oralidade retomada da aula
anterior.
Apresentação da aula na oralidade das vogais
uma a uma e o seu som assim, como também a sua grafia sendo demonstrada no
quadro e a leitura simultânea.
Após termos
explorado bem na oralidade chamando-os a atenção para o nome de algum amiguinho
que iniciava com alguma letra vogal, objetos, realizamos a atividade onde
constava todas as letras do alfabeto mas, as crianças deveriam pintar somente
as vogais.
BRINCADEIRA
COM O CRACHÁ ATRAVÉS DA MÚSICA “SE EU FOSSE UM PEIXINHO, ....”
Objetivo:
-
Diferenciar as letras do alfabeto,
- Escrever o próprio nome
- Identificar o crachá do amiguinho;
- Desenvolver percepção sonora e auditiva
Desenvolvimento:
Após ter trabalhado o calendário, contagem das crianças. Foi organizado uma roda
da sala de aula misturado os crachás no centro da roda, primeiro foi realizado
um questionamento de que conhece a música: “Se eu fosse um peixinho e soubesse
a nadar,” em seguida foi explicado para as crianças que iriamos cantar a música
e na hora em que falar o nome o amigo devera pegar o crachá e entregar ao seu
dono assim, sucessivamente até contemplar todos nesse momento solicitar que a
criança pegou o crachá tente ler o nome que está escrito e entregue ao dono. O
aluno que for o “dono” do crachá será o próximo na rodada.
Caso seja
necessário o professor deverá mediar a criança na leitura garantindo assim a
participação de todos.
O professor deverá
questionar: - Com que letra começa? De quem é?
TENTATIVA DE ESCRITA DO NOME PRÓPRIO ATRAVÉS
DA MASSINHA DE MODELAR.
Objetivo:
- Linguagem oral;
- Reconhecer as
letras do seu nome
- Desenvolver a
capacidade de falar e ouvir;
- Atenção visual,
concentração, coordenação motora fina.
Desenvolvimento: Após termos realizado a rotina diária ou seja:
Desenvolvimento: Após termos realizado a rotina diária ou seja:
– Chamada com a entrega do crachá;
- Calendário;
- Quantidade de
crianças presente e ausente
Realizamos a atividade com a massinha onde na
oralidade foi solicitado aos educandos que os mesmos deverão escrever o seu nome
com massinha e depois tentar escrever o nome de um amiguinho.
______________________________________________________
Sendo atividade
dirigidas o calendário e a contagem dos alunos, fazem parte da rotina diária.
A ATIVIDADE DE CONTAGEM DO NÚMERO DE ALUNOS
PRESENTES E AUSENTES TEM COMO:
Objetivo:
- Explorar e
reconhecer os números, fazer relações entre quantidades e números.
- Ter noções de quantidade e
relação dos numerais.
- Realizar a contagem na oralidade.
- Realizar pareamento.
BRINCADEIRA COM O CRACHÁ ATRAVÉS DA MÚSICA: “A CANOA
VIROU”
Objetivo:
- Diferenciar as letras do alfabeto,
- Escrever o próprio nome
- Identificar o crachá do amiguinho;
- Desenvolver percepção sonora e auditiva
Desenvolvimento: Após ter
trabalhado o calendário e a contagem das crianças. Foi organizado uma roda da
sala de aula misturado os crachás no centro da roda, primeiro foi realizado um
questionamento de que conhece a música: “A Canoa Virou” em seguida foi
explicado para as crianças que iriamos cantar a música e na hora em que falar o
nome o amigo devera pegar o crachá e entregar ao seu dono e assim
sucessivamente até contemplar todos nesse momento solicitar que a criança pegou
o crachá tente ler o nome que está escrito e entregue ao dono. O aluno que for
o “dono” do crachá será o próximo na rodada.
Caso seja necessário o
professor deverá mediar a criança na leitura garantindo assim a participação de
todos.
O professor deverá questionar:
- Com que letra começa? De quem é?
CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM O USO DAS PECINHAS.
Objetivo:
- Resgatar e ampliar o
repertório de cantigas tradicionais brasileiras;
- Estimular a motricidade sendo a habilidades motoras finas,
- Habilidades matemáticas: fazer construções com os blocos
estimula o raciocínio lógico e as noções de espaço e proporção.
- Ao construir objetos irá desenvolvendo o cognitivo pois com os
blocos de montar, a criança precisa ter habilidades de resolução de
problemas, planejamento e organização;
- Incentivar a criança a pensar, imaginar, criar.
Desenvolvimento: Sendo
atividade dirigidas o calendário e a contagem dos alunos, fazem parte da rotina
diária.
A ATIVIDADE DE CONTAGEM DO NÚMERO DE ALUNOS PRESENTES E
AUSENTES TEM COMO:
Objetivo:
- Explorar e reconhecer os números, fazer
relações entre quantidades e números.
- Ter noções de quantidade e
relação dos numerais.
- Realizar a contagem na
oralidade.
- Realizar pareamento.
Após ter realizado a rotina
diária, resgatamos a música “Escravos de Jó” música já conhecidas e apreciadas
por eles, onde íamos cantando e quando falávamos “Tira“ os mesmos tiravam a
pecinha,
“Ponha” os mesmos colocavam a pecinha e assim
sucessivamente até o término da música.
Logo após os alunos foram
desfiados para a construção de carrinhos, trenzinhos, barquinhos e muito mais, aguçando
cada vez mais a curiosidade tornando a aprendizagem mais significativa.
BRINCAR DE FORCA COM OS NOMES
Objetivo:
- Estimular a criança a perceber a utilização
do alfabeto na construção de palavras;
- Compreender a função social
da escrita;
- Compreender a
importância do nome na construção da identidade da criança.
Identificar qual é a hipótese de escrita que
eles têm.
Desenvolvimento: Após ter trabalhado o calendário e
a contagem das crianças que são atividades que fazem parte da rotina diária,
foi realizada na lousa o jogo da forca com o nome de cada criança.
O jogo da forca é um jogo em que o jogador
tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e
o tema ligado à palavra. A cada letra errada, é desenhada uma
parte do corpo do enforcado. O jogo só termina com o acerto da palavra ou com o
término do preenchimento das partes corpóreas do enforcado.
Para começar o jogo se desenha uma base e um risco
correspondente ao lugar de cada letra.
Por exemplo: Para o nome "Maria", se
escreve:
------> _
_ _ _ _
Foi desafiado uma criança por vez para dizer a palavra
deve ir dizendo as letras que podem existir na palavra. Cada letra que ele
acerta é escrita no espaço correspondente.
Ex: Maria → M a
_ _ a
Caso a letra não exista nessa palavra, desenha-se
uma parte do corpo (iniciando pela cabeça, tronco, braços…)
Se o aluno escolhido não acertava a letra era
solicitado outro aluno.
O jogo é ganho se a palavra é adivinhada. Caso o
jogador não descubra qual palavra é ele que perde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário